A maioria das pessoas, no dia-a-dia, utiliza algum objeto feito de aço. Quase todos os objetos e veículos que circulam pelo mundo são feitos de peças de alumínio.
Para entender melhor sobre o processo de produção desse produto, tão utilizado e comercializado, é de extrema importância saber um pouco sobre o aço.
Primeiramente, é necessário entender que aço e alumínio são dois produtos distintos. O aço tem uma alta resistência, de matéria prima barata (ferro e carbono), fazendo assim que o produto final seja barateado.
Entretanto, tem por desvantagem sua maior ocorrência de oxidação da peça, além de ser muito pesado.
Já o alumínio, de matéria prima alumina, extraída da bauxita, por meio de processos de refinamento, tem um alto poder antioxidante, além de ser muito maleável e mais leve.
Porém, como sua matéria prima não é muito abundante no meio ambiente, sua produção fica mais custosa do que a do aço. Além de tudo, sua produção é mais lenta, pois é necessário produzir diversas reações químicas para, no final, o alumínio estar pronto para comércio.
Para saber se o objeto é feito de aço ou alumínio, basta aproximar um imã. Se a peça se aproximar ao imã ela é feita de aço, caso não a peça é de alumínio.
O aço inox, mais conhecido como inox, é muito resistente à oxidação, e muito utilizado para a produção de eletrodomésticos, como geladeira e micro-ondas, que necessitam de uma segurança e limpeza maior.
Utilização e vantagens do material
O aço inoxidável tem em sua fórmula e produção o crómio, que tem uma alta resistência à corrosão diferentemente do carbono.
O produto pode ser utilizado para diversos feitos, inclusive para construção civil, indústrias e para utensílios domésticos.
Dentre as vantagens do aço inoxidável, estão listadas, abaixo, 6 delas:
- Mais barato;
- Utilizável em várias coisas;
- Matéria prima abundante;
- Resistente;
- Encontrado facilmente;
- Resistente à altas temperaturas.
Para os utensílios domésticos que possuem diversos formatos diferentes, o processo de repuxação é feito para dar acabamentos arredondados à peça, por exemplo. O processo feito em peças de aço inox dá uma melhor maleabilidade ao produto final.
Essa técnica é semelhante às técnicas de produção de outros metais. O processo consiste em pegar uma chapa inox mais maleável, colocá-la diante da fôrma em que será produzido o objeto, e partir daí o processo de repuxação acontece, formando assim uma peça nova em folha.
A cuba inox, por exemplo, é produzida desta forma, pois é necessário ter um formato meio oval para que sua função esteja de acordo. Essas cubas podem ser instaladas em lavanderias e pias de cozinhas residenciais e industriais, pois têm o mesmo formato, apenas o tamanho que pode ser variado.
Por ter propriedades anticorrosivas e ser mais higiênico, por sua facilidade de limpeza, o aço inox é utilizado na produção de cubas e pias, ficando mais elegante e limpo para ser utilizado inúmeras vezes ao dia.
O tanque de inox, especialmente produzido para ser instalado em lavanderias, é muito mais barato e mais resistente do que um tanque feito de louça, que é muito mais pesado e mais fácil de trincar.
Os de inox estão sendo muito comercializados e utilizados em lavanderias industriais, pois podem ser moldados em grandes tamanhos e formatos, se adaptando ao gosto do cliente. Sua limpeza também é simples, não necessitando de grandes esforços.
A chapa de inox como se pode notar, tem inúmeras vantagens e é muito prática de ser produzida, não necessitando de matérias primas caras e raras na natureza, fazendo com que o produto para comércio seja barato e com várias vantagens.
O desenho, antes de a chapa passar no processo de molde, é feito, e pode-se enxergar perfeitamente como a peça irá sair.
As peças podem ser encontradas em lojas de materiais de construção
Agora, para construções e indústrias, o aço inoxidável é extremamente utilizado em canos e tubos.
O tubo inox, muito utilizado também na construção civil, pode ser encontrado em diversos tamanhos e larguras, dependendo da utilização do mesmo.
Os tubos podem ser utilizados em tubulações de cozinha, durando mais por sua propriedade anticorrosiva, estruturas de prédios e casas, esteiras e, até mesmo, em corrimão e andadores.
Eles podem ser produzidos de diversas espessuras, dependendo do seu uso. Se o tubo será utilizado para uma construção o ideal é ser longo e mais espesso, para dar sustentação à construção.
O aço inox possui uma variedade imensa de usos, sendo adaptado para qualquer atividade ou área em que se pretenda utilizá-lo.