O centro de usinagem, os sistemas elétricos, os equipamentos e máquinas fazem parte dos procedimentos industriais de qualidade e eficiência. Todos esses processos permitem que as indústrias produzam peças e engrenagens fundamentais para que tudo seja estruturado da melhor maneira possível.
A indústria é muito importante para o desenvolvimento de todos os produtos que vemos no nosso cotidiano, desde as indústrias automobilísticas até os mais pequenos produtos eletrônicos.
Neste artigo abordaremos sobre alguns elementos que são fundamentais para que a indústria seja construída com segurança e eficiência, como a elaboração de um projeto eletrico, uso de caldeira entre outros produtos.
A montagem industrial
Para que todos os procedimentos da indústria sejam efetivados é preciso que haja a elaboração de planejamento de montagem industrial.
A montagem da indústria compreende toda a instalação de:
- Equipamentos;
- Tubulações e dutos;
- Sistemas de geração;
- Transformação de energia;
- Sistema de automação de industrial;
- Rosca transportadora.
Assim, neste artigo abordaremos alguns elementos que fazem parte da montagem industrial, possibilitando a eficiência e a segurança.
O projeto elétrico industrial e suas características
O projeto elétrico industrial é uma parte importante dentro da montagem industrial. Este é responsável para a segurança das fábricas e dos procedimentos, de modo que não haja curtos circuitos ou sobrecargas.
Os projetos elétricos industriais são elaborados de acordo com as necessidades das fábricas, o layout da fábrica, e quais máquinas serão usadas.
Com isso é definido o tipo de tensão usada, seja baixa, média (com a instalação da cabine primária) ou alta e também todos os tipos de cabeamento que serão usados.
Os sistemas elétricos industriais possuem como características principais as potências elevadas, capacidade de suportar acionamento de motores simultâneos e a alta tensão.
Cada tipo de empreendimento industrial terá um projeto elétrico específico de modo que as demandas sejam atendidas nos mínimos detalhes.
Algumas informações contidas no projeto elétrico industrial são:
- Divisão dos circuitos elétricos;
- Dados sobre a corrente elétrica;
- Os equipamentos de segurança;
- Uso de cabo de rede blindado.
Caldeiras flamotubular na indústria
A geração de energia dentro dos processos industriais podem ser feitos por um equipamento conhecido como caldeiras flamotubulares. Esse tipo de equipamento recebe essa conceituação porque os gases originários do processo de combustão trocam calor.
Dentro da caldeira flamotubular os gases circulam dentro das tubulações até chegar nas caldeiras, e a água na área externa será aquecida nos momentos propícios. Porém, as caldeiras flamotubulares possuem funcionalidades e algumas vantagens.
Abaixo falaremos sobre alguns tipos de caldeiras flamotubulares.
É necessário relembrarmos que neste tipo de caldeira flamotubular a queima do combustível é feita através dos tubos que são cercados de água. A água destes tubos são transformados em vapor gerando energia. É um processo simples e é usado em larga escala na indústria, mesmo com caldeiras mais modernas.
Falaremos sobre alguns tipos de caldeiras flamotubulares existentes dentro das indústrias.
1. Caldeiras flamotubulares vertical
Neste tipo de caldeira os tubos ficam colocados verticalmente em um corpo cilíndrico fechados por placas conhecidas como espelhos. A
baixo desse espelho se encontra a fornalha interna. Nas fornalhas o aproveitamento que mais ocorre são dos de baixo poder calorífico como as biomassas, serragens, casca de café e amendoim.
Nesta caldeira, os gases passam pelos tubos até a parte superior, transformando-o em vapor de água, ao redor da caldeira. Esse tipo de caldeira é usado em espaços mais apertados.
2. Caldeira flamotubular horizontal
Esse tipo de equipamento é conhecido por demandar uso maior de água. Essa conceituação é feita porque os vasos de pressão estão dispostos horizontalmente, com espelhos nas extremidades, em que estão a fornalhas e tubos.
Esse tipo de caldeira pode ser usado muitos tipos de combustíveis como a biomassa. Alguns pontos importantes da caldeira flamotubular são: fornalha em que o combustível é queimado, feixes tubulares que recebem o calor dos gases da combustão, aparelhos auxiliares como aquecedor de óleo, lavador de gases e economizador.
Desse modo entendemos que os processos industriais são compostos por inúmeros processos que vão desde o planejamento dos sistemas elétricos que garantem a segurança do funcionamento das máquinas e ferramentas, passando pelo uso das caldeiras flamotubulares que ajudam na produção de energia dentro dos processos, uso de cabos específicos, entre outros.
Assim, para que uma indústria funcione com segurança e eficiência é fundamental o investimento nos aspectos que tratamos neste texto.