Uma parte muito importante das indústrias são os tubos e conexões que servem para transportar e distribuir os gases, óleos, vapores, lubrificantes e líquidos industriais de maneira geral.
As conexões, como o próprio nome sugere servem como elos entre os tubos, permitindo que os sistemas sejam compostos com variações de formatos e evitando a perda de produtos e materiais.
Além de permitir a formação de um sistema mais dinâmico e otimizado com os formatos que sejam mais funcionais para as indústrias.
As conexões industriais são utilizadas desde os sistemas mais comuns como as tubulações de água, encanamento de gás e sistemas de rede de eletricidade aos mais segmentados:
- Indústrias de processamento;
- Indústrias químicas;
- Indústrias farmacêuticas;
- Refinarias;
- Indústria petroquímica;
- Indústrias alimentícias.
Além dos exemplos citados, as conexões são elos aplicados em todos os sistemas de tubulações presentes nas indústrias e seus equipamentos e maquinários.
Tipos de conexões tubulares
Utilizados frequentemente nas fábricas as conexões são desenvolvidas e aprimoradas, para terem um melhor aproveitamento dentro das funções desenvolvidas, durarem mais e serem mais resistentes, prolongando a vida útil desses acessórias.
Atualmente as conexões mais utilizadas são constituídas de materiais ferrosos como as conexões de ferro galvanizado, aço carbono e aço inox.
As conexões de ferro galvanizado são mais resistentes a oxidação, processo responsável pelo enferrujamento das peças de ferro, porque a galvanização consiste em uma proteção com zinco tornando-as mais resistentes.
São mais presentes em sistemas de alta e baixa pressão pois são maleáveis, como as redes de água e esgoto.
As conexões em inox também são mais resistentes a oxidação, mas são mais utilizadas em ambientes mais extremos nos quais os produtos que circulam nesses locais possam acelerar o desgaste nas peças como os produtos corrosivos.
Isso porque o alumínio inox foi desenvolvido com a tecnologia que permite mais durabilidade ao produto.
Outras características presentes nos tubos e conexões inox às industrias são o valor estético e a facilidade de mantê-los limpos e higienizados, por essas características isso os torna preferencia nas fábricas de produção alimentícias e nos bares e restaurantes que também atuam com a produção e comercialização de alimentos.
O inox também contribui com o desenvolvimento sustável, pois são materiais que podem ser totalmente reciclados, além disso o fabricante de conexões em aço inox consegue fornecer um produto personalizado, atendendo todas as demandas e especificações que o cliente precisa que o produto possua.
As conexões em aço carbono, devido as caraterísticas que o produto possui são mais aplicadas em produtos não corrosivos como água gelada, gases não corrosivos e vapores. Além disso, constituem os sistemas contra incêndio na maioria das indústrias.
Conexões Elétricas
O sistema de eletricidade construídos em espaços domésticos e indústrias precisam de elos para o prolongamento dos fios e transporte da energia a todos os pontos necessários.
Nessa área as conexões são chamadas de conectores que estabelecem as mesmas funções das conexões em sistemas diferentes.
O conector de conexão automática wago estão disponíveis no mercado com dois a cincos polos compatíveis com os cabos rígidos, semirrígidos e flexíveis.
Utilizados em várias produções de objetos e projetos, como luminárias, ventiladores e emenda para as tomadas, esse conectores realizam duas funções ao mesmo tempo sendo elas a conexão e o isolamento de fios.
Dessa forma eles podem unir diversos fios e aos mesmo tempo isolar para que acidentes e danos que aceleram o processo de desgaste e vida útil dos fios não ocorram.
O conector wago borne de emenda pode ser ainda de torção que tem diferentes cores e tamanhos, pois cada um suporta uma corrente elétrica diferente indo de 21 até 68 amperes, por isso no momento da compra é importante consultar um especialista para ter o produto mais indicado e adequado, mas são utilizados com frequência em caixas de passagem e emenda de tomadas.
E o conector de porcelana, muito comum no mercado é mais indicado para emendas em locais com alta temperatura, como os chuveiros, por terem como característica um bom isolamento térmico.
Tanto os conectores quanto os tubos e conexões são essenciais aos sistemas elétricos e de condução de substâncias dentro das industrias, por isso há muitos modelos disponíveis no mercado.
Utilizando cada modelo de forma otimizada as indústrias conseguem produzir mais, possuir sistemas mais resistentes, sustentáveis, seguros e econômicos, aumentando também a qualidade da produtiva e dos serviços e produtos ofertados.