Tudo sobre caldeiraria na indústria

Caldeiraria é uma parte muito importante nas atividades industriais, pois é onde fica as caldeiras a vapor. Elas são encontradas em vários tipos de indústrias como alimentícia, de petróleo, de madeira, hospitais, hotéis, têxteis, químicas, farmacêuticas, de papel e impressão, até de cimento.

Para cada indústria de qualquer ramo, o dispositivo efetua uma função fundamental e, por isso, sua aquisição precisa ser feita de forma correta, consciente e por meio de ótimos Fabricantes de caldeiras a vapor.

Apenas com eles, o dispositivo é desenvolvido com alta qualidade dentro do mercado e pode ter excelentes resultados no funcionamento da caldeira.

Ela também é fabricada em outros modelos diferentes, assim, oferecendo às indústrias um tipo mais ideal para realizar a atividade da forma mais correta possível.

Dentre os vários tipos de caldeira, algumas apresentam vantagens como ter uma capacidade variando entre 600 Kg/h e 3000 Kg/h.

Ainda com a alta qualidade tida de fabricação, a caldeira consome pouco combustível, tem funcionamento automático e feito através de painel de comando e, também, possibilita o fácil acesso aos tubos, à fornalha e à câmara de reversão, permitindo uma manutenção mais ágil.

Os fabricantes de caldeiras a vapor produzem também um modelo com painel de comando que sinaliza falhas no sistema, identificadores de alta pressão de vapor, de baixa ou alta pressão de gás, pressão de ar de Combustão e baixa temperatura de óleo.

Alguns tipos de caldeiras são considerados versáteis e operam com diferentes combustíveis, como o óleo diesel, gás natural, óleos pesados, GLP e Biogás.

Procure um fabricante com experiência e referência no mercado, lembre-se que ela deve produzir equipamentos nos padrões estabelecidos pelas normas de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Saiba mais sobre reforma de caldeiras

O serviço de Reforma de caldeiras é fundamental na recuperação da eficácia da caldeira que pode estar apresentando alguma perda de calor e apresentando uma queda de temperatura quando está em operação.

A reforma de caldeiras é um serviço onde se realiza a troca de peças e componentes que estão danificados, por conta da falta de manutenção ou pela utilização da caldeira por um longo período.

As empresas especialistas neste tipo de trabalho, efetuam reformas em qualquer tipo de caldeira, retirando estruturas estragadas e instalando outras novas. O serviço de reforma de caldeiras também tem a conformação de tubos e redução de pontas de tubos.

Há possibilidade,  em apenas alguns casos é devido ao Aquecimento elevado, que a reforma de caldeiras substitui parcial ou totalmente os tubos do bank e fornalha, como também, a troca total dos refratários da fornalha.

Lembrando que não efetuar a manutenção ou reforma da caldeira pode resultar na explosão dela, causando um acidente de proporções graves.

A reforma de caldeiras também efetua a troca da parede frontal da fornalha da caldeira, permitindo sua ampliação, esse serviço já vem dentro do serviço de reforma de caldeiras prestado pela empresa.

O cliente para poder ter uma caldeira renovada por completa, deve incluir a instalação de:

  • Pré-ar;
  • Economizador;
  • Trocador de calor;
  • Tanque;
  • Entre outros equipamentos.

O objetivo central da reforma é deixar a caldeira funcionando normalmente com a troca de algumas peças, apenas, e se necessário.

Ela também aproveita para realizar uma regulagem de queimador, conversão de combustível, adequação para biomassas, periféricos, potencialização das caldeiras, troca dos espelhos, regulagem de combustão e muito mais.

O resultado é visto pelo funcionamento correto da caldeira. Após a reforma, ela deve ter a temperatura correta e controlada, sem que tenha um superaquecimento, protegendo e conservando sua própria estrutura. Sempre procure uma empresa especializada para efetuar o serviço de reforma e de manutenção.

Conheça mais sobre EPIs dos soldadores

A profissão de soldador é uma das profissões mais comuns e, com o passar do tempo, ela foi crescendo e evoluiu tanto em materiais quanto em técnicas.

Entretanto, o soldador é um profissional que vive em exposição de risco de vida no trabalho e os fatores são: o calor, projeção de materiais, poeira, inalação de fumaça, ruídos, entre outros.

Por isso, o Epi de soldador é essencial para proteção do profissional é fundamental e precisa de uma atenção especial.

Os Equipamentos de proteção individual (EPI) para soldador são muito importantes, porque ao longo do processo de soldagem, ele está à mercê de diversos acidentes que variam desde queimaduras leves até cegueira.

Assim, é vital sempre se proteger de possíveis lesões, como na região dos olhos, na pele e inalação de gases. Por esta razão, cada EPI é específico ao trabalho de um soldador e, usá-lo, torna-se uma obrigação para própria proteção.

Cada EPI visa eliminar ou reduzir, ao máximo, qualquer ferimento ou acidente em que possa ocorrer com o profissional.

No caso de um trabalhador autônomo, a compra e manutenção dos dispositivos são de sua própria responsabilidade. Mas em relação à empresa, a lei impõe o fornecimento dos EPIs seja de sua responsabilidade.

Os principais equipamentos que um soldador precisa usar são: aventais raspa; máscaras de solda com Lentes na tonalidade correta, blusão de soldador, mangote de raspa, botas de proteção com solado isolante, luvas de vaqueta ou de raspa, perneiras, touca de soldador, máscara para fumos de solda, óculos de proteção e protetores auriculares.

Lembrando que o lugar onde realiza-se a atividade de solda precisa ter os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) como extintores de incêndio, cortinas inactínicas e sistemas de extração de gases. Sempre os adquira em lojas especializadas, certificadas e com o selo do Inmetro.