O setor industrial atende a uma gama muito variável de produção de mercadorias, e muitas vezes os detalhes passam despercebidos, e ainda assim são muito importantes para a qualidade dos produtos.
A montagem das fábricas e indústrias deve promover segurança e praticidade para os trabalhadores. Ao mesmo tempo, a manutenção preventiva e corretiva devem ser realizadas de maneira facilitada, para garantir que nenhuma linha de produção seja afetada.
A determinação empregada para que o ambiente de trabalho seja produtivo é de interesse de todos, já que vai impactar o dia a dia dos operadores, desde a chegada da matéria-prima até a equipe de logística responsável pela distribuição das mercadorias para o mercado consumidor.
Por isso, as vedações dos sistemas elétricos e hidráulicos devem ter atenção redobrada, já que fazem parte de toda a estrutura de um ambiente fabril.
A prevenção voltada a vazamentos de gases, líquidos e fluidos é muito importante, principalmente em processos que dependem de equipamentos que atuam sob forte pressão ou em alta rotação.
Pequenos cuidados com grandes benefícios
Os projetos que são desenvolvidos para a montagem industrial contam com diversas tubulações ao longo dos ambientes, responsáveis pela passagem de diferentes fluidos.
O uso de anel vedação nas ligações das peças impede a presença de vazamentos, com um investimento baixo e com pouca manutenção, já que esses elementos possuem uma vida útil que alcança um longo período.
A funcionalidade vai determinar a composição do material, que pode ser encontrado em dimensões padronizadas conforme o uso. Por isso, é primordial verificar as determinações apresentadas pelo projeto e as características principais, que podem variar em:
- Fluorocarbono;
- Neoprene;
- Poliuretano;
- Silicone.
O emprego de arruelas de borracha pode ser encontrado em vedações dinâmicas, em que as máquinas e equipamentos possuem movimentos oscilantes, rotativos ou axiais. Ainda assim, o mais comum é encontrar em peças que não possuem movimento.
Movimentação de fluidos pode ser regulado
O transporte de gases, líquidos e demais fluidos é uma constante no cenário industrial. A instalação das tubulações deve ser fixada de maneira firme, para que a eficiência de abastecimento e movimentação sejam constantes e não apresentem falhas ou vazamento.
Dessa forma, os profissionais que cuidam do desenvolvimento do projeto precisam aplicar produtos ao longo de toda a extensão, utilizando a cinta de amarração de acordo com o diâmetro do encanamento. Isso permite que os fluídos possam passar sem criar movimentações que venham causar rupturas e vazamentos.
O fluxo dentro das passagens presentes na planta industrial pode ser regulada por meio de equipamentos eficientes, também importantes para toda a estrutura dos sistemas hidráulicos.
Formada por uma haste móvel, o uso de válvula borboleta Wafer nas estruturas hidráulicas pode fazer com que sejam fechadas e abertas com uma movimentação de ângulo de 90º, sem a necessidade de um giro completo.
Junto com a fixação aplicada em toda a estrutura, os fluidos podem passar conforme a necessidade de abastecimento das máquinas e equipamentos.
Apenas como curiosidade, o nome deste equipamento se deve ao fato de que sua estrutura se assemelha ao inseto quando é aberto e fechado, conforme ocorre a movimentação da válvula.
Aplicação em qualquer tipo de indústria
A vedação é importante para todos os setores industriais, desde os mais simples até os mais complexos, como uma empresa responsável pela fabricação de fio de sisal, um produto importante para a economia nacional, voltada para o agronegócio.
Dentro do processo de produção, a matéria-prima é utilizada para a fabricação de tapetes, cordas, fios, telas, sacos, mantas, entre outros produtos. O beneficiamento depende de equipamentos que transformam a planta em fibras que são prensadas em fardos para a comercialização.
As linhas de produção deste tipo de fábrica contam com rolos estruturais formados por tubo aço carbono, separados por qualidade e tipo da fibra. Essas características são determinadas pelo grau de pureza e umidade, além do comprimento que os fios alcançam.
Como podemos perceber, todos os detalhes dentro da montagem industrial importam. Para a segurança geral, patrimonial e dos funcionários, a vedação garante que os equipamentos sejam preservados por toda a estrutura, inclusive contra contaminações dos fluidos, já que impedem a entrada de impurezas e partículas poluentes, interferindo na dinâmica de trabalho e na qualidade do produto final.
A manutenção rotineira é acompanhada de maneira facilitada, com acoplamentos corretos entre as peças estruturais, com a vedação atuando no menor desgaste entre as partes instaladas.