A sociedade contemporânea apresenta algumas vantagens e características, dentre elas a competitividade, o consumo e a produção acelerada e em larga escala.
Acompanhando e contribuindo para esse cenário, que em muito favorece o desenvolvimento social, político e e econômico, temos as indústrias, que, atualmente, são os principais meio de produção de produtos e serviços essenciais aos seres humanos.
Assim, o desenvolvimento tecnológico nesse cenário é bem acelerado, em um ritmo tão intenso que, por vezes, passa sem ser percebido e acompanhado por todos.
Desde processos simples aos mais complexos que são realizados dentro do universo corporativo e industrial, há a tecnologia e seu desenvolvimento constante.
Tudo isso para atender as demandas e características da sociedade, que vive em constante transformação também.
A exemplo, é possível citar o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente, que cobra por empresas e pessoas mais sustentáveis, assim, a utilização e a extração das matérias-primas se tornou algo mais complexo e melhorado.
A sociedade do consumo se transformou em uma sociedade mais ecológica, que busca e preza pela harmonia entre o desenvolvimento e a preservação da natureza, que também é essencial à vida na terra.
Assim, materiais que sempre eram utilizados passaram a ser desenvolvidos para durarem mais e serem reutilizados, tornando o impacto ambiental bem menor.
Ferro
O ferro é um dos elementos que, há muito tempo, é utilizado na indústria, mas que sempre teve como problema a sua sensibilidade a líquidos e substancias aquosas e que, por isso, por um período, passou a ser substituído pelo plástico, que não apresenta esse problema, mas que, em contrapartida, apresenta um impacto ambiental bem maior pela quantidade de água utilizada em sua produção.
Assim, com o desenvolvimento tecnológico aplicado à indústria, o ferro passou a ser resistente ao intemperismo e às ações do tempo, e sua utilização foi expandida novamente.
Dessa forma, surgiu, no comércio de ferro e aço, o inoxidável e o galvanizado. O primeiro, como o próprio nome sugere, impede que ele sofra com o efeito da corrosão por meio de suas propriedade físico-químicas.
Além disso, ele tem propriedades higiênicas e estéticas que fazem com que sua aplicação seja comum em:
- Clínicas hospitalares;
- Hospitais veterinários;
- Centros estéticos;
- Bares e restaurantes.
O aço inox é econômico, sustentável, fácil de limpar, resistente a altas e baixas temperaturas e tem baixo custo de manutenção.
Já o produto galvanizado é produzido por meio de um banho nas peças de ferro, que as torna mais resistentes ao processo de corrosão, que é inerente ao ferro, permitindo também a sua reutilização e reciclagem total dos objetos.
Assim, a sua aplicação é comum em estações de tratamento de água e esgoto, bem como nas decorações e esculturas de arte.
Produtos desenvolvidos
Voltando para o inox, com sua aplicação extensa no mercado em diferentes segmentos devidos às propriedade supracitadas, há alguns produtos que foram desenvolvidos e possuem diferentes funções, modelos e tamanhos, um deles é a estante de aço inox, que serve tanto para as grandes indústrias como para os pequenos empreendimentos.
Por meio delas, é possível categorizar e organizar estoques, seções e decorar estabelecimentos comerciais e até mesmo residências.
Devido à sua variedade de aplicação, elas são produzidas em diferentes formatos, tamanhos, modelos e divisórias. Sendo ainda um produto personalizado e sustentável, em razão da sua durabilidade e reciclagem total, o que torna a estante inox ainda mais utilizada por todos na sociedade.
Semelhante às estantes, temos a prateleira, que é mais aberta e mais comum em grandes estoques por causa da sua facilidade de organização, instalação e manuseio.
Essas que, no passado, eram produzidas por ferro, hoje, são feitas com inox, sendo mais resistentes, modernas e estéticas, permitindo uma ampliação da utilização da prateleira em inox.
Dentro da
indústria alimentícia, a sua aplicação já é regulamentada por normas e órgãos da vigilância, pois possui um alto apelo higiênico, ou seja, a limpeza é fácil, bem como a identificação de sujeiras e demais características que contribuem para que o produto seja contaminado.
Outra indústria que se beneficia muito da prateleira de inox é a indústria farmacêutica, isso, por causa da necessidade de limpeza e organização do ambiente.
Por fim, temos as chapas, que também podem ser confeccionadas tanto com aço inox como galvanizados, e são altamente utilizadas pelas indústria para a produção de pisos, grades, portas e portões, cercas e grades.
As principais indústrias que fazem uso das chapas são petroquímica, siderúrgica e construção civil.
Devido à sua alta aplicabilidade, foram desenvolvidos diversos modelos, dentre eles, a chapa expandida, que tem como principal vantagem um tamanho maior que permite economia na compra e consumo, que reflete diretamente também na sustentabilidade econômica e ambiental do projeto.
Dessa forma, diante das suas aplicações e características, o aço inox e o galvanizado vêm sendo cada vez mais utilizados e aproveitados pelas indústrias e empreendimentos de forma geral.