Os setores industriais foram passando por diferentes graus de evolução ao longo do tempo, principalmente, por estarem sempre na vanguarda do desenvolvimento de novas tecnologias.
Sendo assim, o contato direto com outros setores, possibilitou que grande parte do acesso tecnológico que existe fosse dado por esse relacionamento.
Isso permitiu que da indústria do século XIX movida por máquinas a vapor, chegássemos no século XXI, com máquinas movidas por microprocessadores e códigos de computador.
Portanto, para manter todo o processo fabril e também sua estrutura, há muitos processos que devem ser observados, como a composição correta de um quadro de distribuição de energia e os serviços de usinagem.
Conhecer esses conceitos e outros são importantes para entender a complexidade das fábricas e dos seus setores que são variados, indo do petroquímico, passando pela mineração, e chegando nas indústrias de bens de consumo, que vão da construção de móveis modulados e planejados até chegar nos microcomputadores.
No presente artigo falaremos de um conjunto de componentes que podem ser encontrados dentro de uma indústria e que lhe asseguram qualidade e eficiência como o isolamento térmico para tubulação e os processos de usinagem.
Os serviços de usinagem
Um dos métodos de produção de peças e outros materiais na indústria mais utilizados são os serviços de usinagem. Este processo consiste em submeter um material bruto, geralmente, de metal (podendo ser de outro tipo), para debaste mecânico por meio de uma máquina ou ferramenta.
Assim, o material é cortado, lixado, perfurado ou aplainado de acordo com o que se quer produzir. Esse processo foi evoluindo e existem variados tipos de serviços de usinagem como:
- Caldeiraria;
- Fresagem;
- Torneamento;
- Serralheria.
Por meio do avanço tecnológico surgiram os serviços de usinagem CNC.
CNC é o Comando Numérico Computadorizado e consiste em um método automatizado de produção de peças, podendo ser aplicados em diferentes tipos de segmento industrial.
Existem variadas vantagens desse tipo de usinagem como versatilidade, precisão, peças complexas.
Para que as máquinas de usinagem funcionem da melhor maneira possível, garantindo a força necessária, é preciso que a indústria se preocupe com suas instalações elétricas como o quadro de energia e os pontos de energia.
No tópico abaixo falaremos da importância da elaboração de um plano elétrico industrial.
O plano elétrico industrial
Planejamento é uma palavra constante no dicionário dos industriais, e não é por menos, sem organização, planejamento e estimativas, não se sabe por onde começar, o que melhorar ou aperfeiçoar.
E quanto as instalações fabris não são diferentes. É necessário saber exatamente como as máquinas se ordenarão, onde cada setor ficará, e para que tudo isso funcione é necessário o uso da energia elétrica, e para que o sistema aguente todas as forças e tensões é preciso a elaboração de um plano elétrico industrial também chamado de projeto elétrico industrial.
O projeto elétrico industrial é fundamental, pois ele é usado para que o ambiente das atividades fabris tenham qualidade e segurança, além de suportar o funcionamento dos motores e das máquinas de grande porte.
Assim, dispõe de um estudo profundo, que leva em consideração a arquitetura do espaço, e indicando onde ficará a caixa de distribuição de energia e todas as bitolas e cabos mais adequados para a demanda.
Esse tipo de estudo é feito por engenheiro elétrico credenciado e que também pode supervisionar a execução do plano posteriormente.
São muitos os dados que podem conter em um plano elétrico industrial entre as quais podemo citar a divisão dos circuitos elétricos, os dados da corrente elétrica, os cabos que podem ser usados, as proteções que devem ser instaladas, as configurações do quadro de luz trifasico.
Com relação aos processos de proteção que são descritos pelo plano elétrico industrial são variados, sendo um dos mais importantes os tipos de disjuntores, que possuem diversas aplicações, de acordo com a necessidade de cada setor industrial.
Um bom sistema elétrico garante que a indústria possa instalar sistemas de automação com segurança e com alto grau de confiança, evitando que haja falhas nas estruturas.
Assim, entendemos que uma indústria é bastante complexa e que são feitas por uma variável grande de procedimentos e equipamentos.
Sem esses pontos observados pelos gestores e industriais é difícil de manter a qualidade, por isso, um bom sistema elétrico e serviços de usinagem são pilares da boa produção.