O mundo industrial dispõe de uma grande variedade de possibilidades que juntas movem uma rotina de trabalho, ajudam na fabricação de produtos ou na segurança do maquinário.
As válvulas industriais, por exemplo, são peças usadas em ambientes como tubulações e servem para o controle de fluidos e para a segurança do ambiente.
Nesse contexto, a Válvula guilhotina, por exemplo, é uma peça robusta que pode ser aplicada em vários setores, como na rotina da indústria de papel e celulose, no ramo alimentício ou, até mesmo, em situações de mineração.
Esse acessório é preparado para lidar com fluidos viscosos (que fluem menos) e altamente abrasivos (substâncias que desgastam).
Além desse exemplo, há também outros acessórios tão essenciais como o redutor de velocidade, que é usado em máquinas, motores e equipamentos industriais, para reforçar a segurança.
Se você quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler esse artigo até o final. Separamos uma lista com alguns acessórios industriais que você precisa conhecer e processos que envolvem a fabricação dessas peças. Confira!
Válvula guilhotina
Como já mencionado lá no início do post, a Válvula guilhotina é um acessório industrial muito importante para aplicações que envolvem fluidos extremamente viscosos.
A composição desse material é feita de cavidades para permitir a passagem do fluxo, sem obstruções. Na prática, esse acessório industrial pode ter uma ou duas partes de ferro e funciona como uma espécie de guilhotina mesmo, com um lâmina de aço inoxidável que movimenta a válvula.
Quando aberta: essa válvula protege o interior do acessório do contato com os fluidos. Já quando esse acessório fecha, há uma vedação completa nos dois sentidos do produto e isso faz com que não haja acúmulo de nenhuma substância no dispositivo.
Como as partes da válvula são bastante reforçadas, não é necessário ter nenhuma conexão para que ela seja montada.
Válvula de retenção
Muito usada em indústrias como as especializadas na produção de gás, óleo, carvão e outros fluidos de alta pressão, esse acessório pode ser bem útil.
Como o próprio nome sugere, essa peça serve para reter ou bloquear o fluxo e mudar a direção das substâncias, caso seja necessário.
Além da segurança proporcionada aos ambientes industriais, a valvula de retenção é muito resistente a altas e baixas temperaturas.
Entre as vantagens desse acessório, é possível destacar utilidades como:
-
Mais resistência mecânica em redes de abastecimento;
-
Redução do consumo de água em até 45%, dependendo da situação;
-
Aumento da vida útil de tubulações industriais;
-
Bloqueio de contaminações externas em determinada conexão ou tubo.
Rolamento axial
Usado como esfera ou “anel externo” para ancorar gaiolas de aço prensado e materiais como latão usinado, esse objeto é feito para suportar cargas axiais (as forças que ficam nos eixos de máquinas).
Há basicamente dois modelos desse acessório: os cilíndricos e os autocompensadores. Mas qual a diferença desse formato no Rolamento axial? Confira nos tópicos seguintes!
1. Cilíndrico
Como o nome sugere, esse tipo de rolamento é composto por formas cilíndricas. É um acessório adequado para aplicação de cargas pesadas e pode ser aplicado em peças de veículos como os caminhões, por exemplo.
2. Autocompensadores
Diferente dos rolos cilíndricos, esse modelo é composto por esferas com capacidade de auto-alinhamento. Ou seja, não há influência do eixo ou de qualquer outra coisa na hora da instalação. Esse acessório é ajustável e pode ser usado em locais como engrenagens, laminadores e conversores.
Redutor de velocidade
Disponível em vários tamanhos e formatos, o redutor de velocidade é uma peça indispensável para a indústria.
Esse instrumento pode ser encontrado em várias situações, sendo que as mais comuns são nas engrenagens ou motores do maquinário.
O objetivo deste produto é reduzir a velocidade de rotação dos equipamentos e proporcionar mais segurança mecânica nos processos industriais.
Fresamento de engrenagens
Agora que você conhece um pouco mais sobre as peças usadas no mundo industrial, é interessante falar do Fresamento de engrenagens.
As engrenagens são rodas usadas para movimentar máquinas e equipamentos, e esse processo consiste na produção desses acessórios.
Há instrumentos específicos para essa finalidade e o principal objetivo é fazer que essas peças sejam fabricadas dentro de padrões de qualidade aceitáveis.
O fresamento é uma forma de produzir que exige alto conhecimento técnico dos profissionais, pois o principal objetivo é produzir peças diversas, com qualidade e alto padrão.
Se você leu até aqui, a dica é incrementar e aprimorar as peças da sua indústria. Afinal, todas as atualizações e novidades são essenciais para manter a competitividade em alta nesse setor.