O plástico é um dos principais materiais utilizados na confecção de produtos e objetos. Sendo utilizado constantemente no cotidiano das pessoas, ele está presente em celulares, embalagens, computador, calçados, roupas, eletrônicos, automóveis, roçadeira e demais objetos.
Assim, a indústria do plástico é essencial para a sociedade e seu desenvolvimento, por contribuir para o progresso das demais indústrias como a da construção civil, aviação, automobilística, saúde, embalagens, informática e eletrônico.
O plástico
O plástico passou a ser utilizado no começo do século XX e se desenvolveu a partir de 1920. Comparado com o vidro e o papel, ele é uma matéria relativamente nova no mercado.
A sua composição é derivada do petróleo – resinas que são derivadas e pertence ao grupo dos polímeros.
Etimologicamente, o plástico tem origem grega e significa aquilo que pode ser moldado e, ao mesmo, após processos, permanece com o molde que lhe foi conferido.
Tipos de plásticos
Atualmente há muitos tipos de plásticos que são aplicados para as mais diversas áreas. Mas, de forma geral, podem ser divididos em dois grandes grupos: os termoplásticos e os termorrígidos.
Os termoplásticos amolecem ao serem submetidos a determinadas temperaturas e podem ser moldados e, quando resfriados, ficam sólidos e com a forma dos moldes. Já os termorrígidos são os que não amolecem quando aquecidos.
As vantagens
Os plásticos são muitos utilizados atualmente, pois apresentam muitos benefícios aos seus usuários. Dentre eles:
- Praticidade;
- Versatilidade;
- Economia;
- Sustentabilidade.
Por isso, são amplamente utilizados. Com a crescente preocupação com a qualidade do meio ambiente e os impactos do homem nesse meio, a indústria do plástico desenvolveu o plástico biodegradável que apresenta um processo de decomposição mais rápido e sem poluir o meio ambiente.
A modelagem
O processo de modelagem dos termoplásticos ocorre de forma simples por meio da fabrica de injeção plastica, que consiste na produção de produtos derivados do plástico.
Essas fábricas são compostas por diversos modelos de injetoras, isso porque a produção exige diferentes modelos, tamanhos e temperaturas que precisam ser atingidas.
Essas máquinas precisam ser conduzidas por profissionais que tenham o devido treinamento, além de serem pessoas atentas e cuidadosas a fim de não ocasionar peças danificadas ou acidentes.
Assim como o processo industrial, essas fábricas possuem como principal característica a produtividade em alta qualidade e em grande escala para atender as demandas dos demais setores industriais.
Essas máquinas funcionam de forma simples e rápida, agem por meio de um bico injetor com a presença de uma bucha de injeção, unido ao molde de plástico, injetando e distribuindo o material pelo molde e dando forma ao produto.
A praticidade e agilidade na qual os materiais de plástico são confeccionados é um reflexo do desenvolvimento e avanço da tecnologia que a cada dia impulsiona, automatiza e melhora as máquinas e técnicas aplicadas à indústria de injeção plástica.
Dessa forma, é possível atender as demandas que são criadas pelo mercado de forma rápida e muito eficiente.
Os utensílios
Para a produção do plástico algumas ferramentas são necessárias, principalmente para dar um formato a peça.
Pensando nisso, a indústria precisou desenvolver equipamentos e ferramentas para gerar as peças.
Para isso, é desenvolvida o que é conhecido com ferramentaria de moldes plasticos, ou seja, o processo pelo qual é projetado e confeccionado os modelos empregados na fabricação dos objetos.
Cuidados
A indústria do plástico como a maioria das industrias enfrenta diversos desafios para continuar em expansão e desenvolvimento. O principal deles é a competitividade de materiais que podem substituir o plástico.
Seguido da competição vem o problema com o meio ambiente, pois o plástico quando confeccionado ou manuseado de forma incorreta é um material muito poluente ao meio ambiente, além de ser tóxico em algumas situações.
O terceiro desafio é acompanhar as mudanças sociais, políticas e econômicas que ocorrem no país e impactam diretamente na indústria.
Também por isso, há muito investimento em estudos e pesquisas que buscam soluções e alternativas para os problemas e ameaças presentes no mercado atual. Uma das alternativas a competitividade é a inovação.
Ao meio ambiente são processos realizados com uma fiscalização mais incisiva e processos mais ecológicos. Além disso, como citado, há o desenvolvimento do plástico biodegradável que revolucionou esse área.
Além disso, o processo de conscientização e consumo contribui para evitar o desperdício e os impactos ao meio ambiente. Quanto às mudanças, é necessário se manter atualizado e atento as alterações de padrões e exigências.