A automação industrial consiste em diversas técnicas de tecnologia avançada para tornar os processos industriais mais simples, práticos, rápidos, produtivos e, como o próprio nome sugere, automáticos, ou seja, sem a necessidade do uso de trabalho braçal.
Certamente está em diversos tipos de indústria, como por exemplo, a indústria química, em que a automação se faz presente nas estações de tratamento de água e esgoto, e em medições de pH.
Por que investir em automação industrial?
Hoje em dia, é necessário que a automação esteja presente na indústria, já que há cada vez mais uma necessidade de mais produção e de maneira mais ágil, e os equipamentos automáticos, dispensando esforço físico, são o melhor jeito para atender a todas as necessidades que uma indústria possui atualmente.
O profissional que atua nessa área é o técnico em automação industrial, responsável pela implementação de projetos, instalação de sistemas de automação, coordenação de equipes de manutenção, entre outras atribuições que dizem respeito à automação industrial.
Quem se interessar em atuar profissionalmente na área da automação industrial, deve procurar por um curso técnico em instituição devidamente regulamentada pelo órgão de educação competente e cumprir uma carga horária de, em média, 1200 horas de curso, com matérias que dizem respeito à área de atuação, para obter o certificado necessário para exercer a profissão.
Uma das técnicas de tecnologia avançada, que são aplicadas pelo profissional de automação industrial, consiste na utilização de softwares, que é um conjunto de informações lógicas de um computador.
Esses softwares, na área da automação, são conhecidos, simplesmente, como programa de automação industrial.
A utilização desse tipo de programa é muito benéfica dentro deste segmento, inclusive tais softwares são vistos como uma grande revolução para as indústrias.
Os benefícios da utilização de softwares de automação industrial são:
- Redução de desperdícios;
- A quantidade de erros diminui consideravelmente;
- É possível ter total controle em tempo real;
- Relatórios são gerados a partir de tais programas;
- Possibilidade de rastreamento;
- Segurança, eficiência e rapidez durante a comunicação.
Conclui-se, portanto, que os programas de automação industrial são essenciais para que os processos possam continuar sendo sempre aperfeiçoados, resultando em uma evolução que acontece de forma progressiva dentro das indústrias.
Invista na estrutura do local
Os ventiladores industriais também fazem parte da automação industrial. São equipamentos muito úteis dentro da indústria, que têm o objetivo de promover a circulação do ar em espaços fechados, além de realizar a refrigeração do ambiente, trabalhando com alta performance para atender às, também altas, demandas da indústria.
Esses ventiladores se assemelham aos ventiladores comuns, que são comumente utilizados em casa.
Assemelham-se, inclusive, na variedade de modelos, como é o caso do ventilador torre, um modelo já conhecido e utilizado por muitas pessoas.
Eles apresentam a mesma função tanto nas residências quanto nas indústrias, a diferença é que os modelos industriais têm um funcionamento à altura da sua utilização, o que consequentemente leva a um desempenho mais avançado.
É muito comum que algumas coisas que sejam familiares ao cotidiano tenham suas próprias versões na indústria. Outro bom exemplo disso é a veneziana industrial em policarbonato.
A veneziana é uma espécie de janela com frestas, e seu objetivo é trazer mais iluminação natural ao ambiente, o que possui muitos benefícios como o fato de economizar energia elétrica.
Além disso, as frestas de uma veneziana possibilitam uma ventilação natural ao ambiente.
Não há a necessidade de fazer a utilização de força mecânica para a ventilação e a iluminação ao utilizar as venezianas industriais em policarbonato, que levam todos os benefícios da iluminação e ventilação natural ao ambiente industrial – um desses benefícios é a grande economia de energia elétrica.
As venezianas já marcam presença em muitas residências, mas quando utilizadas no âmbito industrial, elas têm suas próprias versões, geralmente com policarbonato em sua composição.
O policarbonato também compõe a cobertura de policarbonato, amplamente utilizada nas indústrias para proteção do excesso de radiação solar, e levam ao ambiente, além de iluminação e ventilação naturais, o crescimento da produtividade propiciado por eles.
Para soluções em automação industrial, é preciso buscar empresas especializadas na área, que podem oferecer o melhor desse segmento aos clientes.
Somente empresas que possuem profissionais capacitados têm as melhores orientações a oferecer, uma vez que esses profissionais dominam todo o conhecimento relativo à área.