A importância do metal para a produção de peças industriais

O metal é um recurso que está presente na sociedade a muito tempo, sendo aplicado para o desenvolvimento de peças e ferramentas diversas que foram sendo aprimoradas de acordo com o desenvolvimento social e os avanços da tecnologia. Atualmente o metal é utilizado em diversos segmentos indústrias.

Por ser aplicado para a criação de peças e estruturas diversas o metal foi sendo trabalhado de diferentes maneiras, em cada setor, por isso a tecnologia foi aplicada para desenvolver ferramentas que permitam a criação de peças mais sofisticadas, detalhadas e de várias dimensões.

Os processos de transformação e desenvolvimento das peças, também é chamado de processos de usinagem e consiste em todas as etapas que vão desde o corte até a inserção dos detalhes para a formação correta de cada projeto que é desenvolvido por empresas que atuam com este material ou neste setor.

A tecnologia também tornou o processos produtivos mais otimizados, seguros, práticos e dinâmicos, permitindo uma produção em série, com auxilio de máquinas e equipamentos que foram inseridos após a automação industrial que usa toda a tecnologia disponível para aprimorar as indústrias e seus processos.

Assim os metais e suas produções são cada vez mais importantes para o desenvolvimento social e conhecer suas aplicações e processos de transformação são essenciais para ter um diferencial competitivo no mercado de usinagem serralheria metálica, pois os produtos são produzidos com mais qualidade e agilidade.

Saiba quais são máquinas que podem ser um diferencial.

Centro de Usinagem

O centro de usinagem é uma máquina-ferramenta que possui em sua estrutura diversas ferramentas acopladas que permite que os processos de usinagem sejam realizado de maneira automática e programada.

Uma máquina CNC, ou seja, uma máquina programável por meio de uma comando numérico computadorizado, elas são aplicadas em diversas empresas, inclusive na serralheria metálica para a produção de peças diversas e em série.

As ferramentas de corte presentes nesse equipamento são:

  • Broca;
  • Fresa;
  • Alargador;
  • Cabeçotes fresadores;
  • Macho de roscar.

Além do corte, os centros de usinagem servem também para realizar outras operações como a furação, aplainamento, abrir roscas internas e demais operações que são muito importantes para dar forma e dimensão às peças e acessórios que são produzidos com o metal.

Mandrilhadora para metal

Outra máquina muito presente em diversas indústrias que atuam com o metal, a mandrilhadora CNC é uma máquina tecnológica utilizada em processo de usinagem para a criação de peças mecânicas como suporte, rodas, tampas de vedação, carcaças metálicas, bases de acionamentos e peças afins.

O mandrilhamento é um processo da usinagem de pré-furos fundidos ou forjados, no qual tanto a peça quanto a ferramenta podem executar o movimento de rotação.

Dessa forma ela pode ser aplicada tanto na fabricação de peças pequenas quanto bem grandes, pois a variação permite mais agilidade e dinamismo a máquina.

Disco de corte

O disco de corte fino para furadeira é tanto uma peça produzida por processos de usinagem quanto uma peça que ajuda na promoção de cortes metálicos que são essenciais para dar forma às peças metálicas.

Em formatos circulares e bem finos, o disco é um complemento a furadeira e pode ser inserido sempre que cortes precisos são necessários.

Disponíveis em diversos tamanhos e dimensões os discos são utilizados tanto em ambientes domésticos quanto industriais, versáteis e dinâmicos eles tornam alguns processo manuais e mecânicos mais simples, produtivos e qualitativos.

Rebolos

O rebolo para lixadeira é uma peça assim como o disco originária de processos de usinagem e são aplicadas as lixadeiras com o intuito de polir ou afiar as peças, assim estão disponíveis no mercado em diversos tamanhos e formatos e são utilizados, principalmente, aos processos de construção civil e na indústria automotiva.

Além disso, tanto as máquinas quanto as peças que foram citadas no decorrer do texto (centros de usinagem, mandrilhamentos, discos de corte e rebolos) são aplicadas em serralheria de estrutura metálica, pois todas ajudam no processo de criação e desenvolvimento das peças e objetos que são produzidas dentro desse estabelecimento.

Com isso a indústria metálica apresenta a sua versatilidade e suas duas formas de produção a mecanizada e automotiva.

A mecânica são com ferramentas que permitem que os trabalhadores atuem com mais agilidade e qualidade, já as automatizadas atuam automaticamente por meio de programações em softwares e sistemas computadorizados.

Esse modelo também é conhecido com usinagem de precisão por conferir mais precisão aos processos de usinagem das peças e objetos metálicos.