Uma indústria possui diversos elementos e processos que ajudam na operação e na produção, de forma que elas sejam mais ágeis e eficientes.
Dessa maneira, uma das formas de fazer com que esses processos sejam cada vez mais rápidos é o uso dos equipamentos elétricos.
Os equipamentos ou acessórios elétricos são de extrema importância para o funcionamento adequado de todos os sistemas operacionais e produtivos, como o uso de processos automatizados, além dos processos de controle de estoque e de produção, o uso de softwares e assim por diante.
Dessa maneira, uma boa indústria é formada por um bom sistema elétrico, de modo que não ocorra falhas.
Para isso, toda indústria deve ter uma consultoria com a engenharia elétrica e seus profissionais (eletricista ou engenheiros elétricos), de modo a favorecer os processos existentes.
Assim, é necessário conhecer os componentes elétricos que constituem uma indústria, seus usos e suas funções, para que assim se identifique o que sua empresa precisa para que a operação fique mais otimizada e mais uniforme.
Componentes elétricos industriais
Os componentes elétricos fazem com que a corrente elétrica consiga trabalhar de forma mais eficiente, de modo a criar fluxos de energia capazes de fazer quantidades de acontecimentos em série favorecendo os processos de produção, como os conectores e terminais eletricos.
Assim, os profissionais da elétrica foram descobrindo diversos tipos de propriedades de modo a criar componentes que ajudam na manutenção dessa carga elétrica. Temos então como principais componentes industriais:
- Sensores;
- Capacitores;
- Transformadores;
- Osciladores;
- Díodos e outros.
Os capacitores
Os capacitores nada mais são que um componente eletrônico muito usado nos chamados circuitos elétricos e são formados por duas placas condutoras, chamadas de armaduras. Essa armadura é composta por um tipo de material isolante conhecido como dielétrico.
Os capacitores tem funções distintas pois há tipos específicos para cada tipo, como: capacitores esféricos, capacitores cilíndricos, capacitores planos e ouros.
Apesar de serem diferentes, os capacitores tem uma função básica que é ajudar no descarregamento e carregamento de cargas elétricas e são importantíssimos na reparação de placas eletrônicas.
Por ter a característica de carregamento e descarregamento de cargas, tem grande usabilidade nos chamados circuitos retificadores e também nos chamados divisores de frequência.
Um exemplo disso é a rádio, que para fazer a troca de estações transforma correntes alternadas em contínuas.
Dessa maneira, o capacitor eletrolítico é muito aplicado nos circuitos em que há uma corrente contínua. Por esse motivo ele é polarizado. Assim, são importantes para algumas funções da engenharia civil.
Os sensores
Os sensores são importantíssimos equipamentos que usam energia elétrica e possuem diversos tipos no mercado, sempre cada um com um tipo de função.
Os sensores são extremamente importantes para os processos de automação, tanto na indústria como no comércio.
Os sensores são importantes na medição de diversos elementos, como no controle da pressão, na monitoração de processos, fazendo com que se identifique uma solução adequada e que se compare ao problema.
Os sensores mais usados na indústria são os chamados sensores de pressão, que controlam diversos processos, além de conseguir determinar inúmeros sentidos como volume, densidade, vazão e outros.
Arduino
O arduino nada mais é que um tipo de plataforma eletrônica e possui uma forma de quantidade grande de sensores e também componentes, sendo fáceis de usar.
Outros tipos de equipamentos elétricos
Existem outros equipamentos elétricos que são importantes para os processos industriais, como:
Os transformadores
Os transformadores fazem parte do conjunto do componente elétrico, que ajudam na conversão de diversos correntes elétricas.
Assim, ocorre uma conversão da tensão, de 110v para 220v e vice-versa. Assim, os transformadores são indispensáveis em variadas instalações elétricas ajudando na regulagem de voltagem.
Os relés
Também fazem parte dos conjuntos de componentes industriais, que ajudam na função de ligação dos contatores, fazendo o acionamento dos circuitos elétricos, isolando diversas correntes quando não é necessária no processo.
Os reatores
Dentro do quadro elétrico industrial, os reatores são importantíssimos no acendimento das lâmpadas, pois minimizam a corrente elétrica, fazendo a diminuição das tensões, garantindo o funcionamento das lâmpadas. Assim, com o uso desses reatores é possível a redução do consumo de energia.
Dessa maneira, conseguimos compreender que os componentes elétricos são de suma importância para o desenvolvimento da indústria e na otimização dos seus processos de produção e de operação.