As torres industriais podem ser aplicadas para diferentes finalidades, como para a sustentação e resfriamento.
Dessa maneira, é importante observar que em alguns casos apresentam uma finalidade como um aspecto estrutural, já em outros, como equipamentos.
No caso da torre de arrefecimento, por exemplo, enquadra-se na segunda opção devido ao importante papel que desempenha como equipamento na indústria.
Também chamada de torre de resfriamento industrial, tem como principal funcionalidade eliminar os resíduos de calor de fases de procedimentos industriais ou de fluidos aplicados.
Um dos principais elementos resfriados é a água industrial. Há diferentes métodos de operação desses equipamentos, como os evaporativos e os não evaporativos.
Na primeira alternativa, a água quente é direcionada por meio da torre de resfriamento e parte é evaporada, possibilitando que ocorra a dissipação o calor e resfriamento da água, que, em seguida, é conduzida para um tanque de contenção onde um tratamento é efetuado.
Já os não evaporativos, que consistem na transferência de calor entre os fluidos quentes e o ar atmosférico mais frio, sendo assim, a evaporação é ausente.
Os métodos de exposição da água à corrente de ar podem ser numerosos e dessa maneira, cabe aos profissionais decidirem qual é a alternativa mais viável para suas necessidades específicas, principalmente de acordo com o rendimento esperado e a aplicação em questão.
Entre alguns dos exemplos de aplicações, é possível citar as usinas, que aplicam esse tipo de equipamento para o processamento de líquidos quentes, além de refinarias e fábricas que também produzem uma grande quantidade de calor.
Conheça a torre autoportante
A torre autoportante corresponde a uma solução recomendada, principalmente, para instalações que apresentam média a grande carga ao vento.
O projeto da torre pode variar muito de acordo com a aplicação, mas, normalmente, são elaboradas com seção quadrada ou triangular, além de aço galvanizado de grande resistência.
No que diz respeito à altura, é possível encontrar opções menores como a torre autoportante 40 metros e projetos muito superiores, que podem chegar até 130 m. Já a fixação dos módulos ocorre por meio dos seguintes itens:
- Porcas;
- Parafusos;
- Pall-nuts;
- Arruelas.
Já a fundação da estrutura, depende, de forma direta, da altura, entre outros fatores. Entre as principais aplicações desse tipo de torre, é possível citar o setor de telecomunicações, como telefonia e internet.
Não há só um tipo de torre autoportante, pois ela pode ser tubular, que é a alternativa ideal para instalações com baixa carga ao vento e a mista, que é fabricada com travamento por meio de cantoneiras e montantes tubulares. Além disso, também pode apresentar guarda-corpo, escada, balizamento noturno e sistema de aterramento.
Características do projeto de torre estaiada triangular
Da mesma forma que a alternativa anterior, o projeto de torre estaiada triangular também pode variar. No entanto, de forma geral, a torre estaiada é um dos principais tipos de torres aplicados para sustentação de diversas finalidades, como:
- Antenas de transmissão para sistema televisivo;
- Medição anemométrica;
- Sistema de rádio;
- Internet.
Essas torres são compostas por estruturas metálicas que podem formar módulos de montantes horizontais, diagonais e barras de travamento. Além disso, as ligações da estrutura podem ser tanto soldadas, quanto parafusadas.
O tipo mais comum dessa estrutura, que também é conhecida de uma forma mais tradicional como torre de transmissão, conta com seção transversal triangular e dessa maneira, constitui uma estrutura treliçada.
O acabamento ocorre em galvanização a fogo por imersão, o que apresenta como resultado um material de grande resistência.
No que diz respeito a instalação, também é importante citar a necessidade de terrenos amplos e acessórios para estaiamento, que caracterizam esse tipo de torre e confere uma das principais diferenças dele com o modelo autoportante, entre esses elementos é possível citar itens como esticador, cabo de aço, anti-torção e clips para cabo de aço.
Conforme pode ser notado com as informações apresentadas, as torres industriais podem apresentar grandes distinções, não apenas no que diz respeito às características mecânicas, tipo de sustentação, altura e acabamento, como também em qual setor se enquadra.
Afinal, há torres que são equipamentos indispensáveis para diversos setores e outras que servem de sustentação, apenas das distinções, todos os tipos são cruciais em suas respectivas funções e por essa razão, conhecer suas especificações pode ser decisivo.