A indústria trabalha com uma série de modelos de bombas, que são usadas para atividades de transporte, movimentação e transferência de fluidos, geração de energia e bombeamento de substâncias.
Por esse motivo, existem inúmeros modelos desses equipamentos, com aplicações diferentes, dependendo da função.
Além do uso no setor industrial, as bombas também são vistas em demais sistemas hidráulicos, como em redes de tratamento de água e esgoto, ou ainda em veículos de grande porte, que funcionam a partir do bombeamento de fluido para a partida do motor.
Ou seja, são inúmeras as utilizações das bombas e, sendo assim, é preciso verificar quais as necessidades, para escolher o modelo de bomba ideal.
Bombas centrífugas: os equipamentos mais populares na indústria
Uma das bombas mais populares da indústria é a bomba centrífuga multiestágio, que tem como característica principal a presença de vários rotores de propulsão, para aumentar a pressão e a vazão no bombeamento e transferência de fluidos.
Ela pode ser usada na movimentação de líquidos, como água, óleo limpo, produtos químicos, entre outras substâncias, especialmente, em processos de tratamento, limpeza e sistemas de fertilização.
O alcance da bomba centrífuga multiestágio também é grande, com capacidade para atingir grandes índices de altura manométrica.
Além disso, o equipamento absorve menos potência do motor elétrico, o que representa uma significativa economia no consumo de energia elétrica, ainda mais quando comparado à bomba monoestágio. Outras características da bomba centrífuga multiestágio incluem:
- Presença de mancais nas duas extremidades do eixo;
- Presença de rotores fechados, radial de fluxo único;
- Excelente equilíbrio de empuxo axial;
- Ação de furos traseiros e dianteiro no empuxo;
- Bocais de sucção para conexão em rosca ou flange.
Vale ressaltar que os anéis de desgaste da bomba multiestágio são montados nas partes dianteiras e traseiras do rotor, ou seja, alojados nos bocais de sucção, recalque, bem como no difusor e nos diferentes estágios do equipamento.
Por sua vez, os mancais se instalam nas duas extremidades da bomba, junto com o rolamento cilíndrico e a esfera de duplo contato angular. Desse modo, tem-se um equipamento de alta eficiência e capacidade de trabalho.
Devido a todas essas características, muitas pessoas buscam onde comprar bomba centrifuga, principalmente, para aplicações industriais.
O mais importante é escolher por empresas de renome, que sejam competentes e experientes no fornecimento de equipamentos para transferência de fluidos, visto que as bombas são componentes essenciais da maioria dos sistemas de energia e movimentação.
Tipos de bombas e suas principais aplicações
Fora as bombas centrífugas, é possível encontrar outros modelos desses equipamentos, que também têm aplicação na indústria ou em outros tipos de sistemas.
É o caso, por exemplo, da bomba d água, que além do segmento industrial, é vista em grande parte dos veículos, piscinas e redes de tratamento.
Nos carros, a função da bomba d’água é realizar a distribuição de água para todo o sistema de arrefecimento do motor, isto é, ela faz o líquido circular, de forma constante e apropriada, para resfriar o veículo, evitando o superaquecimento do motor e mantendo a temperatura em níveis corretos.
Dessa maneira, pode-se evitar a ocorrência de acidentes causados por calor extremo, incluindo explosões no motor.
Em geral, as bombas d’´água são compostas por um eixo central e um conjunto de braços que dão suporte. Assim, o equipamento remove a água do núcleo de resfriamento ou ventilação e injeta no radiador, transferindo o calor da água para as placas.
Devido à importância da bomba d’água, é recomendável que o componente seja revisado periodicamente, para evitar qualquer problema ou falha de funcionamento, com as possíveis consequências negativas do superaquecimento.
Finalmente, outro equipamento muito popular é a motobomba. Muito confundida também com uma bomba d’água, principalmente, para a transferência do líquido em sistemas de irrigação, o equipamento tem funcionamento elétrico e é comumente visto em piscinas, para a locomoção de água para outro local.
Assim como as bombas convencionais, é possível encontrar motobombas em diferentes modelos, como a multiestágio, injetoras, autoescovantes e centrífugas.
Desse modo, a mesma recomendação das bombas e motobombas: é preciso verificar quais são aplicações e, assim, escolher o melhor equipamento, de acordo com a função. Para saber qual é a bomba ou motobomba indicada, deve-se o tipo de recalque, sucção e vazão.