Os cuidados com o meio ambiente são ações muito importantes para manter os recintos com condições habitáveis para a vida animal e humana e garantir que os recursos naturais possam continuar existindo.
A questão do descarte de lixo é um assunto muito importante e que gera muitos debates, em relação à produção do mesmo.
As atividades econômicas e sociais e os seus processos produtivos, geram uma grande quantidade de resíduos, que em muitos casos possuem um processo de descarte incorreto, em lugares que não são os adequados para o tipo de lixo.
Essa atitude, cria situações de poluição no ar, rios, lagos entre outros, que geram o comprometimento dos recursos naturais.
A importância do descarte correto
A destinação incorreta de resíduos ainda é um dos grandes problemas da área ambiental. O descarte de lixo em aterros sanitários ainda é considerado uma questão complexa, mas, as pessoas diariamente praticam o descarte errado.
Esse fator aumenta o trabalho das pessoas que atuam na área de tratamento de resíduos, além de comprometer alguns elementos, peças e recipientes que podem ser reutilizados várias vezes, evitando o acúmulo de lixo.
Um processo muito simples e que pode ajudar a controlar a produção de resíduos é praticar o consumo consciente, ou seja, comprar apenas o que se precisa e não por impulso, usar as embalagens de produtos que tenham o refil, assim evita uma quantidade excessiva de potes ou recipientes.
Praticar a ação de reciclagem, ou seja, separar os resíduos por grupos: alumínio, papel, plástico, vidro e orgânico.
A coleta seletiva tem o benefício de ajudar o planeta, dando o destino correto ao lixo e ainda gera empregos e novas oportunidades para as cooperativas de reciclagem e a possibilidade de reutilização de algumas coisas, criando uma logística reversa.
Alguns tipos de lixos, exigem um processo de descarte diferenciado, para evitar problemas de contaminação que possam prejudicar a saúde das pessoas.
Em situações deste tipo, a incineração de resíduos é a melhor solução para dar um destino correto ao lixo e garantir a segurança da sociedade e do meio ambiente.
O processo de incineração funciona com um processo de destruição térmica que acontece sob altíssimas temperaturas. Essa técnica é usada em resíduos de grande periculosidade e que precisam de uma destruição por completo para garantir segurança.
Existe uma divisão que ajuda as empresas a entenderem quais são os tipos de resíduos que precisam de incineração:
- Defensivos agrícolas e as embalagens de armazenamento;
- Resíduos orgânicos clorados e não-clorados;
- Zoonoses;
- Resíduos de serviço de saúde;
- Químicos e reagentes;
- Resíduos que são contaminados com hidrocarbonetos;
- Resíduos da indústria de cosméticos e farmacêuticas.
As principais vantagens da incineração são: eliminação da periculosidade, controle da emissão atmosférica, destruição total de resíduos de difícil descarte, além da segurança durante toda a operação.
Como funciona o descarte de resíduos líquidos
Os resíduos são divididos em várias categorias para facilitar os processos de descarte. Os resíduos líquidos também precisam passar por um processo de descarte para evitar a contaminação dos lagos, mares e rios.
O lauril éter sulfato de sódio, por exemplo, é um tipo de detergente muito usado na fabricação de sabonetes, shampoos, cremes dentais e outros produtos de higiene.
O lauril necessita de um descarte adequado, pois, pode causar problemas de pele se as pessoas tiverem contato com essa substância na sua forma pura.
A glicerina é um composto muito usado nos processos de fabricação de cosméticos e produtos químicos, porém, a questão do descarte da glicerina ainda é um pouco complexa, pois, ainda é incerta, mas, o resto que não é mais utilizado, pode ser armazenado em embalagens até ser decidido o que deve ser feito. Esta é uma forma de evitar a poluição dos recursos hídricos.
Os tensoativos aniônicos são substâncias que conseguem manter a emulsão de produtos domésticos. Os tensoativos podem ser misturados em qualquer produto inflamável ou não detectável quimicamente, ou seja é uma substância muito versátil na produção de produtos utilizados diariamente.
Alguns processos de incineração utilizam algumas substâncias para conseguir realizar o tratamento e depois o descarte correto para não prejudicar o meio ambiente.
O cloreto de magnésio é um sal que possui inúmeros benefícios para a saúde. É muito consumido em cápsulas e em casos, do prazo de validade estar ultrapassado, é muito importante realizar o descarte correto, ou seja, procurar um local que possa receber remédios que não possuem utilidade, para evitar problemas ao meio ambiente.
Isto posto, realizar o descarte de resíduos de forma correta, é uma maneira de evitar problemas e impactos ao ambiente, além de cuidar dos recursos naturais, que são muito importantes para a vida humana e animal no planeta.