As indústrias, assim como em qualquer outro tipo de empresa, necessitam de energia elétrica para o pleno desenvolvimento de suas atividades cotidianas.
Mas, por se tratar de um tipo de negócio que utiliza uma proporção maior de eletricidade, uma indústria deve ser constituída de uma boa rede elétrica, com uma fiação elétrica que seja capaz de suportar a sua grande demanda.
Conheça bem a demanda da sua indústria
O passo principal para requerer um sistema elétrico que supra a sua demanda, é conhecer a sua indústria. O perfil das máquinas, influenciará na escolha do tipo de sistemas.
E, também do tipo de resistência elétrica que será necessário para cada máquina, alí presente. A utilização de grandes máquinas, com grandes potências, faz com que as indústrias consumam uma quantidade muito maior de energia.
E essa demanda, deve ser entendida pelos proprietários, de modo a contratarem uma das empresas de instalações elétricas, empresa que pode produzir a resistência elétrica.
Esse tipo de empresa, é especialista na configuração de sistemas elétricos para grandes demandas, como é o caso das indústrias.
E poder contar com uma empresa qualificada, pode evitar problemas nas instalações e, por consequência, no maquinário.
A empresa ficará responsável por estruturar um projeto elétrico, que atenda às especificações de cada equipamento, além de poder indicar quais são as resistências elétricas industriais mais indicadas.
O que são resistências elétricas?
As resistências elétricas industriais, podem ser definidas como um tipo de circuito ativado ao receber diversos impulsos elétricos, aquecendo-se.
A partir de seu aquecimento, as resistências elétricas podem ser utilizadas em diversos tipos de máquinas, como:
- Estufas;
- Aquecedores;
- Fornos;
- Tanques específicos;
- Máquinas para aquecimento de substâncias (direto e indireto);
- Entre outras;
É um fato apontar que as resistências elétricas industriais são altamente versáteis e possuem modelos específicos para cada tipo de aplicação.
E devido a isso, pode ser encontrada sendo utilizada em vários segmentos da indústria, como: alimentício, químico, metalúrgico, transformador de plásticos, etc.
Tipos de resistências elétricas existentes no mercado
Como mencionado, cada aplicação requer um tipo específico de resistência elétrica, sendo que cada uma das resistências são fabricadas com materiais distintos, próprios a cada modelo.
Entre os tipos de resistência disponíveis, é possível destacar alguns mais comuns de serem encontrados:
1. Coleira
O modelo de resistencia coleira, possui esse nome devido ao seu formato e aplicação, sendo utilizado no entorno de objetos cilíndricos, em máquinas que necessitem de aquecimento, como, por exemplo, os flanges e cabeçotes.
A resistência coleira funciona da maneira correta, apenas quando instalada diretamente em contato com a superfície, que necessita ser aquecida e com o auxílio de fixadores adequados.
2. Tubular
É um modelo de resistência muito vantajoso, já que, devido ao seu formato, pode ter um leque amplo de aplicações.
Pode ser utilizado em diversos tipos de aquecedor elétrico, para o aquecimento de substâncias líquidas do ar ou, até mesmo, de materiais sólidos.
A resistência tubular é fabricada em material de alta qualidade, dispondo de uma cobertura anticorrosiva e que não libera substâncias contaminantes durante sua atuação.
3. Cartucho
Possuindo um destino específico para a indústria de plásticos, a resistência tipo cartucho é empregada no aquecimento (direto ou localizado) no processo de prensagem, na extrusão de componentes plásticos e no aquecimento de moldes de injeção plástica.
4. Cerâmica
Esse modelo é tido como um dos mais resistentes, visto que sua composição em cerâmica traz uma alta durabilidade e perfomance.
A resistência cerâmica é muito versátil, podendo ser modificada pelo usuário, desde que essa alteração não atrapalhe o seu pleno funcionamento.
5. Mica
Muito utilizada por diversas empresas, a resistência mica é nomeada desta forma, por seu principal material de composição, a mica (micanite). Dispõe de total segurança em sua utilização, sendo, também, adaptável ao tipo de aplicação.
6. Microtubular
A resistência microtubular, foi confeccionada com a missão de substituir a resistência mica, devido a constante queima e o não suprimento das necessidades de aquecimento.
É muito vantajosa quanto empregada em pequenas áreas, por dispor de uma grande potência e também maior durabilidade. Seu uso é indicado para câmaras quentes e bicos de injetoras.
No mercado industrial, é possível encontrar muitos outros modelos de resistências, para cada necessidade específica.
Cabe ao comprador entender a necessidade de suas máquinas e encontrar o melhor fornecedor, adquirindo assim, um produto de qualidade, com um ótimo custo-benefício.