Saiba como ter sucesso com a confecção de espumas para os mais variados tipos de produtos. Confira a partir das próximas etapas deste artigo.
As espumas são recorrentemente usadas em nosso cotidiano, em diversos tipos de áreas ela se mostra essencial para o auxílio de tarefas de limpeza, ou mesmo proteção e conforto.
A espuma para fone de ouvido, por exemplo, é um dos itens em que temos contato diário, mas, normalmente, passa despercebida.
Porém é ela que proporciona o conforto enquanto escutamos música ou falamos com alguém, atuando também na qualidade do som que ouvimos.
Suas funcionalidades e aplicações são variadas, e vejamos agora como você pode ter sucesso com um empreendimento voltado à fabricação dessas espumas.
Confira 3 dicas para que você possa produzir o melhor tipo de espuma do mercado!
1. Qualidade
É imprescindível para qualquer tipo de negócio, que o produto que se apresente seja de qualidade.
Ao contrário disso, a empresa pode carregar uma fama eterna de produzir materiais de baixa qualidade, e isso acontecendo uma vez é difícil depois consertar.
No quesito das esponjas, é ideal que ela seja produzida com um material flexível, e que apresente resistência. Afinal, seu uso pode ser diário e rotineiro, minimamente precisa resistir ao contato manual diário.
Espuma para headset, por exemplo, é usada em aparelhos headsets para a comunicação via telefone ou internet.
Extremamente utilizado em call center, será usado por horas e todos os dias.
Seu desgaste pode apresentar um incômodo ao usuário e caso tenha uma flexibilidade ruim, se muito esticado, ficará largo demais para o fone, impossibilitando o uso.
Ou seja, a espuma precisa ter uma boa qualidade, para que possa ser vinculada às marcas de fone de ouvido, microfones e afins.
Outro Exemplo: microfone para cantar; este precisa que a sua esponja tenha a porosidade necessária, para que absorva os ruídos e reproduza um bom som.
Ao contrário disso, a espuma será totalmente inútil e descartável.
Um empresário do ramo da música e microfones não escolherá vincular a marca dele a um produto que apresente um desempenho ruim para o cliente e sua música.
Qualidade ruim, todos perdem com ela.
2. Variedade
Talvez pareça estranho falar em variedade quando o assunto é espuma para fones, microfones e headsets. Mas não é.
Primeiramente, você deve apresentar variedade no material de produção.
Normalmente são usados dois tipos de compostos para a produção de espumas, são eles: o poliéster e o poliéter.
Apesar do nome um tanto parecido, esses materiais têm pequenas diferenças que podem influenciar na experiência do cliente com o produto.
O poliéster apresenta uma maior qualidade.
As diferenças dele para o poliéter são:
-
Maior flexibilidade;
-
Maior potencial de alongamento;
-
Maciez;
-
Resistência.
Microfone, fone de ouvido ou headset. Não importa o que está sendo produzido.
A espuma para esses itens devem ser hipoalergênicas, duráveis e que proporcionem conforto e estabilidade ao usuário.
Além dos materiais utilizados na fabricação do produto, é um passo a mais pensar em sua personalização.
Muitas empresas que compram produtos como este, desejam que ele esteja alinhado com a estética da firma.
Uma boa cartela de cores o ajudará a conquistar os clientes certos.
Espuma para microfone na cor laranja, por exemplo, será a escolha de empresas que possuem a cor laranja em seu logo ou identidade visual, exemplificando.
Além da estética, você aproxima o cliente, oferecendo um produto com a cara da empresa dele.
3. Público-Alvo
Há diversos ramos de atuação no ramo de confecção de espumas. Há nichos de mercado em produção de esponjas para limpeza, isolação térmica, isolamento acústico, etc.
Descobrindo seu nicho de atuação, você deve observar qual cliente você almeja. Serão distribuidores, revendedores, empresas, indústrias?
Cada um desses apresenta oportunidades de crescimento e expansão, o ideal é sempre realizar um estudo de custos e de estratégia, para que você possa adentrar ao mercado da melhor forma possível.
Bom é isso, as espumas são deveras importantes, mesmo que às vezes passem despercebidas.
Para empreender neste mercado, como em qualquer outro, você deve estar preparado para oferecer o melhor serviço, o melhor produto e com os preços mais justos.
Fone de ouvido, microfone ou headset, se você usa um, saiba que por trás houve um empreendedor que se preocupou com todas as questões citadas neste artigo.