Os equipamentos elétricos são essenciais para o funcionamento de uma indústria, seja para funcionamento do maquinário utilizado no pátio fabril ou para a manutenção dos maquinários.
Os equipamentos elétricos também fornecem informações importantes sobre a quantidade de energia transmitida aos equipamentos e sobre possíveis interferências, de modo a prevenir panes elétricas.
Dado o grande número de equipamentos utilizados em uma indústria, o painel eletrico é o responsável por receber a energia elétrica e também por fornecê-la, distribuindo-a aos diferentes tipos de equipamentos. Existem vários tipos de painéis elétricos, tais como:
- Painel de distribuição;
- Painel central de controle de motores;
- Painel de comando e de controle;
- Painel para acionamentos;
O funcionamento de painéis elétricos
Um painel de distribuição, também conhecido como quadro de distribuição, é um local visualmente similar a uma caixa, que comporta diferentes dispositivos, como fusíveis, disjuntores e outros itens elétricos.
O painel acomoda de forma organizada os diferentes tipos de disjuntores, que enviam energia para vários equipamentos de forma simultânea.
Além disso, o painel também oferece proteção para os usuários, evitando que sejam atingidos por choques ou descargas elétricas.
O painel de controle de motores unifica várias chaves de acionamento de motores em um único local, permitindo que sejam todos ligados no mesmo momento, ainda que dispostos em distâncias diferentes.
No painel de comando e de controle são verificados diversos tipos de inversores, chaves e controladores, que são responsáveis por emitir sinais de pane ou de itens que estão danificados e precisam ser substituídos.
O painel para acionamentos é o mais simples e pode ser manuseado por qualquer tipo de pessoa, já que não exige conhecimento técnico. Nele, são posicionadas as chaves para ligar ou desligar qualquer tipo de maquinário, de maneira prática.
Em suma, os painéis elétricos recepcionam a entrada de energia fornecida diretamente pelas diferentes fontes de energia disponibilizadas para o funcionamento de uma indústria.
Após recebê-la, o painel a distribui de maneira adequada a energia necessária para o funcionamento dos equipamentos elétricos, evitando que ocorra sobrecarga ou outros tipos de falhas de energia elétrica no local.
Outros equipamentos elétricos
A composição da estrutura elétrica de uma indústria demanda diversos tipos de materiais e sua manutenção requer bastante conhecimento técnico, já que envolve o funcionamento geral dos equipamentos do ambiente.
Uma placa pth, por exemplo, é um tipo de placa de circuito impresso, que possui diferentes componentes e que são espetados e soldados em sua superfície, atravessando a placa.
A sigla PHT traduzida significa “pino inserido no furo”. Os circuitos PHT, porém, são considerados ultrapassados em relação aos circuitos SMD, e sua tradução significa “dispositivo para montagem em superfície”.
Os circuitos SMD são mais fáceis de serem fixados em uma placa de circuito impresso, além de acarretarem custos menores.
A principal finalidade de uma placa de circuito é comportar os componentes para que a energia elétrica seja distribuída de maneira uniforme no sistema eletrônico.
Outro tipo de material utilizado para o funcionamento de um sistema elétrico é o espaguete termo retrátil.
O espaguete termo retrátil é utilizado para o encapamento de fiação por ser um tipo de material isolante e por possuir grande resistência, principalmente em locais de superfície rígida, onde ocorre o esfolamento de fios e da fiação como um todo.
O espaguete ainda suporta altas temperaturas em caso de incêndio e encapa o fio, impedindo que o operador receba uma descarga elétrica.
Equipamento de medição de resistência e de tensão
Um equipamento utilizado para medição de resistência elétrica e de tensão elétrica em sistemas de aterramento é o terrômetro digital, que também pode ser encontrado no modelo analógico.
O terrômetro identifica se um determinado terreno está apto para receber uma construção e, por isso, é fundamental durante o processo de obras ou reformas em uma indústria.
Além disso, pode captar se uma área possui a devida resistência a tensões elétricas, sendo importante para identificar falhas no processo de dissipação no solo.
Qualquer tipo de indústria possui uma alta demanda por energia elétrica, concentrando vários dos seus equipamentos em um determinado local.
Por isso, possui necessidade de manutenção e de inspeção elétrica, evitando possíveis acidentes causados por problemas em sua fiação e sistemas eletrônicos.
A implementação de dispositivos de segurança protege o local, evitando descargas elétricas que podem gerar incêndios, sendo por isso considerados dispositivos de proteção.
Tendo em vista tudo o que foi apontado, lembre-se de que os equipamentos eletrônicos como a placa pth, o espaguete termo retrátil e o terrômetro digital desempenham papéis vitais no funcionamento da indústria, e além disso, são agentes importantes que ajudam a promover a segurança no ambiente de trabalho.