As máquinas industriais são equipamentos que atuam na fabricação e montagem de diversos componentes na indústria e são essenciais para o setor, aumentando consideravelmente a produtividade, a eficiência e melhorando os resultados entregues por fabricantes de diversos portes.
Simplificadamente, uma máquina é um dispositivo capaz de transformar a magnitude, a direção e, até mesmo, a natureza de uma força. Alguns exemplos de máquinas de uso industrial bastante comuns são aquelas utilizadas em:
- Construção civil;
- Linhas de montagem de automóveis;
- Linhas de montagem de aviões;
- Indústrias químicas.
Tendo isso em vista, uma máquina industrial pode ser composta por um sistema computadorizado, mecânico, eletrônico, ou por todos esses elementos juntos, permitindo a realização de praticamente qualquer tipo de trabalho.
Neste texto, serão abordadas duas das principais máquinas, muito utilizadas em diversos serviços, as máquinas de solda e as máquinas retíficas de cilindro
Para que serve uma máquina de solda
Uma maquina de solda é uma das ferramentas mais essenciais para bancadas eletrônicas, em que ela é utilizada para auxiliar o operador durante os processos de soldagem e de remoção de solda de componentes eletrônicos em placas de circuito impresso.
Todavia, não há nada que impeça a utilização da estação de solda e retrabalho (uma máquina de solda que funciona a vapor) em outras diversas áreas e atividades, tais como na aplicação e remoção de tinta, secagem de objetos, colocação de adesivo, entre outros.
A máquina para soldagem é um aparelho eletrônico que é constituído por uma base metálica junto com controles para o ajuste e regulagem de suas tarefas, cuja função pode ser atuar apenas como um aparelho de solda ou como uma estação de solda de ar quente, a qual tem a função de soprar ar quente.
Outros tipos de soldagem: solda fria para alumínio
Uma solda fria para alumínio é uma modalidade de soldagem que possui uma grande performance para reparar, proteger e unir superfícies metálicas com o intuito de gerar uma série de peças em alumínio.
Portanto, pode-se dizer que a solda a frio é uma técnica diferente de soldagem, a qual consiste em um trabalho que não exige a adição de calor, fazendo com que a peça soldada não sofra alterações negativas em sua estrutura, resistência ou em sua dureza.
Essa forma de soldagem é feita por meio do uso de uma resina epóxi termofixa, um material conhecido por não se alterar com um relativo aumento da temperatura, mas que se modifica quando é aquecido até um nível limite, gerando a união entre as peças desejadas.
Com isso, é possível reconstruir eixos, anéis de vedação, entre outros elementos sensíveis ao calor.
O que é uma Retífica de cilindro
Uma retífica de cilindro é um item importante para serviços de usinagem, sendo utilizada em vários setores industriais.
As principais funções de uma retífica são arranjar, corrigir, alinhar e emendar diversas peças para inúmeras aplicações.
O uso de uma retífica é apropriado para situações em que os cilindros de motores (geralmente automotivos) estão bastantes desgastados devido à passagem do tempo, ao atrito e à pressão que afetam as peças durante o período de vida útil delas.
A retífica também serve para corrigir cilindros que sofreram alterações por causa de altas temperaturas. Tais falhas fazem com que um motor possua uma compressão baixa ou uma perda de sua potência, exigindo o trabalho de correção da retífica.
Outros utensílios de reparação: a fita adesiva fibra de vidro
Uma fita adesiva fibra de vidro é um item utilizado como isolante térmico e elétrico para bobinas, motores, geradores, transformadores, entre outros equipamentos que fazem uso de eletricidade.
Essa fita proporciona uma proteção e um reforço para cabos elétricos e telefônicos contra ações danosas. Assim, sendo produzida por uma trama de fibra de vidro, essa fita possui uma resistência ótima contra temperaturas altas, resistindo à abrasão e aderindo bem a superfícies.
Onde encontrar essas ferramentas
Todos os itens abordados acima podem ser encontrados em lojas específicas de ferramentas gerais, ou seja, um estabelecimento que vende uma ampla variedade de itens para trabalho, podendo variar desde aparelhos para construção civil e para soldagem de componentes eletrônicos, até ferramentas mais básicas tais como chaves de fenda, martelos, pinças, marretas, entre outras.
Após todos os exemplos citados, é importante se lembrar de que as máquinas industriais representam uma força motriz do setor industrial e que as máquinas de solda e as máquinas retíficas de cilindro são apenas alguns dos principais equipamentos que compõem esse vasto maquinário.