Os equipamentos industriais consistem em um conjunto de máquinas, sistemas, redes, dispositivos e aparelhos, que operam nas fábricas para a produção de bens, automação de processos e gerenciamento de trabalhos.
Desse modo, eles são essenciais para todos os segmentos da indústria, pois são os principais responsáveis pelo funcionamento do setor.
Em geral, os equipamentos industriais são conhecidos pelo alto desempenho e grande porte, em especial, as máquinas de produção.
Além disso, a tecnologia empregada no desenvolvimento desses maquinários os tornou ainda mais precisos, aumentando a produtividade do segmento e, ainda, reduzindo custos (em especial, com mão de obra).
Como consequência, os profissionais também tiveram que se especializar para operar esses equipamentos, o que resultou em colaboradores cada vez mais qualificados para o trabalho.
Exemplos de alguns dos principais equipamentos industriais
Os equipamentos industriais são desenvolvimentos por empresas de máquinas e equipamentos especializadas, ou seja, que possuem conhecimento técnico no desenvolvimento desses aparelhos e, ainda, aplicam uma tecnologia de ponta em todos os dispositivos.
Com isso, tem-se máquinas extremamente eficientes, prontas para o trabalho nas indústrias.
Vale ressaltar que todos os equipamentos industriais precisam estar em conformidade com as Normas Regulamentadoras (NRs), principalmente, a NR 12, que versa sobre a Segurança de Equipamentos e Máquinas Industriais.
Dessa maneira, é possível reduzir os acidentes de trabalho, pois as normas têm como função minimizar ocorrências e aumentar a proteção dos colaboradores no uso de equipamentos industriais.
Entre os principais tipos de máquinas operantes nas indústrias, destacam-se:
- As escavadeiras;
- A máquina de movimentação de cargas;
- As caldeiras;
- Os sistemas hidráulicos e pneumáticos.
Claro que, dependendo das especificidades do setor, algumas máquinas especiais são desenvolvidas para a fábrica. Atualmente, existe um leque muito grande de equipamentos industriais, dependendo da função, aplicação e objetivo.
É importante que todos os equipamentos e máquinas industriais sejam confeccionados com matéria-prima resistente, como é o caso do aço, titânio e ferro.
Dessa maneira, garante-se a durabilidade e a ação dos maquinários contra choques mecânicos, intempéries, variações de temperatura e pressão, corrosão e outros aspectos agressivos do ambiente industrial.
A ponte rolante é outro equipamento muito utilizado na indústria. De maneira geral, ela é usada para trabalhos de içamento e elevação de cargas.
As pontes rolantes podem ser móveis ou fixas, dependendo das necessidades de uso. Nas siderúrgicas, esses equipamentos são muito comuns, pois lidam com todo o processo de fabricação do aço.
Além disso, as pontes rolantes são vistas em quase todos os portos, para o carregamento de navios e demais movimentações na região retroportuária.
Responsabilidades dos fabricantes de máquinas
Devido às inúmeras especificações quanto às máquinas, os fabricantes de equipamentos industriais devem desenvolver todos os seus aparelhos com atenção e cuidado, levando em conta todos os aspectos de segurança, resistência e qualidade.
Como consequência, tem-se equipamentos de alto nível, capazes de realizar um bom trabalho nas indústrias e, ainda, promover a segurança dos colaboradores.
Além dos equipamento industriais mencionados anteriormente, as empresas responsáveis pela fabricação de máquinas devem ter especial atenção quanto à produção de equipamentos para tratamento termico.
Ao operar com variações extremas de temperatura, deve-se optar pelo uso de materiais resistentes ao calor e ao frio, pois os tratamentos térmicos irão depender das finalidades de uso e o tipo de produção industrial.
Existem uma série de máquinas de tratamento térmico, que são usadas nas indústrias. As caldeirarias são os maiores exemplos, pois transformar matérias-primas em bens materiais, a partir da ação de derretimento por temperaturas elevadas.
Há, ainda, outras máquinas, como é o caso dos equipamentos para o processo de tempera tratamento termico, que é feito para aumentar a dureza e resistência de produtos feitos em aço.
A têmpera opera em duas fases: a de alto aquecimento e posterior esfriamento rápido. Com o aquecimento, pretende-se obter a organização dos cristais metálicos, em um processo conhecido como austenitização. Já o esfriamento brusco é usado para reorganizar a estrutura do metal.
Portanto, as máquinas de temperamento devem ser altamente resistentes, pois não podem sofrer deformação diante das mudanças de temperatura.
Sendo assim, é responsabilidade das fabricantes de máquinas e equipamentos industriais ter todo o cuidado na escolha dos materiais, bem como aplicar os corretos procedimentos de fabricação. Seguindo esses passos, tem-se aparelhos em perfeito estado, de qualidade e com garantia.