O Marketing é uma importante ferramenta para todo e qualquer tipo de negócio, já que é por meio da divulgação que tudo se consolida no mercado.
Isso é bastante óbvio para lojas, produtos e serviços, mas ainda não é tão comumente visto nas indústrias, pois muitos acreditam que não há relação entre as duas áreas.
Mas, o artigo de hoje foi desenvolvido exatamente para demonstrar que essa ideia está um tanto equivocada, além de evidenciar de que forma o marketing pode auxiliar neste setor.
Por isso, se você deseja saber mais sobre o assunto, basta continuar sua leitura e se atentar a todas as informações transmitidas!
A relação entre o marketing e a indústria
Quando falamos em marketing é natural que muitas pessoas pensem diretamente em algo final, ou seja, na divulgação de um produto, e não de uma produção.
Caso ainda não tenha ficado claro, basicamente sempre pensamos em marketing para divulgar uma marca de roupa, e não para anunciar a fábrica que produziu as peças.
Isso porque, ainda somos acostumados a acreditar que o marketing funciona apenas como algo visual, que atraia o grande público para determinado produto final.
De fato o marketing funciona assim na maior parte dos casos, mas seria um engano dizer que este se resume apenas à esta finalidade.
Até porque, o marketing e a indústria são altamente próximos, afinal de contas, do que adianta divulgar algo que não será produzido?
Ou então, do que vale produzir uma infinidade de peças, se nenhuma delas será divulgada e amplamente conhecida pelo público.
Por mais que essa relação não seja direta e aparente, ainda assim ela existe, sendo que uma área depende da outra para funcionar e obter os resultados esperados.
Por isso, se você tem uma indústria e nunca pensou na possibilidade de investir no marketing para ela, saiba que esta pode ser a razão para os seus números ainda não terem explodido.
Esqueça aquela ideia de que “produção não se divulga”, pois sua indústria não deve servir apenas como matéria-prima e mão de obra para a divulgação da marca alheia.
Seja sua própria marca, divulgue seus serviços, e assim, as chances de surgirem cada vez mais clientes serão muito maiores, pode apostar!
De que maneira o marketing tem auxiliado a indústria?
Como foi possível conferir no tópico anterior, existe uma relação muito íntima entre a indústria e o marketing, de forma que um pode contribuir diretamente com o crescimento do outro.
Mas, ainda assim, são poucos os empreendimentos industriais que investem na divulgação, já que ainda não compreendem sua tamanha importância.
Antes de qualquer coisa devemos lembrar que a ideia de que a produção não precisa ser divulgada equivale a dizer que uma loja de materiais de construção não precisa de propaganda, de forma que esta é útil apenas para as incorporadoras.
Em ambos os casos podemos perceber que uma coisa não tem nada a ver com a outra, e que todos os tipos de negócio podem investir em sua divulgação, pois só assim é possível obter os tão desejados números.
No entanto, sabemos que no começo pode ser um pouco confuso compreender isso, por essa razão, a seguir estamos trazendo três exemplos de como o marketing tem auxiliado na indústria.
Então, não deixe de fazer sua leitura, e quem sabe investir em cursos online sobre o tema, que podem ser fundamentais para um melhor entendimento!
1. Aproveitamento da produção
Você já parou para pensar na quantidade de produção que é desperdiçada nas indústrias em virtude da falta de saída?
É exatamente isso, pois embora não sejam divulgados, existem muitos dados que demonstram que muitas indústrias decretam falência pelo alto custo de produção, que não é revertido em venda.
Mas, você sabe por que essas vendas não são feitas? Simples!
Como algo pode ser vendido, se a fábrica em si não divulga para o público?
Do que adianta uma indústria de azulejos focar em produzir azulejos para uma única rede? E se essa rede acabar não tendo a demanda produzida?
O que faremos com a produção extra? Jogaremos fora? Desperdiçaremos mão de obra e matéria-prima?
A boa notícia é que tudo isso pode ser resolvido com o marketing, já que por meio dele surgem novos clientes constantemente, e as chances de oferta aumentam de forma significativa.
Por isso, se você deseja uma produção mais eficiente e lucrativa, saiba que o marketing tem tudo para te ajudar!
2. Valorização no mercado
É possível concordarmos que um investimento é sempre bem vindo, certo? Especialmente na área industrial, onde a demanda é bem alta.
Mas, para termos investimento existe um ponto fundamental: investidores!
E, como os investidores surgem? Divulgação!
Não há como uma marca ou alguém investir em um negócio, sem que esse seja bem divulgado e posicionado no mercado.
Além disso, empresas que focam no desenvolvimento de um espaço publicitário acabam ganhando maior atenção, e assim se valorizam no mercado.
Por isso, se você está em busca do sucesso de sua indústria, saiba que o marketing poderá ser um importante aliado, desde que se use as estratégias certas!
3. Conquista de clientes fiéis
Você se lembra de que falamos anteriormente sobre a importância dos clientes e da saída para a indústria?
A esta altura é natural que você tenha compreendido essa afirmação, faltando apenas falarmos sobre os meios para a conquista de público.
Muitas indústrias acabam não se atentando ao fato de que só é lembrado aquele que é visto, sendo este um ponto ainda mais evidente no mundo dos negócios.
Por isso, se você deseja atrair mais clientes e consequentemente fechar melhores acordos, o que acha de começar a apostar no marketing para te auxiliar nessa tarefa?
Afinal de contas, se alguém pretende abrir uma loja de cosméticos e sabe que sua indústria é famosa nesse setor, as chances de um negócio ser fechado são muito maiores.
Vale salientar que você pode aprender tudo sobre marketing por meio de cursos online com certificado, que além de trazerem o conhecimento, também te garantem toda a qualificação e comprovação necessárias!