O setor industrial é um dos mais perigosos quando estamos falando dos riscos oferecidos por conta do ambiente de trabalho.
No entanto, existe uma enorme variedade de normas e leis obrigatórias que podem e devem ser cumpridas nesse tipo de contexto produtivo com o objetivo de garantir a otimização interna e, é claro, a segurança total de todos os colaboradores.
Por isso, é de extrema importância conhecer o Treinamento de segurança do trabalho, quais são as normas e como algumas das mais importantes podem atuar de forma expressiva e totalmente transformadora na qualidade dos ambientes de produção, garantindo proteção à integridade física das pessoas e também evitando a ocorrência de transtornos e acidentes que podem ser irreversíveis.
Para conhecer mais sobre algumas das normas mais importantes e também sobre sistemas de avaliação que garantem estruturas e edificações absolutamente resistentes e seguras, continue acompanhando o artigo a seguir.
Além disso, confira também os benefícios de se contar com esses métodos protetivos de segurança do trabalho.
Perfil Profissiográfico Previdenciário
O PPP Segurança do Trabalho, cuja abreviatura se refere ao termo Perfil Profissiográfico Previdenciário, é uma exigência da Previdência Social a qualquer tipo de empresa, independente do seu ramo de atuação, e vale, portanto, para as indústrias de todos os segmentos produtivos.
Trata-se de um documento de extrema importância que reúne uma série de dados sobre a história laboral do trabalhador, gerando informações necessárias para a compreensão de sua integridade física ocupacional e os efeitos da jornada de produção em sua saúde, por exemplo.
Dessa forma, alguns dos dados que são fornecidos por meio desse documento são:
- Dados administrativos;
- Local de trabalho;
- Emprego anterior;
- Operações realizadas;
- Tempo na empresa;
- Registros ambientais.
Isso sem falar nos resultados da monitoração biológica, que deve ser feita durante todo o período em que o colaborador estiver vinculado à empresa.
Seu objetivo é comprovar, de forma confiável, a situação do trabalhador em caso de requerimento junto aos benefícios oferecidos pela Previdência Social, em especial quando estamos falando de processos especiais de aposentadoria. Além disso, o PPP fornece provas importantes para esse tipo de processo administrativo.
Condições seguras de trabalho: NR 10
Já a Adequação NR10 é um procedimento indispensável no que diz respeito às inspeções e aos ensaios que são feitos de maneira programada e fornecem detalhes importantes sobre as atividades realizadas pelos colaboradores, sempre detalhando ao máximo cada tipo de operação.
É obrigatório, portanto, que esse tipo de adequação conte com profissionais devidamente habilitados para a prestação de suporte quando, ou se, necessário.
Assim, empregados que trabalham diretamente com instalações elétricas podem contar com mais proteção, confiabilidade e segurança nas mais diversas etapas do trabalho, sendo que a adequação deve ser feita à estrutura desde o projeto até em casos de reforma e manutenção.
Garantindo a segurança e integridade física: NR 12
O Treinamento nr 12 tem o objetivo de garantir que os trabalhadores possam contar com mais segurança e saúde nas atividades ocupacionais, estabelecendo uma série de medidas preventivas relacionadas tanto com a segurança quanto com a higiene no ambiente de trabalho.
Com a finalidade principal de prevenir acidentes, trata-se de uma fundamentação legal obrigatória direcionada a profissionais que lidam diretamente com eletricidade e torno mecânico, por exemplo. Assim, aborda questões como:
- Sistemas de segurança;
- Dispositivos de emergência;
- Componentes pressurizados;
- Transportadoras de materiais.
SPDA
Você sabe que descargas atmosféricas atingem a superfície terrestre a todo momento, sendo o Brasil um dos países que contam com maior frequência desse fenômeno?
Como é possível, portanto, que os grande edifícios não sejam afetados por isso? Graças ao Projeto de SPDA, cuja sigla significa Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
Esse sistema conta com a aplicação correta e especializada de itens como os para-raios, de acordo com as demandas de cada edificação, sempre tendo o objetivo de proteger contra as descargas que são provenientes da atmosfera e que podem colocar em risco as instalações elétricas do local e, até mesmo, a integridade física das pessoas.
Por isso, deve ser feito um Projeto corpo de bombeiros eficiente e totalmente voltado ao atendimento das demandas especiais de cada tipo de edificação, o que pode ser feito por meio de métodos distintos.
O mais importante quando estamos falando desse tema é conhecer todas as normas vigentes e contar com recursos e profissionais para que seja possível obedecer a cada uma delas conforme a previsão da lei, já que, em caso de negligência, as consequências judiciais são graves.