Vários processos são realizados dentro do ambiente industrial. Com isso, quando se fala em indústria, não se deve pensar apenas em um segmento, mas em vários.
Além disso, cada um deses setores possui importância e destaque na sociedade, pela sua usabilidade.
No entanto, dois processos são bastante interessantes dentro da indústria e se destacam no setor. além de serem muito importantes para a sociedade.
Por isso, eles serão abordados nesse artigo. Ficou curioso para saber quais são? Então, confira!
Processos industriais: a galvanoplastia e a soldagem
Dentro dos processos, a galvanoplastia e a soldagem se destacam, pois, em muitas ocasiões são serviços base para a confecção de outros produtos.
Eles são importantes, principalmente no processo de acabamento da peça, ao contrário de usinagem e metalurgia, que atuam da extração do metal e seu molde.
A galvanização é um processo no qual um revestimento de zinco é aplicado em materiais feitos de aço e ferro.
Isso ocorre porque muitos metais não possuem como propriedade a resistência à ferrugem e, por isso, em contato com o oxigênio ou água podem acabar corroendo.
Por esse motivo, essa aplicação é feita com o objetivo de conferir a esses metais uma resistência à ferrugem e à corrosão.
Esse material é considerado relativamente simples e muito eficiente para a indústria, pelo seu baixo custo, inclusive.
Como funciona o processo de galvanização?
Geralmente, a galvanização é um processo que começa desengordurando a peça que vai receber a pintura. Ou seja, são removidos óleos e gorduras que podem atrapalhar a fixação da pintura.
O material é lavado com água e ocorre como se fosse um “banho” de ácido clorídrico.
Após esse processo é feito uma fluxagem, que é a utilização de zinco e cloreto de amônio que preparam a peça para aplicação do revestimento.
Assim, ocorre a secagem do material para depois aplicar o zinco fundido (que está a cerca de 440ºC a 465º C). Depois disso, a peça está praticamente pronta, sendo realizada sua passivação, conferindo à peça muita resistência.
Para que esse processo ocorra de forma eficiente, é necessário utilizar Produtos para galvanoplastia que sejam adequados e recomendados.
Por exemplo, existem vários materiais que ajudam na remoção da gordura, no clareamento da peça, mas outros metais também podem ajudar nesse processo.
Por exemplo, o cobre pode ser utilizado nesse processo, assim como o bronze (que é utilizado para trazer cor ao produto).
Além disso, a prata é muito indicada nesse processo por conferir camadas uniformes, além de apresentar bastante brilho à peça.
O ouro também pode ser utilizado por Empresas de galvanoplastia, por ele ser versátil. Ele pode ser utilizado em processos de folheações, por exemplo, trazendo muito brilho, resistência e valorização ao produto, principalmente peças como as jóias.
O processo de soldagem dentro da indústria
Outro processo interessante é o da solda dos materiais. A soldagem funciona como um processo no qual dois materiais diferentes são fabricados e unificados.
Geralmente, esses materiais são metais e -por meio do derretimento -, as peças podem ser unificadas, preenchidas e soldadas. Isso torna a peça ainda mais resistente e durável. Para unir esses metais é necessário utilizar energia que vem de um arco elétrico.
A soldagem é, de modo geral, realizada na indústria, mas não precisa ser realizada somente em locais fechados, mas também ao ar livre.
Para que esse processo ocorra de forma correta é importante seguir as normas de segurança e estar com os equipamentos corretos, até porque, para derreter o metal é necessário utilizar altas temperaturas.
Existem alguns tipos de soldagem e a escolha dependerá do tipo de metal e do material base que será utilizado para realização do procedimento.
As empresas que realizam a soldagem podem utilizar Maquina de solda e outros materiais que auxiliem no processo.
Além disso, também são necessárias peças para auxiliar nos moldes e uma dessas peças é o Esquadro magnético para solda. Isso porque, esse material:
- Ajuda no processo de montagem da peça;
- Contribui para o acabamento;
- Ajuda a evitar acidentes com queimaduras;
- Seu uso dispensa o contato do funcionário com a peça;
- Ajuda a direcionar o corte do metal;
- Proporciona vários ângulos e graus;
- Atua na construção de prateleiras de metal.
Por isso, nesse processo de soldagem esse material se tornou de extrema importância e necessidade para ajudar na otimização do serviço e evitar acidentes.
Outra máquina de solda é o Inversora de solda, que é considerada uma máquina menor, mais compacta e fácil de utilizar.