Os serviços industriais são muito importantes para o desenvolvimento de mercadorias utilizadas no dia a dia. As empresas, cada uma em sua área, conseguem realizar as suas atividades em larga escala com qualidade e segurança. O desenvolvimento de componentes, engrenagens, moldes e peças é feito no segmento de usinagem.
A usinagem é um processo que consiste em transformar uma matéria-prima em estado bruto em um molde ou peça através do desgaste mecânico que as máquinas-ferramentas realizam. Esta técnica é muito comum na indústria, pois, consegue ajudar na fabricação de peças e até em uma simples cópia de chave.
O processo de obtenção de peças em série, com qualidade e baixo custo são alguns dos benefícios que a usinagem proporciona para as empresas que acabam investindo neste segmento, geralmente são de pequeno e médio porte.
A relevância da usinagem para indústria
Em uma empresa usinagem os funcionários podem realizar os seguintes métodos:
- Aplainamento;
- Brochamento;
- Eletroerosão;
- Fresamento;
- Furação;
- Mandrilamento;
- Retificação;
- Serramento;
- Torneamento;
- A laser.
Estes são os procedimentos mais executados pelos funcionários para produção de peças e moldes em grande quantidade para atender às necessidades dos clientes.
O trabalho das companhias de usinagem consegue atender às seguintes áreas: aeroespacial, automobilística, eletrodomésticos, naval, eletrônica, entre outras.
Grandes empresas podem fechar contratos de parceria, ou seja, as pequenas e médias empresas de usinagem podem ser fornecedoras de componentes para diversas firmas de segmentos diferentes e assim a área industrial trabalha em harmonia, com todas as empresas e pessoas trabalhando.
Usinagem de precisão
Os métodos usados neste tipo de usinagem são a furação e fresagem de peças comuns. Neste processo são utilizados tornos e máquinas cnc (Comando Numérico Computadorizado), que permite o controle da produção.
A possibilidade de controlar o tempo e a quantidade de peças, fatores que ajudam a evitar problemas de desperdício de matéria-prima e possíveis falhas humanas que podem atrasar a produtividade. Metais e madeiras são os tipos de matéria-prima mais utilizados em uma empresa de usinagem cnc.
As vantagens do cnc nas empresas consistem em:
- Ciclos de produção mais rápidos;
- Qualidade e consistência do produto;
- Aprimoramento do fluxo de trabalho;
- Baixo índice de desperdício de material;
- Diminui as chances de erro durante a jornada;
- Produtividade em larga escala;
- Redução com custos de mão de obra;
- Automação.
Sistemas pneumáticos e suas funções na indústria
A pneumática é um sistema que atua com a pressão do ar comprimido para a execução das atividades industriais. Um sistema pneumático é composto por compressor, gerador, secador e tubulação. O uso deste sistema é feito em freios de caminhões e ônibus, equipamentos de pulverizações e pinturas, clínicas, etc.
A criação de movimentos lineares, angulares e rotativos transmite energia através de um fluido gasoso, como o ar comprimido. As ferramentas que usam o sistema pneumático se resumem em grampeadora, lixadeira, talhadeira, parafusadeira, entre outras.
No mercado de equipamentos industriais existem vários modelos de compressor (deslocamento positivo e dinâmico). O modelo de deslocamento força o ar para uma câmara que diminui o volume e comprime o ar. Os que possuem este funcionamento são os compressores parafuso, de pistão, de palhetas e parafusos rotativos.
O compressor parafuso funciona em alta velocidade, pode ser usado em trabalhos pesados, tem resistência, agrega economia, baixo índice de manutenção e possui uma grande variedade de acessórios que podem ser acoplados no compressor para aumentar a eficiência do trabalho.
Este compressor é utilizado na indústria de alimentos e bebidas, petroquímica, aeroespacial, militar, etc.
Um compressor de ar comprimido é uma máquina versátil usada em diversas áreas da indústria e pode ser aplicado em tarefas domésticas.
O funcionamento deste equipamento acontece da seguinte forma: o ar do ambiente é captado e depois armazenado sob pressão em um reservatório, transformando-o em ar comprimido, graças aos movimentos mecânicos produzidos por motores a diesel ou gasolina.
Limpeza
O filtro manga é um equipamento usado para a separação de partículas que são encontradas nos gases produzidos na indústria. Com um filtro é possível fazer a retenção de partículas, ou seja, a sujidade fica retida nos poros.
Os pontos positivos do item se resumem em aumentar a vida útil do filtrante e consegue recolher as cargas de materiais particulados, como cimento, areia, amianto, gesso, carvão, entre outros.
Deste modo, os serviços de usinagem e o uso de compressores industriais são o modo de conseguir realizar um trabalho de qualidade e atender as demandas dos clientes com muita eficiência.