Temperatura é a grandeza que estuda e caracteriza o estado térmico de um sistema ou corpo. O controle desta aplicado na indústria, é realizado através de um sensor de temperatura, sendo que esta é uma das tecnologias com maior relevância para que a fabricação, de determinados produtos em um sistema, seja executada da melhor forma possível, dentro dos padrões estabelecidos pelo setor.
Um sensor de temperatura é um transdutor que, quando submetido a uma mudança, tem o poder fornecer uma resposta que efetivamente depende desta variação. Todas as propriedades que são influenciadas pela variação de temperatura, podem ser usadas para a construção do sensor de temperatura: a expansão térmica dos gases, líquidos e sólidos, a resistência elétrica de condutores metálicos, a corrente através de condutores metálicos ou semicondutores, a radiação de substâncias brilhantes, a frequência de ressonância de cristais, etc.
Nesse caso, é indispensável um regulador de temperatura no meio. Pois se, esta variar muito, tanto acima ou abaixo da faixa ideal necessária para uma determinada fase de um processo de fabricação, os resultados podem ser revestimentos danificados, adesão inadequada, material enfraquecido ou um componente comprometido. Por este motivo, torna-se cada vez mais importante que o fabricante não apenas determine a temperatura adequada para cada etapa de produção, mas também, a existência de um medidor de temperatura dentro deste processo.
A maioria dos sensores industriais assimila a energia do meio através da transmissão de calor por contato
Vários métodos já foram desenvolvidos para realizar a medição de temperaturas, como o sensor de temperatura, tanto diretamente quanto indiretamente. A maior parte dos termômetros, utiliza o equilíbrio térmico entre o termômetro e o meio no qual se encontra. Um dos dispositivos mais utilizados para medir a temperatura, é o termômetro de vidro, que utiliza a dilatação de variados líquidos para se medir a temperatura; consiste em um tubo de vidro contendo mercúrio ou outro líquido, em que a expansão do líquido e a temperatura pode ser determinada medindo o volume do líquido.
Os termômetros, como todos sabem, são materiais utilizados para medir a temperatura de determinado corpo ou elemento. Por volta de 1720, Fahrenheit elaborou os primeiros modelos de termômetros confiáveis. Existem diversos tipos de termômetros, entre os quais: a base de álcool ou de mercúrio; com lâminas bi metálicas; elétricos e eletrônicos; e termopares, esse último, sendo mais utilizado no meio industrial. É notável como a medida da temperatura é uma medida relativa, isto é, obtida fazendo-se a relação entre as temperaturas de duas substâncias.
Os graus da escala termométrica em que é usado, na maioria das vezes, são chamados centígrados, porquanto vão de zero a cem, e estes dois valores correspondem à temperatura da água, quando atinge seu estado sólido, ou seja, o gelo e quando atinge o estado de ebulição, se transformando em vapor. Realizar a fabricação de um termômetro é, aparentemente fácil, e podemos obtê-lo até nós mesmos, para isso, é preciso ter uma pequena bolha de vidro. É recomendável realizar o uso do termômetro, todas as vezes em que houver a suspeitas de febres e após fazer uso de antitérmicos. Porém, ao medir a temperatura, deve-se evitar tocar nas extremidades inferior do termômetro, pois pode influenciar no resultado da temperatura.
O termômetro se aperfeiçoou devido a diversos fatores
A observação clínica, o conhecimento fisiológico e o desenvolvimento técnico trabalharam juntos para aperfeiçoar um instrumento que se tornou indispensável no cotidiano.
O termostato de temperatura é um dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema, através de regulação automática. Pode ser mecânico ou eletrônico. Os termostatos têm ajustes muito mais precisos e podem ir de uma temperatura negativa, ou seja, de abaixo de zero, até uma temperatura de dezenas de graus acima de zero. O segredo do termostato está no pequeno cilindro, localizado ao lado do motor do dispositivo.
Eles são amplamente utilizados na indústria para controlar a temperatura de equipamentos, circuitos, caldeiras e ambientes refrigerados, etc. O termostato trabalha com um sensor e este sensor é chamado de termopar, ou seja, um tipo de dispositivo com 2 tipos de metal fundido que, por sua vez, apresentam sensibilidades diferenciadas à temperatura:
- temperatura celsius;
- temperatura kelvin;
- temperatura fahrenheit;
- temperatura média;
- temperatura escala;
- temperatura digital.