A indústria é essencial ao desenvolvimento da sociedade. Servindo como um indicador de crescimento econômico e social, elas atuam em todas as áreas essenciais a população. Presentes desde o século XVIII na sociedade, elas foram evoluindo e se adaptando conforme as necessidades, demandas e transformações que ocorrem com o passar dos anos.
Atualmente, as principais característica da indústria moderna, ou indústria 4.0, é a automação de todos os processos e sistemas, desde os mais simples até os mais complexos. Atrelado a internet das coisas, as fábricas passam a ser cada vez mais modernas e atualizadas.
Mesmo produzindo produtos em áreas diversas, há alguns elementos que são essenciais a maioria delas. Com isso, compreender todas as suas estruturas e sistemas de funcionamento contribui para a criação de ambientes mais seguros e produtivos.
Compressor de ar comprimido
O compressor de ar comprimido são dispositivos que convertem energia elétrica ou a diesel em energia potencial, armazenada de forma pressurizada.
Em outras palavras, o compressor é um equipamento eletromecânico capaz de captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão em seu próprio reservatório, aplicado sempre que é preciso aumentar a pressão do ar.
Aplicados em várias atividades, as suas características físicas e especificações estruturais variam muito de acordo com a atividade desenvolvida por eles. Atualmente há as seguintes áreas de aplicação:
- Serviços ordinários;
- Sistemas industriais;
- Processos;
- Refrigeração;
- Serviço de vácuo.
Os serviços ordinários compreendem o jateamento, serviços de limpeza, serviços de pintura e acionamento de pequenas máquinas pneumáticas, são modelos fabricados em série e tem baixo custo aos consumidores.
O industrial é para o suprimento de centrais de ar e são construídos em modelos maiores, por conta da estrutura atendida.
O compressor para gás e processos são os mais específicos e toda a sua estrutura e montagem são mais especificas e personalizadas para atender as demandas de cada cliente.
Os de refrigeração e de vácuo também são desenvolvidos para processos específicos, operam com fluidos em condições de sucção.
Uma peça comum a todos os modelos são os engates rápidos para ar comprimido que tem como principal função a vedação dos fluidos de ar para que não ocorra a perda de potência aos sistemas, garantindo um consumo mais baixo de energia, uma vedação mais ergonômica o possibilita um fechamento mais prático e simples aos trabalhadores.
Utilizado nos sistemas de ar comprimido, eles se fazem presentes até no secador de ar comprimido por absorção que são utilizado em diversos equipamentos e possibilitam uma secagem mais rápida devido a pressão e temperatura que ele opera e atua nos processos de absorção do conteúdo recolhido.
Ventilador adiabático
Equipamento aplicado nas industrias com o objetivo de renovar o ar do local, além de realizar a filtração e resfriamento do ambiente, tornando-os menos nocivo e melhorando a saúde e bem-estar dos trabalhadores.
A utilização do ventilador adiabático nos setores é necessária e quase obrigatória, pois a maioria das indústrias são estabelecimentos fechados com pouca ventilação e circulação do ar.
Com isso, os ventiladores evitam que problemas de poluição dentro das fábricas possam prejudicar a vida dos trabalhadores e também a qualidade e vida útil dos equipamentos.
Dessa forma, evitam paralisações indesejadas e problemas judiciais e inconformidades legais.
Eliminador de gotas
Presentes em diversos sistemas e máquinas, o eliminador de gotas em polipropileno é um acessório composto por um conjunto de lâminas e tem como função reter os líquidos que são arrastados pelo fluxo de ar, sendo úteis também em torres de resfriamento e lavadoras de gases.
Sem aplicação dessa ferramenta aos equipamentos e sistemas é possível provocar danos como a corrosão, erosão e redução da vida útil dos conjuntos mecânicos.
Processos de manutenção
A manutencao industrial é essencial ao setor, pois por meio delas é possível consertar e evitar problemas técnicos em todas as máquinas e equipamentos estruturais da industria.
Complexa, a manutenção dentro da industria ocorre de maneira estratégica e planejada a fim de evitar paralisações desnecessárias que prejudicam toda a linha produtiva.
A fim de atender todas as demandas os processos são divididos de acordo com frequência e importância do equipamento a linha produtiva.
Assim, toda a produção industrial é assistida, tanto no investimentos de máquinas e acessórios que tornam os processos mais seguros quanto na sua preservação e conservação de sua produtividade.