O aparelho de ultrassom industrial é uma máquina projetada para realizar Ensaio Não Destrutivos (END), ou seja, executar uma avaliação física sobre a propriedade e qualidade dos produtos industriais, com o auxílio dos transdutores.
Os resultados que esse aparelho é capaz de apresentar são: a detecção de lacunas, trincas, porosidades e inclusões (entre outros tipos de descontinuidades internas).
Além disso, a diferença de materiais devido impedâncias acústicas distintas, que são a força por unidade de área sobre a superfície, dividida pelo fluxo através desta mesma superfície.
Este ultrassom apresenta uma grande versatilidade por ter a capacidade de ser aplicado em diversos setores da indústria.
Ele pode projetar ensaios em distintos materiais como metais, cerâmica, plásticos e compósitos, independentemente de sua espessura e propriedade.
Saiba o que é transdutor
O transdutor é o dispositivo mais fundamental do aparelho de ultrassom industrial. Basicamente, é o que se denomina de câmera da máquina de ultrassom.
No campo da física, o transdutor é um dispositivo que tem a eficiência e capacidade de transformar uma energia em outra, em geral transforma-se em sinal elétrico a fim de facilitar e auxiliar na compreensão da medida.
No caso do ultrassom industrial, essa energia é revertida pelo transdutor através da criação de imagens, em uma tela acoplada ao ultrassom, sobre as propriedades do produto e/ou material sólido industrial.
Este processo é possível através da emissão e propagação de ondas sonoras em frequências com taxas elevadas e adequadas para esse tipo de processo.
De acordo com o artigo “Saiba tudo sobre transdutores de Ultrassom e conheça boas marcas para o seu consultório”, do blog Us e Cia, os transdutores podem ser de dois tipos principais: ativos, quando possuem alimentação de energia responsável por fornecer a energia de saída.
E, ainda, podem ser passivos, quando a energia de saída é fornecida unicamente pela energia de entrada.
Os tradutores podem ser subdividos, também, em categorias de acordo com a sua especificidade, as quais são:
- Magnetostritivo: sistema de baixo custo, devido ao material em que seu sistema é fabricado, entretanto, assegura alto nível de resolução das imagens criadas na tela e de durabilidade na vida útil do equipamento;
- Capacitivo: funciona de acordo com a distância pré estabelecida no equipamento ultrassom, quanto mais perto ou mais longe, há interferência nas ondas enviadas pelo sistema;
- Eletromagnético: que o próprio nome indica, opera com ondas eletromagnéticas que estão sob o mesmo campo;
- Piezoelétrico: dispositivo mais comum no setor devido à sua disposição de operar em diferentes frequências.
O aparelho de ultrassom industrial, junto ao transdutor, é um sistema que garante ao setor industrial um alto potencial produtivo por realizar procedimentos que garantem a qualidade dos produtos e materiais.
Manutenção dos transdutores
Por mais que seja um aparelho de detecção de falhas em outros materiais, é necessário que se faça a manutenção desse transdutor a fim de obter sua qualidade e produção sempre em alta.
O reparo de transdutores não pode ser feito somente quando este apresentar alguma ineficiência.
É importante sempre atualizar ou instalar seus softwares, averiguar se suas placas necessitam de troca e se os monitores precisam de ajustes ou consertos e se há oxidação nas peças que compõem o interior do aparelho.
Essas manutenções preventivas garantem a qualidade do serviço prestado e prolongam a vida útil da máquina ao manter em alto nível suas condições de uso.
Para o conserto de transdutores, o próprio equipamento, realiza sua avaliação e proporciona um Ensaio Não Destrutivo (END) sobre o seu sistema.
Através de análise sobre as ferramentas que mensuram e dimensionam os produtos e materiais sólidos e, ainda, da checagem do nível de sensibilidade para reproduzir os materiais e criar suas respectivas imagens, o sistema indica se há necessidade de reparos ou consertos no aparelho como um todo.
Dentre as vantagens do ultrassom industrial junto ao sistema do transdutor, se destacam:
- Evidente relação custo benefício em sua função principal;
- Redução de gastos com a aquisição de novos componentes – uma vez que dificilmente precisa ter peças trocadas;
- Auto avaliação que identifica possíveis reparos no sistema, precavendo a indústria de manutenção ou conserto posteriormente desnecessário;
- Oferece qualidade e segurança nos processos produtivos da indústria;
- Capacidade de projetar ensaios em qualquer material, independentemente das propriedades de espessura e largura;
- E, principalmente, assegura a realização de testes e ensaios em utensílios da indústria sem a necessidade romper ou invadir a estruturas destes.