O desenvolvimentos tecnológico industrial é uma realidade constante, no setor. Todos os anos, são apresentadas novas tecnologias cuja função é otimizar os processos de produção, bem como diminuir riscos de segurança nos processos de produção e o desgaste do agente humano, nos processos de produção.
A indústria conta com uma série de maquinários, aparelhos, inteligências artificiais e reguladores para operar processos produtivos, sem falhas mecânicas ou atrasos na produção.
Normalmente, os reguladores estão sempre associados a segurança e controle, porque máquinas e aparelhos industriais precisam de controle e regulagem constantes durante as operações, para que não ocorram acidentes de qualquer tipo.
Reguladores
Um do aparelhos que realiza processos de controle e regulação de máquinas industriais de extrema importância, são os manômetros, que controlam grandes aparelhos, mantendo o seu equilíbrio interno durante o funcionamento.
Alguns aparelhos na indústria onde os manômetros são utilizados:
- Caldeiras;
- Compressores;
- Tubulações de gás:
- Equipamentos pneumáticos.
Um modelo de regulador industrial bastante utilizado é o: manômetro com glicerina. Muito utilizado em equipamentos pneumáticos, a glicerina presente no equipamento tem o objetivo de manutenção do aparelho.
Especificamente, a glicerina evita o desgaste das peças e aumenta a vida útil do aparelho, evitando o retorno brusco do ponteiro, causado por golpes na linha ou vibrações.
Existem dois tipos de manômetros: de baixa pressão e alta pressão. Os de baixa pressão trabalham com compressores de ar, equipamentos pneumáticos e tubulações de gás.
Ficam acoplados ao cilindro e fazem a medição da pressão dentro da máquina. Os de alta pressão trabalham em equipamento como bomba a diesel, hidrojato, equipamentos de alta pressão.
Conjunto lubrifil é outro importante aparelho utilizado na indústria, pois além de ser um regulador pneumático para aparelhos de filtragem, também mede a pressão interna que está circulando dentro desses aparelhos.
Também realiza a retenção de partículas sólidas e outros fluidos. Esse aparelho possui regulador e também um manômetro, que auxilia no controle de pressão do ar comprimido e outros gases dentro do maquinário.
Otimizadores de processos
Estufa de cura é um equipamento de vital importância para a indústria, principalmente pela sua capacidade de otimização de processos.
Esse maquinário acelera reações e em altas temperaturas e realiza processos de pintura e secagem em pinturas, por exemplo, permitindo a continuidade dos trabalhos com mais agilidade.
Disponível em várias formas, modelos e tamanhos, além de ser amplamente usada em vários setores da indústria, essa estufa está muito presente no setor automotivo, principalmente sua utilização em oficinas para secagem de tintas de peças restauradas pelo serviço de lanternagem e pintura realizada em automóveis.
Outro produto utilizado nas indústria e também para a realização de trabalhos domésticos são os pulverizadores. Um pulverizador possui inúmeras possibilidades de uso seja para molhar plantas no jardim de uma casa ou para pintar veículos nas indústrias de maneira que a tinta seja uniformemente distribuída nas peças.
Pulverizadores são práticos, não sujam o operador do equipamento e não fazem sujeira no ambiente onde está sendo usado. Com as mais variadas formas e tamanhos, para uso industrial ou não, o preço da peça está de acordo com a finalidade de uso, além o material de composição da sua estrutura.
Além de também ser amplamente utilizado na agricultura e na pecuária, na administração de remédios sobre plantações, por exemplo, para prevenção ou eliminação de pragas que tanto trazem prejuízo econômicos aos agricultores,
Pequenos inventos tecnológicos são de grande valia para uso em máquinas indústria. O controles e regulação desse tipo de máquinas são essenciais para alcançar, cada vez mais, a perfeição na produção de todos os tipos de produtos.
Sem falar na segurança que é fundamental para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e tranquilo. Profissionais capacitados para o controle e manutenção desses equipamentos são fundamentais para garantir o bom andamento dos processos e a tranquilidade de todos, quanto ao uso de máquinas e equipamentos.
O objetivo principal que deu inicio ao desenvolvimentos dessas tecnologias foi a necessidade de otimização de processos produtivos, para que sejam realizados em menos tempo e com menos desgaste da mão de obra, além de garantir segurança e facilidades.
Todos os pequenos mecanismos ou grandes máquinas, presentes na indústria, são de grande valia. Mesmo pequenos, pesa sobre esses aparelhos grandes responsabilidades.
Sejam reguladores ou otimizadores, precisam funcionar muito bem para que atendam à finalidade para o qual foram adquiridos e desenvolvidos. A indústria também é feita de pequenos equipamentos que exercem grandes funções.