3 instrumentos de medição que você precisa conhecer

Pesagem, regulagem de pressão, calibração adequada. Essas são algumas funcionalidades que os instrumentos de medição proporcionam para a indústria.

Entre os diversos acessórios, o Sensor de temperatura tipo k, por exemplo, é um acessório muito interessante neste cenário. Isso porque ele fornece informações em relação à temperatura dos ambientes, de forma bastante precisa e eficiente.

Diferentemente de um instrumento ou termômetro convencional, esses sensores se destacam pela capacidade de resistir à temperaturas extremas, variáveis entre 200 º C e 1200 º C. Ou seja, é um item indispensável em ambientes como uma caldeiraria. Além dos sensores, outro equipamento bastante requisitado nas indústrias é o Medidor de vazão preço.

Basicamente, esse instrumento serve para medir e determinar a quantidade de substâncias como líquidos e sólidos dentro de áreas como as tubulações industriais.

A medição é feita em um determinado intervalo de tempo e esse processo é importante não só pela informação, como também pela segurança em ambientes que contam com válvulas e bombas industriais.

Se você quer saber mais sobre o funcionamento e as aplicações desses instrumentos na prática, continue lendo esse post!

1. Medidor de vazão

No ambiente industrial, a vazão é uma grandeza importante e que, geralmente, é aplicada a substâncias líquidas e gasosas, como combustíveis e água.

Neste contexto, um acessório como um Medidor de vazão preço possui uma importância fundamental: fornecer informações sobre a movimentação desses fluídos e garantir a segurança da indústria.

Em relação à parte da segurança, esse é equipamento é importante pois quando as vazões estão acima do limite para a indústria, esse é um indicativo que os acessórios industriais, como bombas e válvulas, podem estar com problemas.

Exatamente por isso que não dá para ficar sem investir em instrumentos que identificam essa condição e podem, inclusive, ser úteis para justificar a necessidade de uma Manutenção nesses dispositivos industriais.

Ao medir a vazão, esse equipamento fornece as informações de volume e massa, dívidas pela unidade do tempo. São exemplos de medidas para resultados: kg/hora, litros/min e m 3/hora.

Neste contexto, saber que uma tubulação hidráulica movimenta tantos litros por minuto, por exemplo, é uma forma de avaliar a pressão desse ambiente, a necessidade de fortalecer a segurança e os riscos de acidentes.

2. Sensor de temperatura tipo k

Além da vazão e da velocidade do movimento de fluídos, medir a Temperatura dentro de uma operação industrial é algo muito relevante para manter o conforto térmico e a segurança do espaço. Graças à tecnologia, esse tipo de demanda já pode ser feita com sensores especiais e práticos.

Entre os diversos modelos que estão chegando ao mercado, o que é conhecido como Sensor de temperatura tipo k se destaca pela praticidade para medição, além da versatilidade e do baixo custo.

Geralmente, esse sensor consegue resistir à temperaturas extremas (que podem chegar aos 1200º C). É essa característica, aliás, que faz com que esse sensor possa ser muito aplicado em áreas como caldeiras, câmaras frigoríficas e outros equipamentos.

Outro destaque desse acessório é sua composição com cromel e alumel, característica que reforça a resistência do material.

3. Peso padrão

Como o próprio nome sugere, a solução do Peso padrão preço é ideal para auxiliar na precisão de equipamentos de pesagem como as balanças.

Aliás, essa é uma peça que foi desenvolvida especialmente para processos de calibração, ajuste e análise das balanças usadas em laboratório e áreas comerciais.

Há vários tipos de peso padrão, mas, independente do modelo, é fundamental garantir que esse item tenha certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.

Independente da indústria ou da necessidade de controle de fluídos/ pesagem ou medição de temperatura, os instrumentos de precisão desempenham um papel muito importante para a produtividade do setor. Não é à toa que esses equipamentos devem ficar nos estabelecimentos comerciais e industriais. Afinal:

  • Isso é uma exigência dos órgãos regulamentadores;
  • A calibração dos equipamentos está ligada à qualidade na precisão;
  • Quanto mais precisas as informações, maior a credibilidade da indústria;
  • A calibração torna o uso dos instrumentos mais seguro.

Se você gostou dessas informações e precisa calibrar uma balança ou outro dispositivo industrial, não se esqueça de buscar parcerias que já conheçam essas regras e que possuam experiência no segmento, de modo a garantir um serviço de qualidade.