A sustentabilidade tem relação direta com o desenvolvimento sustentável, ou seja, é composta por um conjunto de ideias, componentes, estratégias e outras atitudes denominadas como ecologicamente corretas, sendo viáveis economicamente, socialmente justas e culturalmente diversas.
Ela serve como uma alternativa para que os recursos naturais do planeta consigam sobreviver, além de auxiliar que os seres humanos possam ter soluções ecológicas de desenvolvimento.
Existem diversos tipos de sustentabilidade, como sustentabilidade ambiental, sustentabilidade empresarial, social e econômica.
A sustentabilidade ambiental e ecológica é aquela que visa manter o meio ambiente, melhorando a qualidade de vida e mantendo os ecossistemas em uma relação harmônica com os seres humanos.
A sustentabilidade empresarial envolve as empresas que possuem uma preocupam com o meio ambiente, sendo parte de estratégias comercial e de marketing utilizadas por elas.
As empresas de consultoria ambiental podem prestar serviço para as empresas que se preocupam com a sustentabilidade.
Essas empresas que possuem preocupação com o planeta, com o meio ambiente e com a comunidade acaba saindo em vantagem competitiva em relação às suas concorrentes que não possuem esse mesmo tipo de preocupação, pois as pessoas se preocupam cada vez mais em obter serviços desse tipo de empresa.
A sustentabilidade social abranges medidas que podem ser tomadas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade, por meio de iniciativas que visam ajudar pessoas que se encontram em situações desfavoráveis.
Já a sustentabilidade econômica tem como objetivo buscar o desenvolvimento econômico a partir de estratégias que não impactem o ambiente ou reduzam a qualidade de vida das pessoas.
O uso de energias renováveis e a fiscalização para punir as empresas e pessoas que praticam crimes ambientais são ações que são economicamente sustentáveis.
Como ajudar a manter a sustentabilidade
Algumas simples ações podem ser tomadas no nosso dia a dia visando ajudar a manter o meio ambiente preservado, como, por exemplo:
- Evitar o desperdício de água
- Reciclar o lixo
- Consumir mais alimentos orgânicos
- Preservar áreas verdes
- Usar fontes de energia renováveis e limpas
- Consumir produtos biodegradáveis
Uso de compressores de ar
O uso de compressores de ar é fundamental para o funcionamento de diversos equipamentos, mas, existe a opção de fazer a locação compressor de ar ao invés de realizar a compra de um.
O compressor de ar fornece ar comprimido que é usado por ferramentas pneumáticas, como furadeiras, lixadeiras, parafusadeiras e também por pistolas de pintura eletrostática.
Sendo assim, o compressor de ar é muito encontrado em obras, oficinas e indústrias. Porém, ele precisa ser usado de forma correta, obedecendo as instruções de instalação e manutenção do compressor de ar.
Para usar o compressor de forma segura, é necessário respeitar o limite da pressão que esse aparelho pode ter. Além disso, a regulagem da válvula de segurança não pode ser mudada.
As manutenções devem ser realizadas, exclusivamente, quando o compressor estiver desligado. Enquanto o compressor de ar estiver em uso, o seu reservatório fica pressurizado e nenhum acessório pode ser retirado dele durante esse momento.
O que é a manutenção de chiller
Os chillers são equipamentos que fazem a refrigeração de líquidos que são usados em indústrias, hospitais e edifícios comerciais.
O sistema é conhecido como resfriador de água, funcionando com uma alta variação de temperatura. Esse sistema é muito usado em processos de resfriamento de produtos e máquinas nas indústrias.
A manutenção desse tipo de equipamento é muito importante para que o sistema funcione de forma segura e constante, sem atrapalhar a produtividade.
A manutenção de chiller é, então, um serviço que controla, conserva e restaura o equipamento, evitando que ele sofra falhas e prejudique o funcionamento da indústria como um todo.
A manutenção de chiller industrial pode ser classificada como preventiva, corretiva e preditiva.
A manutenção preventiva envolve a checagem do local de instalação do equipamento, como ele opera, a sua frequência, a tensão e a carga dos equipamentos.
Dessa forma, como o próprio nome ja diz, a função é prevenir falhas. Já a corretiva é feita quando os problemas já foram identificados no equipamento, podendo ser feita de emergência, urgência ou de forma programada.
Por fim, a manutenção preditiva faz a verificação de um item programado com base em alguns critérios que possuem o objetivo de fazer um diagnóstico do equipamento.