As indústrias são muito importantes para que todos os utensílios e produtos que usamos em nosso cotidiano sejam produzidos de forma adequada e correta.
No entanto, para que todo esse processo seja feito, é necessário que etapas e equipamentos sejam unidos e bem gerenciados.
Os tipos de processos são muito importantes e o uso dos equipamentos também, afinal, existem desde a bomba recalque até as bombas de engrenagem que permite que a qualidade da transferência de líquidos seja efetivado de forma adequada e correta.
Além do mais, muitos outros sistemas podem ser usados nas indústrias e seus variados setores como:
- Químico;
- Alimentício;
- Farmacêutico;
- Metalúrgico.
Nesse breve artigo trataremos sobre muitos pontos que podem ser encontrados nas fábricas e que garantem o seu bom funcionamento, como o uso da injeção de plásticos e os mais variados tipos de soldas, sejam mig sem gás, solda TIG entre outros.
As injeções de termoplásticos
Os processos de moldagem são muito usados na indústria, e uma das mais conhecidas são voltadas as matérias-primas metálicas nos processos chamados de usinagem, que podem ser feitos por variadas metodologias, como torneamentos e fresamentos.
No entanto, um dos sistemas de moldagem que vem crescendo dentro das indústrias no geral são os chamados processo de injeção de termoplásticos.
Esse processo usa uma injetora de plástico e termoplásticos que são derretidos, tornando a substância viscosa e moldável em altas temperaturas.
Esse líquido é injetado em moldes, feito por empresa de moldes plasticos. Os moldes de injeção são os que ajudam na moldagem dos componentes feitos de plástico, assim, vários elementos são produzidos, como peças variadas, utensílios domésticos, brinquedos e até mesmo por parte internas de automóveis.
O processo de injeção de termoplástico funciona da seguinte maneira: o líquido é injetado quente dentro do molde e resfriado imediatamente, de modo que assume a forma pretendida.
Em seguida, outro processo é realizado. Portanto, é um procedimento que é feito em velocidade muito grande e que permite a grande escala.
Por isso, que para que tudo ocorra bem é importante o investimento na manutenção de moldes de injeção. Todo o ciclo de injeção, dependendo do molde, ocorre entre 3 a 5 segundos. Assim, é um processo que vem ganhando diversos tipos de indústria.
Os processos de solda industrial
Apesar do plástico ser protagonista em alguns pontos, os processo de moldagem metálica e uso de material metálico no dia a dia e na produção de peças ainda é bastante alto. As indústrias metalomecânicas ou metalúrgicas usam diversos tipos de soldas industriais.
Essas soldas são metodologias de união de materiais e estruturas semelhantes, aplicando processos diferenciados de fundição para que essa união seja garantida. Por conta do avanço da tecnologia, muitas metodologias foram se aperfeiçoando, como o arame de solda mig.
Os processos de soldas mais usadas nas indústrias são a soldagem MIG, soldagem TIG, a soldagem com arame tubular, soldagem oxigás e também a soldagem com eletrodo revestido.
A solda industrial consiste na união dos materiais de forma sólida e permanente , sendo muito eficiente nas fábricas.
Abaixo falaremos sobre algumas metodologias de soldagem usadas na indústria.
1. Soldagem a arco manual
Esse tipo de soldagem é um dos mais antigos, sendo usados por siderúrgicas, indústrias automobilísticas, de mineração e metalúrgicas. Os metais usados nesse tipo de soldagem é o aço e o aço inoxidável.
São uma das soldas mais indicadas para se fazer em oficinas e industriais que trabalham com o aço.
2. Soldagem TIG
Esse tipo de soldagem é feita com gás tungstênio de são um dos mais difíceis de operação, fazendo com que o profissional tenha muita habilidade e experiência.
Ao contrário da soldagem de ar manual, esse tipo de solda é aplicada em quase qualquer tipo de metal, inclusive os mais exóticos como o titânio.
3. Soldagem MIG
Esse processo é feito com gás inerte, sendo considerado um processo semiautomático, sendo aplicado em muitos tipos de fábrica. Aplica-se com muita qualidade em aço e aço inoxidável, como também em alumínio.
Assim, as indústrias são feitas por vários processos, como o de venda de retentores e também os processos de soldagem e injeção de termoplásticos.
Esses sistemas podem ser encontrados em muitas fábricas e são o que possibilitam a qualidade da produção e a maior produtividade.