O ramo industrial se encontra em evidência, principalmente no que diz respeito ao manuseio de maquinários cada vez mais sofisticados, decorrentes do uso crescente da tecnologia aplicada nos setores.
Por meio da automação de processos, conhecida também como automação industrial, as indústrias de grãos têm alcançado resultados muito positivos, produzindo cada vez mais em um menor período de tempo.
Vale destacar que faz parte dos processos industriais o transporte e o manuseio desses materiais, que o tempo todo são direcionados aos setores respectivos, trabalhando individualmente em cada conteúdo fabricado.
Nesse período de deslocamento, é preciso que as indústrias invistam na segurança dos granulados em trânsito, mesmo que internamente, protegendo-os ao evitar eventualidades, acidentes e possíveis desperdícios.
Dessa forma, o Elevador de Canecas (elevador de carga) é um item muito utilizado em indústrias, pois proporciona a segurança necessária no transporte de grãos e granulados, que ficam enclausurados em canecas, evitando que os produtos tenham contato com o ambiente externo.
Assim, é muito importante conhecer melhor o elevador de caneca, tanto suas características, como suas vantagens e aplicações.
O impacto do Elevador de Caneca em indústrias
Considerado um item versátil e prático, o Elevador de Caneca, semelhante a um carrinho plataforma têm sido a opção de muitas indústrias de grãos para transportar conteúdos em segurança.
Ao realizar o transporte vertical dos produtos, torna-se possível que granulados diversos sejam encaminhados aos seus devidos setores em segurança, sem entrarem em contato com o ambiente industrial externo, prevenindo assim inúmeras ocorrências que tendem a ser negativas.
Esses elevadores têm capacidade de atingir até quarenta metros de altura, uma de suas grandes vantagens.
Vale destacar neste ponto que esse utensílio funciona por meio de de calhas vibratórias, roscas transportadoras e correias, servindo de transporte de 5 até 150 M³ por hora.
Dessa forma, o elevador de caneca é capaz de assegurar pequenas, médias e grandes quantidades de granulados em trânsito em uma Mesa elevatória pantográfica, suprindo por completo as necessidades industriais, além de:
- Evitar o desperdício de conteúdos;
- Prevenir contaminações e incidentes;
- Transporte seguro de grãos e granulados;
- Otimiza os meios produtivos e os processos de fabricação.
O elevador de caneca pode ser fabricado a partir de algumas composições, sendo elas: Aço carbono (liga metálica), aço inoxidável (liga de ferro e crómio), polietileno de alta densidade (polimerização de eteno) ou acetal (ligação covalente de carbono e oxigênio).
Esses materiais são resistentes e anticorrosivos, o que lhes proporciona alta durabilidade e vida útil na utilização.
Ou seja, as indústrias que investem nesse tipo de plataforma elevatória não precisam substituí-lo por outro em pouco tempo, pois eles tendem a durar por longos anos.
Assim, são materiais de ótimo custo-benefício, que possibilitam o transporte de grãos e granulados de forma protegida, com qualidade e precisão.
Qualidade e segurança no transporte de grãos
É muito importante que as indústrias invistam em bons fornecedores de elevadores de canecas, que realizem testes de resistência dos materiais, que deverão ser aprovados por profissionais especializados em segurança e vigilância industrial.
Dessa forma, ao adquirir um Elevador de maca, por exemplo, de fornecedores responsáveis, a indústria não precisa se preocupar em relação a qualidade do material, que certamente é alta.
Os elevadores têm efeitos de automação, fato que possibilita que sejam programados e automatizados no decorrer da utilização.
Do mesmo modo, com o uso dos meios computadorizados, os profissionais operadores de máquinas industriais conseguem programar o elevador, projetando nele informações a nível quantitativo e também qualitativo.
Dessa forma, o aparelho funciona de acordo com as informações obtidas, que podem ser otimizadas diante da projeção realizada.
O elevador de caneca é instalado na posição vertical, ocupando pouco espaço dentro das indústrias. Dessa forma, auxilia na otimização do ambiente, proporcionando qualidade de trabalho e desenvolvimento de processos, sem ocupar grandes espaços.
O transporte vertical, atualmente, é considerado o método mais eficiente para locomoção de materiais, pois é capaz de elevar altas cargas de granulados, mesmo que em um curto espaço de instalação.
Podem ser encontrados como Elevadores contínuos, elevadores contínuos de correia, Elevadores centrífugos e elevadores centrífugos de correia.
Os elevadores contínuos possuem canecas espaçadas, baixa velocidade e podem ser instalados com inclinações, mesmo que verticais. Já os elevadores contínuos de correia são utilizados para transportar materiais frágeis.
Os elevadores centrífugos são marcados pelo grande espaçamento das canecas, porém em maior velocidade que os contínuos.
São utilizados para ações centrífugas, elevando materiais como grãos e areias, considerados materiais de livre vazão.
Já os elevadores centrífugos de correia são utilizados para transportar materiais de fácil escoamento, como grãos finos e secos.
Dessa forma, fica evidente a importância do Elevador de canecas para fins industriais, pois a partir dele torna-se possível o transporte de grãos e granulados, que são assegurados, mantendo-se distantes do contato com o ambiente externo, situação que favorece os cenários produtivos.
Assim, é muito importante que os elevadores sejam regulamentados com constâncias, por meio de manutenções preventivas e avaliações profissionais, a fim de assegurar que possuem um bom funcionamento.