O investimento em tecnologia pelas industrias tem gerado novas possibilidades de tarefas, como também muitas melhorias na produtividade e eficiência da empresa.
Esse avanço tem permitido que as indústrias consigam alguns benefícios e ainda melhorem o tempo de retorno do investimento.
Com o passar dos anos, essas melhorias vêm somando novas técnicas de execução e ainda contam com o uso da internet das coisas, que possibilita otimizar processos e realizá-los de maneira mais inteligente e eficaz, conseguindo, ainda, reduzir o desperdício de recursos.
Então, basicamente, a automação pode gerar algumas melhorias para o setor industrial, como:
- Redução de desperdício;
- Otimização dos procedimentos;
- Maior produção;
- Melhora a qualidade do produto;
- Integração entre os setores da empresa.
Internet e tecnologia
A internet das coisas ou, como também conhecida, IOT, é uma tecnologia capaz de integrar e conectar os equipamentos da empresa usando a internet.
Conseguindo, assim, gerar informações, relatórios e outros documentos relacionados ao funcionamento e operação das máquinas.
A ideia dessa ferramenta é conectar os objetos entre si, para que esses equipamentos se tornem mais eficientes ou, até mesmo, recebam configurações complementares. Assim, um mesmo sistema de informações consegue armazenar e ligar todas os dados gerados por vários dispositivos, facilitando na hora de acessar esse material.
E desta forma, essas informações podem ser geradas por vários aparelhos e aplicadas, fazendo com que esses dispositivos se transformem em máquinas inteligentes e sejam usados em diversos segmentos, como em um escritório, fábricas, hospitais, fazendas, laboratórios, entre outros.
Um hospital, por exemplo, é um ambiente relativamente grande que apresenta fluxo constante de pessoas. A quantidade de pacientes e todas as informações ficam armazenadas no sistema, assim como qualquer atualização sobre o quadro de saúde.
Desta maneira, em caso de uma emergência ou, até mesmo, para a consulta dessas informações, esses dados não precisam ficar disponíveis apenas para um único médico ou enfermeira, mas no sistema para todos conseguirem acessar, facilitando todo o dia a dia.
Melhorias geradas pela automação e tecnologia
O setor industrial foi um dos que mais se beneficiaram da automação, pois foi possível conseguir a introdução de maquinas mais avançadas e robôs, além de poderem controlar mais processos e dispensar a utilização de mão de obra humana em tarefas mais ariscadas.
Esse tipo de mudança acaba conseguindo gerar um ambiente de trabalho muito mais eficiente, já que as máquinas permitem a otimização de processos, além de manterem o mesmo padrão de qualidade e simetria nas peças produzidas.
A redução do desperdício de matéria prima também é um fator a ser considerado, já que a máquina usa exatamente a quantidade necessária de produto para a fabricação de determinada peça o que gera muito menos desperdício.
Outro ponto, é a segurança. Em um ambiente industrial existe uma quantidade significativa de máquinas e equipamentos que podem ser perigosos e, se não manuseados com atenção, geram acidentes e podem até mesmo danificar o equipamento ou operador, o que acaba acarretando em prejuízo para a empresa.
O investimento em equipamentos mais modernos e em componentes eletrônicos faz com que esse risco seja mínimo, pois evita que o operador humano se coloque em risco e dispensa a necessidade de intervenção do trabalhador para manusear o equipamento.
Esse tipo de mudança, por mais que pareça grande, no sentido de investimento, pode gerar um retorno muito maior, além de serem medidas que geram muita economia para a empresa, já que evitam gastos inesperados e desnecessários.
Um sistema de automação consegue reduzir os custos consideravelmente, isso porque gera um crescimento economico em instalações e manutenções, pois os próprios sistemas já avisam quando há necessidade de uma atualização ou quando a máquina precisa de reparos.
Com o uso desse tipo de tecnologia, podendo ser operada por um trabalhador humano ou não, não precisa de uma grande quantidade de operadores para funcionar quando há a necessidade de realizar trabalhos extras ou para executar diferentes tipos de processos, já que um único equipamento pode realizar diversos tipos de tarefas.
Mesmo que uma grande parte das tecnologias e inovações ainda estejam em fase de desenvolvimento, já se provaram muito capazes em facilitar processos, e sob um bom gerenciamento, podem alcançar muitos avanços e de se adaptarem às necessidades do mercado, mostrando que um futuro muito mais tecnológico está próximo.