Resistência, durabilidade e versatilidade. Essas são algumas vantagens de apostar em materiais como ferro e aço na indústria. De uma viga I a outros materiais, existem muitas possibilidades que podem surgir a partir desses componentes.
Optar por essas escolhas pode ser algo tão positivo, que inclusive, especialistas da área associam o uso desses materiais à produtividade.
Diferentemente dos materiais convencionais de construção, essas estruturas não sofrem tanto desperdício residual. Além das vigas, também é possível investir em outros componentes como o tubo de bronze, as chapas de ferro e outros materiais.
Quer saber mais como todas essas aplicações podem ser feitas na prática industrial? Continue lendo esse artigo e saiba mais detalhes sobre diferentes itens.
1. Viga I
Em um projeto da indústria ou da construção civil, a viga é uma estrutura que cumpre uma função muito importante: sustentar a edificação.
Assim como outros materiais de construção, existe mais de um tipo de viga. A viga I, por exemplo, é um acessório composto por aço carbono que tem diversas aplicações na construção civil.
Devido ao formato, essa viga tem um diferencial: suportar estruturas de diferentes tipos de edificação. Fora as edificações, essa viga também pode ser aplicada em setores industriais diversos.
Além do setor mecânico e automobilístico, um destaque é a área de maquinários e implementos agrícolas. Resumidamente, a viga I oferece vantagens como:
-
Resistência;
-
Versatilidade;
-
Durabilidade;
-
Facilidade para manuseio.
2. Tubo de bronze
Fabricado a partir de uma mistura de cobre com bronze, esse acessório industrial pode ser encontrado em diversos formatos e dimensões.
Dessa forma, a aplicação do tubo também pode ser mais diversa. Não é à toa que que o tubo de bronze é uma acessório que pode ser usado em diversos setores.
Da construção civil até as metalúrgicas, esse material se destaca pela resistência, durabilidade e proteção contra os processos de oxidação e desgaste.
Neste sentido, aliás, esse item também tem a vantagem de ter um acabamento estético muito interessante. Com todas essas características, o tubo de bronze é um material perfeito não só para a execução de obras da construção civil, mas para os processos da indústria, de forma geral.
Para melhor aproveitamento deste tubo na prática, é interessante certificar-se de alguns fatores:
-
Verifique se o material possui a certificação ISO 9000;
-
Opte por uma empresa especializada na produção desse acessório;
-
Pesquise sobre a qualidade na instalação e manutenção do tubo.
Com esses cuidados, a garantia de um material mais produtivo é bem maior. Além disso, acessórios industriais certificados, dificilmente, são substituídos ou apresentam um desempenho ruim.
3. Tubo de latão
Assim como o tubo feito em bronze, o tubo de latão é um produto que está disponível no mercado em vários tamanhos e dimensões.
De forma geral, esse tubo é muito usado em processos de usinagem mecânica. Na prática, a usinagem é uma técnica que transforma as matérias-primas em produtos muito específicos.
Peças da indústria automotiva, buchas, molas e rolamentos automotivos são algumas possibilidades. Outras características também fazem com que o tubo de latão seja bastante requisitado no mercado da indústria e da construção civil.
Quer saber quais? Listamos algumas abaixo:
-
Durabilidade;
-
Versatilidade na hora das aplicações;
-
Resistência;
-
Ótimos resultados estéticos.
4. Chapa de ferro
As chapas feita em aço ou ferro são acessórios industriais indispensáveis no setor. São elas que compõem a estrutura de equipamentos, a construção de estruturas como os galpões industriais e muitas outras funções.
A chapa de ferro, por exemplo, é um acessório que pode ser usado em diversos segmentos da indústria e da construção civil. Devido à resistência e a variedade nos cortes, esse tipo de chapa também pode ter aplicações diversas, como por exemplo:
-
Revestimento de coberturas/fachadas;
-
Construção de painéis;
-
Composição de equipamentos como o ar-condicionado;
-
Fabricação de estruturas como esteiras industriais.
Tanto as chapas de ferro como as que são feitas com matérias-primas como o aço inox. Dentro da família do aço, também é muito válido falar sobre o aço galvanizado.
Na prática, a galvanização é uma técnica que torna esses componentes mais resistentes a longo prazo.
Durante esse processo, a chapa ou qualquer outro elemento é mergulhado em um banho de zinco fundido sob altas temperaturas. Isso torna a chapa muito mais resistente e com proteção dupla contra corrosão.
De forma semelhante, a chapa de aluminio também pode ter essas aplicações, mas há outros diferenciais que também caracterizam esse acessório.
O acabamento estético, a versatilidade nas dimensões da chapa e a resistência contra a corrosão são alguns benefícios.