O setor industrial conta com diferentes materiais nas composições das máquinas e dos sistemas de elétrica, hidráulica e de gases, que fazem o abastecimento de todo um processo de fabricação.
Emendas que utilizam a borracha, como material de vedação, para não escapar nada, e ainda manter protegido o ambiente. Correntes de metal, para fazer a transposição das plataformas de linha de montagem, em todo o chão de fábrica.
As ligas metálicas estão presentes em diferentes peças e ambientes, transformadas por meio da usinagem, com o uso de torneiros mecânicos e ferramentas desenvolvidas para a transformação necessária, conforme as tarefas se apresentam.
Algumas matérias primas se apresentam com maior capacidade de transformação, com diferentes empregabilidades, nos mais variados setores possíveis dentro de uma indústria, e até mesmo em objetos que são utilizados no comércio e em materiais domésticos.
Bronze e suas diferentes aplicações
Com características próprias que promovem melhor condução elétrica e de calor, o bronze é um metal que pode ser aplicado em diferentes composições, pois sua maleabilidade permite moldagens seguras, com diferentes formas e tamanhos, sem perder a resistência contra corrosão ou desgaste superficial.
Tanto peças para a utilização em oficinas, linhas de produções, há coroações aplicadas na movimentação das máquinas conta com este tipo de material, para manter uma longa vida útil.
Formado por uma junção do estanho e do cobre, que são misturados em um forno de alta caloria, a liga de bronze pode receber outros metais na composição, para poder ser utilizado em diferentes ambientes, com maior ou menor aplicação de calor e elementos químicos em tubos formados por sistemas, formados por este tipo de metal.
Se houver a necessidade de trabalhar com cargas elevadas, este tipo de material é o mais indicado.
Entre suas características principais, o bronze pode ser alterado conforme a aplicação, e por isso é um dos materiais mais utilizados, em todos os segmentos. Das vantagens que podem ser destacadas, estão:
- Resistência ao atrito, mantendo o engraxe;
- Coloração pode ser alterada, conforme tratamento a peça;
- Conduz calor e eletricidade com eficiência;
- Maleabilidade permite desde fios até grandes estruturas.
Nos trabalhos realizados pela fundição de bronze em SP, os profissionais trabalham a ductilidade de forma eficiente, utilizando a propriedade mecânica apresentada por este tipo de material, pois ele apresenta uma maleabilidade que não se deforma com facilidade, sem perder a resistência, apesar de esticado e formatado de acordo com as necessidades do material.
Aplicações em áreas diversas
Por ser um material que apresenta uma acústica relativamente característica, com timbres variados, conforme a espessura aplicada, e a forma em que é trabalhado, e misturando metais em composições diferenciadas, este material pode se transformar em instrumentos musicais de metal, como trompetes, saxofones e clarinetas.
Até mesmo os sinos que badalam no alto das igrejas são formados, na maior parte, por bronze, pois a acústica reverbera de forma ondular, alcançando longas distâncias, conforme a necessidade de aplicação.
Na indústria, esta característica aplicada à produção de som, se traduz em um conforto acústico dentro das fábricas, pois todo material que é transportado, nos sistemas fabricados com este material, não passa por atritos, mais comum em outros ligamentos de metais.
As engrenagens que são fabricadas com o bronze SAE 65 recebem menor atrito, também, e são mais silenciosas, quando trabalham em conjunto, dentro de uma máquina industrial.
Neste ponto, é importante ressaltar que muitas empresas aplicam este tipo de material para atender às normas de segurança do trabalhador, com ambientes menos ruidosos, e o atendimento ao uso de equipamentos de segurança individual e coletivo.
Apesar da aplicabilidade do bronze, outro material que é muito utilizado, tanto na indústria, quanto em objetos que podem ser encontrados em residências, para o uso doméstico, está o latão.
Ele está presente nos cadeados, promovendo a segurança residencial, assim como em arames que permitem cobrir uma área rural, como sítios e fazendas . Está na indústria automotiva, como rodas para carros e outros equipamentos da motorização dos veículos.
Além de todas estas aplicações, estes dois materiais, bronze e latão, possuem um custo-benefício alto, que pode ajudar em planejamentos no setor industrial, assim como no uso de materiais que são de uso comum em residências e comércios.
A sustentabilidade também está atrelada ao seu uso, pois ambos podem ser reciclados e reutilizados em diversos produtos.