A indústria, em todos os setores, lança mão de vários tipos de tecnologias, mecanismos, equipamentos, produtos e objetos de diferentes utilidades, para poder transformar insumos em bens de consumo duráveis ou não duráveis.
Para que isso aconteça, é necessário o auxílio de vários equipamentos mecânicos, elétricos, eletrônicos entre outros, todos com a finalidade de auxiliar e otimizar os processos de produção e diminuir o desgaste do agente humano durante a produção.
Outro detalhe importante sobre as tecnologias utilizadas na indústria é a composição material dos equipamentos utilizados. Esse é um item primordial para que o desgaste humano seja menor. Por isso muito se faz em torno desse tema para evitar a fadiga de mão de obra.
Materiais importantes e desenvolvimento tecnológico
Um dele é o Policarbonato alveolar é um material com cavidades ocas, ao longo de sua estrutura, que reduzem consideravelmente o seu peso, na hora da confecção e no produto final produzido com ele. Veja alguma das vantagens de usar esse material:
- Ótima transmissão de luz (espectro de transmissão de luz visível);
- Rápida instalação e economia na estrutura;
- Material leve (86% mais leve do que o vidro);
- Alta resistência ao impacto.
Muito utilizado em toldos, sua tecnologia permite uma ótima quantidade de transmissão de luz ao ambiente. Também muito usado para domos, jardins de inverno, passarelas, clarabóias, entre outros.
Outro bom diferencial é o preço a se pagar pelo material, pois é um material de qualidade que apresenta durabilidade e resistência; além de estar disponível em várias cores.
Um pouco mais caro que o alveolar, o Policarbonato compacto é um dos materiais mais nobres do tipo, apresentado ao mercado.
Alta resistência ao impacto além de muito leve e mais barata que o vidro, sendo uma ótima opção para quem trabalha no ramo da construção civil. Resistente às altas temperaturas, não propagando as chamas em um princípio de incêndio, por exemplo.
Além de muito utilizado no ramo da construção civil, como uma alternativa mais barata ao vidro, também pode ser usado na criação de displays de comunicação visual interna, as placas usadas para aviso de banheiro feminino ou masculino.
Outros materiais importantes
Tanques de polietileno, são amplamente utilizados na indústria, apresenta alta durabilidade. O polietileno é um dos materiais plásticos mais importantes da atualidade e possui 5 diferentes variações:
- O polietileno de alta densidade;
- Baixa densidade;
- Linear de baixa densidade;
- De ultra alto peso molecular;
- De ultra baixa densidade.
Além de apresentar resistência ao impacto, boa flexibilidade o polietileno em todas as versões citadas anteriormente são recicláveis.
A maior parte do consumo da produção de polietileno está nas embalagens plásticas. No entanto, há outra versão muito conhecida dos brasileiros que são os Tanques de polietileno.
São as famosas caixas d`água, presente nas casas de todos os brasileiros; basta passar por uma residência e olhar para o alto que, você enxergará uma no telhado de alguém.
Variações de tanques
Outros tipos de tanques muito utilizados, principalmente em cidades pequenas onde o fornecimento de água é mais escasso, devido a distância, principalmente algumas residências que estão muito longe das grandes cidades e dos centros de abastecimento, é a cisterna.
Comumente utilizada em casas de cidades longínquas, para armazenar água de chuva ou água potável, para utilização nas casas, essas peças são de muita valia também nas indústrias.
Com capacidades diferenciadas para tipos diferentes de necessidades, as versões para a indústria atendem a mesma finalidade para que são são utilizadas em casas: o armazenamento de água; seja por caminhões-pipa ou outros meios.
Podendo ter capacidades cima dos 200 m3, a cisterna atende a vários tipos de necessidades, principalmente as industriais que podem armazenar águas de reúso.
As cisternas, também podem ser feitas de concreto, mas são muito mais pesadas que as de polietileno. Mas, ainda é uma opção, vai da preferência de cada um.
Em todos os tempos, contando as limitações tecnológicas, tanques e cisternas sempre foram adaptados para a captação de água, que é uma das necessidades básicas primordiais do ser humano, que não vive mais do que três dias sem água.
São todas ideias simples, que inicialmente atendiam a necessidades básicas, mas que foram se aprimorando tecnologicamente com o tempo. Seja qual for o equipamento necessário, sempre haverá um que atenda a sua necessidade.