A indústria possui diversos setores, sendo um deles a indústria metalúrgica. A metalúrgica possui vários segmentos também e um dos mais importantes é a usinagem.
A usinagem visa oferecer a fabricação de peças provenientes do metal. Por meio da utilização de equipamentos apropriados, é possível a fabricação de peças de acordo com as necessidades dos clientes.
Essas peças são destinadas aos mais variados usos, inclusive dentro da indústria, como no caso da indústria automotiva.
Por esse motivo, este artigo é para você que tem curiosidades acerca dos processos de usinagem, pois ele traz algumas informações sobre serviços realizados por esse setor, bem como alguns equipamentos mais comuns em seu dia a dia.
Alguns serviços mais requisitados na usinagem
A usinagem, como você já sabe, é uma especialidade da metalúrgica, que visa transformar um material bruto de metal em uma peça que será parte fundamental da fabricação de um outro produto.
Se você procurar por empresas de usinagem em SP, poderá verificar que elas oferecem serviços como:
- Usinagem por encomenda;
- Lotes seriados;
- Lotes não seriados;
- Usinagem para manutenção de indústrias;
- Soldagem.
Existem outros serviços que são oferecidos pela usinagem, no entanto, o principal é de fato a fabricação de peças metálicas feitas de acordo com as especificações de cada consumidor.
A usinagem seriada, por exemplo, é um trabalho especializado em peças e produtos fabricados por meio do uso de máquinas como o CNC.
Dentro desse tipo de usinagem são realizados serviços como corte, fresamento, torneamento, eletroerosão etc. Todos presando pela qualidade, excelente custo-benefício e, principalmente, precisão.
Dentro da gama de serviços prestados pela usinagem, também está a caldeiraria industrial. Trata-se de um serviço responsável pela produção de peças, equipamentos, dentre outros, por meio da utilização de barras e chapas metálicas.
Essas peças são utilizadas para os mais diversos fins, podendo ser fabricadas em aço carbono, aço inoxidável, alumínio, ferro, materiais não ferrosos entre outros. Os produtos mais fabricados pela caldeiraria são:
- Tubos de exaustão;
- Plataformas;
- Painéis;
- Roscas transportadoras;
- Tanques;
- Estruturas de máquinas.
Além dessas, diversas outras peças também podem ser fabricadas por meio da caldeiraria. Mas, para que todo e qualquer serviço existente na usinagem seja possível, é necessária a utilização de máquinas e ferramentas apropriadas.
No próximo tópico, você poderá conferir mais sobre três equipamentos bastante comuns nos serviços de usinagem.
Equipamentos mais utilizados pela usinagem
Existem diversos equipamentos que são utilizados pela usinagem para que seja possível a fabricação de diversas peças úteis no mais variados setores.
Uma das máquinas mais conhecidas é o torno mecanico. Trata-se de um dos equipamentos mais importantes e mais precisos da usinagem.
Para utilizá-lo, é necessário prender a peça que será usinada a um suporte, que fará com que esta peça gire, permitindo que as ferramentas de corte transformem a peça bruta na peça de formato desejado.
Existem, no mercado, diversos tipos de tornos e cada um deles possui uma dimensão, sendo que, para escolher o tipo certo, é necessário saber qual o grau de precisão desejado, bem como formato, quantidade de peças etc.
Além do torno, outro equipamento bastante usado pela usinagem é a solda mig. Trata-se de um processo de soldagem feito por meio de arame protegido do ar atmosférico, sendo esta proteção possível por conta do fluxo de gás inerte com argônio ou hélio.
Esse tipo de soldagem é indicado para materiais não ferrosos como o alumínio, cobre, bronze etc. Essa soldagem traz diversas vantagens, como rapidez e pode ser feita em diversas posições. Mais ainda, ela implica em uma menor perda de material, baixo custo de produção dentre outras vantagens.
Outra máquina que não pode ficar de fora nos processos que envolvem a usinagem é a fresadora ferramenteira. Trata-se de um equipamento ideal para a realização de trabalho especiais, como a fabricação de peças com alto grau de complexidade em seu formato. É um equipamento indispensável e bastante utilizado na indústria metalúrgica.
Como você pôde perceber, todos os processos e equipamentos utilizados pela usinagem têm como finalidade trabalhar em cima de uma peça bruta metálica, transformando-a em uma peça complexa, de medidas exatas e destinadas a usos muito importantes.
Desse modo, pode-se classificar a usinagem como a base para os equipamentos utilizados por toda a indústria, tratando-se, então, de uma área importante que possibilita a existência de praticamente tudo o que há na indústria e na sociedade de um modo geral.