Manter a refrigeração dentro de um ambiente industrial traz uma série de benefícios tanto para quem trabalha nesse ambiente como para a produção. Neste contexto, as torres de resfriamento são equipamentos específicos que atuam em conjunto com outros dispositivos na refrigeração desses espaços.
A Torre de resfriamento Alpina, por exemplo, é um tipo de torre que resfria a água a partir da aspiração do ar. Além desse modelo há outros tipos de torres, dispositivos e estruturas como os tanques industriais que servem para armazenar a água que precisa ser resfriada.
Em um cenário industrial em que todos esses equipamentos funcionam de forma adequada e, muitas vezes, conjunta; os benefícios refletem na produtividade e na redução de insalubridade desses ambientes.
Por esse motivo, além dos tanques e estruturas que armazenam as substâncias químicas, dispositivos como os climatizadores evaporativos estão constantemente neste meio e são indicados para o serviço.
Na prática, os climatizadores renovam o ar, deixando-o mais agradável para quem passa o dia nesses ambientes.
Se você trabalha na indústria ou deseja melhorar o processo de refrigeração no ambiente industrial, continue lendo este artigo e confira como as torres da indústria funcionam e saiba como outros dispositivos podem colaborar com a circulação adequada do ar nesse ambiente.
Tanque industrial de inox
Assim como as empresas de tratamento de efluentes industriais contam com as estações de tratamento, conhecidas por ETEs, o processo de refrigeração industrial conta com o Tanque industrial de inox.
Na prática, o tanque é um equipamento que recebe substâncias químicas como álcool, produtos químicos, sólidos e gases tóxicos.
A ideia do tanque, além de armazenar essas substâncias para evitar o descarte incorreto no meio ambiente, é servir como um espaço para resfriar essas substâncias.
Torre de arrefecimento
Além dos tanques, as torres também são espaços essenciais para o processo de refrigeração. A Torre de arrefecimento, por exemplo, é um espaço feito para equilibrar trocas de calor geradas durante as operações industriais.
Paralelamente a essa função, essa torre também serve para promover o reaproveitamento de água que é aquecida no ambiente industrial. Em resumo, o processo de arrefecimento funciona em fases:
-
Primeiro, a água é produzida na torre por causa das trocas do calor;
-
Neste ponto, ao invés de ser jogada fora, a torre resfria a água;
-
A água é bombeada novamente;
-
A perda da substância é compensada.
Torre de resfriamento Alpina
A Torre de resfriamento Alpina é uma torre que é especializada na aspiração do ar. Após aspirar o ar, essa torre faz o processo de resfriamento da substância. Esse é um método é muito usado no setor industrial químico e petrolífero.
Entre as principais vantagens da torre Alpina é possível destacar que há uma otimização dos equipamentos industriais com esse equipamento, já que o processo fica mais ágil.
Além disso, qualquer torre de resfriamento proporciona várias vantagens para o processo de refrigeração industrial. São exemplos dos benefícios:
-
Garantir uma estrutura adequada para os processos industriais;
-
Há mais qualidade na refrigeração;
-
O processo de resfriamento industrial fica mais otimizado.
Outros elementos importantes
Assim como as torres e tanques, existem outros dispositivos que ajudam a manter a circulação do ar com qualidade no ambiente industrial.
Os climatizadores evaporativos, por exemplo, são equipamentos que ajudam a manter o ar agradável ao mesmo tempo em que eles filtram e umidificam o ar.
Uma função semelhante é realizada por outros equipamentos como alguns modelos de ventiladores.
Nesse contexto, da mesma forma que o climatizador pode atuar como umidificador, há dispositivos que atuam de forma muito parecida no ambiente como o ventilador com umidificador.
Independentemente do dispositivo, o mais importante é potencializar o trabalho das torres na indústria e manter uma ventilação adequada nestes ambientes.
As vantagens para indústria refletem tanto na produtividade dos colaboradores, como na qualidade da segurança no trabalho e, além disso, a rotina industrial fica mais agradável e leve.
Sem dúvidas, promover uma sensação de bem-estar em um ambiente que vive sob alta pressão é muito positivo.
Além dos benefícios para o ambiente industrial em si, a qualidade de vida dos colaboradores, a redução dos riscos de transmissão de vírus e a sensação de produtividade no trabalho é renovada junto com o ar.
Gostou das dicas? Então inspire-se e não deixe de compartilhar as dicas com o setor de gestão dos processos industriais. Sem dúvidas, melhorias nascem de pequenos passos.