Moldagem por injeção de plástico é um método extremamente versátil de produzir peças de plástico e tem múltiplas vantagens sobre outros métodos de moldagem de plástico. O processo não é apenas mais simples e confiável, mas também é extremamente eficiente.
1. Alta eficiência e produção rápida
Existem várias razões pelas quais a moldagem por injeção de plástico, feita na maquina injetora, é conhecida como a forma mais comum e mais eficiente de moldagem.
O processo em si é extremamente rápido em comparação com outros métodos e a alta taxa de produção torna-o ainda mais eficiente e econômico.
A velocidade para injetados copos, por exemplo, depende da complexidade e tamanho do molde, mas apenas cerca de 15-120 segundos se passam entre cada ciclo.
Com o curto período entre os ciclos, uma quantidade maior de moldes pode ser produzida em um período de tempo limitado, aumentando assim a receita e as margens de lucro possíveis.
2. Design complexo
Moldagem por injeção pode lidar com peças simples, como copos personalizados, até peças extremamente complexas e uniformes; bem como tem a capacidade de fazer milhões de peças praticamente idênticas.
Para otimizar a eficácia da moldagem por injeção de alto volume e maximizar a precisão e a qualidade de suas peças, os principais elementos de design devem ser levados em consideração.
O design da peça deve ser desenvolvido para maximizar a eficiência inerente à moldagem de alto volume.
Com o design certo para taças de acrilico, por exemplo, as peças podem ser feitas de forma consistente e com qualidade. Sem um bom design, erros de processamento dispendiosos podem ser cometidos.
Em todo o setor, a maioria dos profissionais de moldagem concorda que existem elementos de design fundamentais que devem ocorrer durante o processo de injeção para funcionar corretamente.
Esses elementos incluem:
- Espessura da parede;
- Desenho da nervura;
- Design da saliência;
- Transições de canto;
- Linhas de solda;
- Colocação das comportas;
- Aberturas corretamente colocadas.
3. Força aprimorada
A força é um dos principais fatores que precisam ser determinados ao projetar uma placa de acrílico moldada por injeção de plástico. O projetista precisará saber se a peça precisa ser flexível ou rígida para poder ajustar as nervuras ou reforços de integração.
Encontrar o equilíbrio adequado das considerações de projeto ajudará a resolver a necessidade de força e estabilidade da sua parte. A seleção de materiais desempenha outro papel importante na força da peça.
Entender como o cliente usará a peça e em que tipo de ambiente a peça será exposta também é importante para as empresas de injeção plastica sp.
4. Flexibilidade de material e cor
Escolher o material e a cor certa para um projeto são dois dos fatores essenciais à criação de peças plásticas. Devido à grande variedade de ambos, as possibilidades são quase infinitas.
Os avanços nos polímeros ao longo dos anos contribuíram para o desenvolvimento de uma grande variedade de resinas a serem escolhidas.
É importante trabalhar com um moldador de injeção que tenha experiência com uma variedade de resinas e aplicações, incluindo resinas que estejam em conformidade com órgãos regulamentadores do setor.
Para garantir que você selecione a resina correta para o seu projeto, tenha em mente as seguintes variáveis: resistência ao impacto, resistência à tração, um módulo de elasticidade de flexão, deflexão de calor e absorção de água.
5. Resíduos reduzidos
Ao procurar um parceiro de moldagem por injeção de alto volume, é importante considerar as iniciativas de manufatura “verde” das empresas, pois elas têm um compromisso com a qualidade, a sustentabilidade e a segurança.
Durante o processo de moldagem, o excesso de plástico é gerado. Então, as empresas de moldagem por injeção de plástico mais ecologicamente corretas empregam maquinário de última geração para ajudá-las a minimizar o desperdício, o transporte e a embalagem.
6. Baixo custo de mão de obra
Os custos de mão de obra são tipicamente relativamente baixos em moldagem por injeção de plástico, em comparação com outros tipos de moldagem. A capacidade de produzir as peças em um nível muito alto, com uma alta taxa de produção, ajuda com sua eficiência e eficácia de custo.
O equipamento de moldagem normalmente funciona com uma ferramenta automática de autoativação para manter as operações simplificadas e a produção em andamento, exigindo supervisão mínima.