Os recursos energéticos são muito importantes para a realização de diversas tarefas na indústria. Podem ser separados em dois tipos: os recursos renováveis e não-renováveis.
A importância dos recursos energéticos e gerenciamento
Os recursos energéticos não-renováveis vêm dos combustíveis fósseis (substâncias da crosta terrestre que se transformam em matéria orgânica acopladas em sedimentos como carvão, petróleo e gás natural).
A utilização em excesso desses recursos tem causado graves consequências para o ambiente, como mudanças de temperatura e consequentes alterações climáticas no planeta, a destruição da camada de ozônio e as chuvas ácidas.
Os recursos energéticos renováveis são produzidos de fontes naturais, sendo elas plantas, vento e sol, por exemplo. Esses recursos são considerados inesgotáveis, pois estão a disposição diante do fluxo natural do tempo.
Além disso, essas fontes auxiliam na diminuição de emissão de gás carbônico, reduzindo, consequentemente, a dependência social em relação aos combustíveis fósseis, gerando novos debates de fontes de energias limpas, sustentáveis e eficientes.
Para gerenciar os recursos energéticos, antes de tudo, é preciso contar com dados analíticos de confiança, baseados em coletas de tempo real e gráficos atualizados sobre a situação atual de todos os recursos.
Assim, o acompanhamento mostra as condições técnicas e em quais fatores é preciso economizar instalações. Um fator importante sobre os recursos energéticos em relação a sociedade é o custo dessas energias.
Existem diversas empresas com objetivos econômico-financeiros que buscam criar de forma mediata um controle eficaz de todos esses recursos, eliminando perdas e buscando bem-estar sem prejudicar ainda mais o meio ambiente.
O cenário atual da sociedade com essas fontes de baseia em:
- Cultura de desperdício energético;
- Contratos de energia mal elaborados ou demandas mal dimensionadas;
- Pouco controle de medições de insumos energéticos;
- Dimensionamento inadequado de fontes consumidoras de energia (iluminação, motores, e outros);
- Sobrecarga nos transformadores e cabos de energia;
- Contas de energia inexatas;
- Inadequações nas chaves de rateio de custos.
A década resistiva: solução eficiente de controle de recursos
Pensando em todas as situações ineficientes no controle de recursos energéticos, a década resistiva foi criada.
Esse é um equipamento que simula valores ajustáveis para testes de painel e outros sensores, como o medidor de temperatura de água e ar, a calibração de curva da boia de combustível, entre outros.
Quando se pensa em montar um circuito energético, existem diversas formas para realiza esse processo. Por isso, é recomendável optar por trabalhos que não afetem os recursos naturais em demasia.
Essa montagem pode ser feita de duas maneiras principais: Montagens simples (para iniciantes) ou complexas (feitas por desenvolvedores e profissionais, que podem até comercializá-las).
As montagens eletrônicas fazem parte do processo de recurso energético, já que é preciso deles para concretizá-la. Os componentes eletrônicos utilizados em montagem de equipamentos são muito delicados. Para alcançar o resultado desejado, é preciso de ferramentas certas.
O quadro de distribuição (disjuntores ou painel elétrico) é um sistema agregado ao fornecimento de energia elétrica, com objetivo de dividir os recursos elétricos em circuitos subsidiários.
Ou seja, o quadro de distribuição é responsável por retirar a energia na entrada de uma residência e subdividir esse recurso em subcircuitos.
Cada subcircuito precisa de um disjuntor e um fusível para a composição de disjuntores termomagnéticos que ficam ligados por barramentos.
O processo de montagem de circuitos eletronicos tem um disjuntor principal que ramifica os disjuntores menores em pequenas correntes, empregando-se em dispositivos de proteção de surtos do quadro.
Um painel de comando é uma caixa ou quadro de metal que acopla todos os disjuntores, interruptores, temporizadores e dispositivos utilizados para o controle de um sistema elétrico.
Assim, é essencial entender que um painel eletrico possui a função tanto de distribuir a energia quanto de controlar um sistema, tendo objetivo de comandar ou realizar o controle do recurso.
Desse modo, os painéis de comando captam as energias disponíveis e auxiliam na distribuição para as residências, indústrias, comércios e grandes empresas, fazendo tudo funcionar.
É muito importante que todo o processo de distribuição passe por análises, assim como por um controlador de demanda, baseados na situação dos recursos atuais, a fim de utilizá-los com responsabilidade.
Os painéis controlam esses recursos, para que sejam devidamente divididos e não utilizados em demasia. Assim, pode-se concluir que os recursos energéticos são muito importantes para a sociedade, além de originarem diversas fontes de energia que a sociedade utiliza todos os dias.