Instalações elétricas industrias: saiba a sua importância

Dentre as descobertas revolucionárias feitas pelo homem a eletricidade é uma delas. Responsável por prover energia elétrica e luz aos lares, com o desenvolvimento das técnicas de sua produção e geração a energia passou a ser aplicada para o funcionamento de diversas máquinas, equipamentos e acessórios.

A sociedade atual utiliza a energia para realizar atividades cotidianas, desde as mais simples as mais complexas. Assim ela é uma necessidade de todas as pessoas, tanto em ambientes pessoais quanto profissionais.

A indústria que tem como característica a reprodução em grandes quantidades e de forma constante também precisa que o sistema de energia elétrica seja eficiente para que a linha de produção não seja paralisada e danos não sejam causados.

Instalações Elétricas

Sendo um serviço essencial à indústria a energia elétrica precisa ser distribuída atendendo às necessidades de cada setor, dessa forma o projeto precisa ser estruturado e executado por profissionais da área e que respeitem as normas de elaboração e proteção dos trabalhadores.

Garantindo um procedimento cuidadoso e profissional, as instalações elétricas são definidas pelas junções dos elemento elétricos considerados fundamentais para o operação eficiente de todos os sistemas internos e de seus circuitos.

O serviço de instalação eletrica ocorre de acordo com o projeto elétrico, mas são compostos por meio das fontes de eletricidade, que por sua vez, são formadas por uma rede complexa de postos que carregam a energia até o interior das fábricas.

Cada indústria possui uma constituição única e atua em um determinado segmento industrial, dessa forma os projetos que seguem normas e padrões, são montados e distribuídos de acordo com a necessidade de cada cliente, por isso o preço de instalação eletrica por ponto varia de projeto para projeto, de empresa para empresa.

As vantagens de uma boa rede elétrica é que os gastos com contas de luz e manutenções são diminuídos, a manutenção preventiva é mais simples de ser executada e o nível de segurança no local é reforçado agregando valor á organização, sua marca e produtos.

Painéis Elétricos

Presentes nos projetos e nas instalações os painéis elétricos industriais são fundamentais, pois todo o controle elétrico é constituído dentro dele.

Sendo uma estrutura desenvolvida semelhante a um quadro ou caixa de energia os materiais utilizados são as placas metálicas contendo as dobras para formação de uma porta para manter sempre fechado e aberto só quando necessário.

Essenciais para automação das empresas, a montagem de painéis elétricos ocorrem de acordo com as normas NR 5410 e NR 10.

Os painéis podem ser locadas em um mesmo lugar, porém cada um deles é responsável pelo fornecimento de energia em cada região do estabelecimento, pois contribui para controle e para correta distribuição da energia.

Dentro dos painéis há:

  • Disjuntores;
  • Cabos;
  • Fios;
  • Fusíveis;
  • Unidades de proteção.

Todos eles dispostos de formas corretas e isoladas conseguem promover a distribuição da energia bem como a segurança do sistema, dos funcionários que atuam dentro das fábricas e de toda a comunidade ao entorno, visto que os acidentes possuem chances menores de acontecerem.

Manutenções

Já mencionada no texto as manutenções são procedimentos padrões e essenciais às empresas. Classificadas em três categorias as manutenções elétricas podem ser: corretiva, preventiva ou preditiva.

A primeira delas é responsável por consertos e reparos quando já há um problema identificado na parte elétrica, trabalho minucioso realizado pelos técnicos para identificação e solução do erro.

É um dos modelos mais urgentes e como ocorrem somente quando há danos não há uma periodicidade.

A manutenção elétrica preventiva ocorre regularmente em todos os setores e lugares que há eletricidade para evitar que problemas e danos em peças, fiações e sistemas aconteçam, ou seja, como o nome sugere ela previne acidentes.

Esse método evita que gastos maiores sejam realizados também.

Por fim, há a manutenção preditiva que faz usos de softwares e equipamentos de prevenção e medição para controlar a parte interna dos sistemas elétricos industriais.

Ocorrendo regularmente também, um dos aparelhos utilizados é o sensor indutivo analógico aplicado com alguns propósitos ele pode ser utilizado para medir velocidade, detectar materiais de baixa resistência mecânica e contar peças.

Desenvolvendo e aplicando um projeto completo de todas instalações elétricas com o auxilio de empresas e profissionais especializados é possível ter uma rede de distribuição e utilização da energia de forma correta, econômica, produtiva e segura.

Por meio do uso dos equipamentos corretos tanto na elaboração quanto na manutenção da rede, sendo assim um investimento com amplo retorno institucional.