A maioria dos componentes que são usados no cotidiano passaram em menor ou maior grau por um processo industrial, e não é por menos, a grande capacidade de produção alinhada a uma seriação de produtos, permitem atender uma grande demanda.
Outro elemento importante para o protagonismo industrial é o fato de que elas possuem as máquinas e procedimentos certos para fazer a transformação da matéria-prima em um produto de consumo vendável no comércio.
Esses equipamentos e procedimentos são variados, desde a gestão dos ativos por meio de manutenção de geradores, até processos de modelagem como a usinagem e a injeção de plástico.
Deste modo, é compreensível que para que uma indústria se mantenha, todas as máquinas, ferramentas e componentes precisam de atenção e ser tratadas com máxima prioridade.
No presente artigo trataremos sobre variados conceitos que podem ser encontrados em uma indústria como os dispositivos de controle, automação e outros assuntos relacionados.
As manutenções industriais
Uma indústria usa constantemente máquinas e ferramentas para dar continuidade a sua produção e garantir a larga escala. Por conta do uso contínuo e potente dessas máquinas é comum que ocorram falhas e paradas na produção.
O grande problema ocorre quando essas falhas não estão planejadas, fazendo com que os gestores devam comprar outras para a produção voltar.
No entanto, essa estratégia não tem sido bem-sucedida e cada vez mais os gestores optam pela manutenção industrial e suas variáveis que vão da manutenção de compressor de ar até as empilhadeiras.
Por manutenção industrial entende-se toda e qualquer ação que visam restaurar determinada máquina ou peça assegurando a volta da sua condição operável e com o objetivo de aumentar a sua vida útil.
Por isso, que deste modo, essa estratégia se encontra de forma bastante importante na gestão industrial.
São dois tipos principais de manutenção industrial aplicada tanto em morsas de precisão como em outros equipamentos que são a manutenção corretiva e a manutenção preventiva.
Abaixo entenderemos com mais detalhes sobre esses dois tipos de manutenção.
Tipos de manutenção industrial
Como falamos há dois tipos principais de manutenção. A manutenção corretiva é aquela feita a nível de emergência e a falha é não prevista.
Assim, para que a operação não fique grandes períodos paralisados, é feito a intervenção no exato momento, e em pouco tempo a operação é normalizada.
Já a manutenção preventiva é a mais importante e a que está nas estratégias. Consiste na definição de um plano de manutenção, ou seja, a cada determinado tempo as máquinas são revisadas, os desgastes são arrumados, evitando que falhas aconteçam e aumentando a vida útil, seja em um compressor manutenção ou qualquer outra máquina.
A automação industrial
Uma dos sistemas que vem chamando a atenção das indústrias e que estão também contemplados nos projetos de manutenção são os sistemas de automação industrial.
Esses sistemas visam a integração da tecnologia, como o uso da internet e da interconectividade para que a produção seja mais ativa e que tenha mais qualidade, além de ser mais econômica.
Alguns benefícios que a automação industrial traz são:
- Aumento da produtividade;
- Redução dos custos de instalações;
- Maior qualidade na produção;
- Maior segurança para os trabalhadores.
Assim como, o arame recozido é de grande importância na construção civil para manter a resistência das armaduras de concreto, a automação industrial permite que as fábricas sejam mais competitivas.
Portanto, investir em tecnologia na indústria é essencial para o crescimento, tanto do faturamento como da produção e da qualidade dela.
Os dispositivos de controle
Um dos componentes que integram a automação e que também está em outros componentes são os dispositivos de controle.
Eles permitem que a integração entre hardware e software sejam possíveis além de atuar no controle, na aquisição de dados, nas unidades terminais, nos servidores de controle e sensores.
Assim, é possível saber como os processos estão sendo executados, o que deverá ser modificado e qual será o padrão a ser alcançado. Com isso, entendemos que os dispositivos de controle são fundamentais para que uma fábrica mantenha a qualidade.
Compreendemos que todos os processos industriais precisam de equipamentos e regras para que a produção seja qualitativa e segura. Sem esses aspectos fica muito difícil manter uma produção que seja competitiva e que ainda ganhe notoriedade.