Os meios de medição (também conhecidos como metrologia) dentro de uma indústria são variados, dependendo muito do ramo a que essa indústria pertence.
É uma gama tão vasta que existe o VIM (Vocabulário Internacional de Medição) próprio para tentar facilitar o entendimento desse amplo mercado.
Esses meios para se medir podem ser de todos os tipos, de pequeno, médio ou grande porte. Pode ser também um aparelho que contenha o sistema de medição ou um conjunto de equipamentos para formar um modelo mais adequado para trabalhos específicos.
Por se tratar de um meio vasto em modos de operação e de equipamentos, este artigo ajudará a entender um pouco melhor sobre esse ramo.
Formas de medição
É preciso ter em mente que existe uma diferença entre um sistema de medição e a medição em si. O sistema é o conjunto de fatores, equipamentos e métodos que compõem a forma de medir determinada unidade, é o processo e não o equipamento em si.
Esses sistemas de medição estão presentes em todos os momentos, um exemplo é quando se olha para o relógio, você está vendo, pelos contadores, uma medição relativa ao tempo.
Medindo a temperatura
Um termometro digital comum funciona reagindo a variações de temperatura em que se mostra, através de uma espécie de gráfico essa variação.
Agora na indústria a maior parte dos termômetros tem como objetivo medir grandes variações de temperatura, geralmente variando entre -200ºC a +700ºC.
Sendo assim são equipamentos além de eficientes, que contam com dispositivos de segurança.
Em geral, são acoplados no recipiente do item com essa variação de temperatura e somente exibem o resultado, sem precisar de um trabalho manual. Normalmente são usados esses 4 modelos:
-
Termômetro bimetálico;
-
Termômetro de expansão de líquido;
-
Termômetro de expansão de gás;
-
Termômetro de vidro para máquinas.
Cada um tem sua utilidade de forma mais específica, devendo, assim, a empresa entender qual material fará parte da sua demanda para adquirir o termômetro correto.
Medindo peças
Algumas indústrias precisam de peças com encaixe milimétrico, e para isso conta-se com o micrômetro analógico, sendo este um dispositivo muito usual por apresentar diversas características de medição, podendo avaliar a profundidade, largura e altura de objeto.
Algumas indústrias, como, por exemplos, a civil, para construir uma base de estrutura precisa, às vezes, de objetos com encaixe milímetros para tubos e etc, é esse papel fundamental que o micrômetro assume.
Medindo eletricidade
A indústria elétrica é, sem dúvidas, uma das que necessita de mais exatidão em suas medidas, para isso o multimetro é o equipamento ideal.
O mais incrível é que esse equipamento apresenta uma conversão de vários outros aparatos de medição, como o voltímetro (usado para medir a voltagem da corrente) e o amperímetro (aparelho usado para medir a amperagem). É indicado tanto para uso residencial, para medir objetos eletrônicos ou como grandes redes elétricas.
Medindo pequenos objetos
Para medir pequenos objetos como porcas, engrenagens, buchas e parafusos, existe o paquímetro digital mitutoyo.
Pela sua função é muito utilizado em construções civis, em alguns casos até de uso residencial, principalmente para se mexer com peças de encaixe em madeira que necessitam de um trabalho manual até que se encaixem de forma adequada.
O mais interessante desse equipamento é o seu fácil manuseio, para se utilizar basta trazer o objeto que irá se medir até o bico de cima, e ajustar o equipamento para que o paquímetro exiba as suas dimensões.
Manutenção desses equipamentos
Como podemos observar as medições são peça essencial para várias indústrias, por isso a manutenção desses equipamentos também não pode ficar de lado.
Deixar esses equipamentos sempre em bom estado previne possíveis danos, facilita a validação de critérios de aceitação e garante que o produto final terá a qualidade esperada.
Aferir de forma adequada esses dados é essencial para manter uma boa qualidade dos produtos e, em alguns casos, são até para a segurança do ambiente que foi projetado necessitando essencialmente dessas medidas.
Um exemplo disso são os manômetros para medição de ar comprimido, normalmente, utilizados em equipamentos que expelem algum tipo de material importante.
Realizar, de forma adequada, a calibração de manometros é essencial e em alguns casos, como na indústria hospitalar e na de pinturas, tem de ter precisão cirúrgica.