Você já parou para pensar sobre a importância de alguns materiais para os variados setores industriais e da construção civil? Um exemplo extremamente recorrente é o ferro, que possui várias propriedades extremamente úteis no segmento e pode também servir de componente em diversos procedimentos.
A partir dele, por exemplo, é possível obter o aço, que possui um índice de aplicabilidade ainda maior por suas características especiais que oferecem não só resistência, mas também um acabamento estético de primeira linha.
Vamos conhecer um pouco mais sobre esse material tão precioso no mundo contemporâneo? No artigo a seguir, conheça em mais detalhes a composição do aço, sua aplicação em diversos setores e como ele pode fazer toda a diferença em uma obra de sucesso.
O aço
Existem alguns processos pelos quais o aço passa até receber esse nome e obter demais classificações dentro das famílias do material. Aço carbono, por exemplo, é um tipo de liga que oferece ao aço maior performance em resistência mecânica.
A partir do ferro, onde são adicionados ou suprimidos elementos de liga, determina-se de forma mais específica a composição do aço, que vão dos mais rígidos até aqueles com os quais é possível realizar processos específicos de estamparia.
Classificação
Com relação ao ferro, o carbono é considerado o elemento endurecedor mais importante, de modo que outros elementos também podem fazer parte da composição total, tais como manganês, silício e fósforo.
Dessa forma, o aço pode ser categorizado em três tipos de acordo com a quantidade de carbono que possui. Quando há até 0,30% do elemento na composição, tem-se o baixo carbono, enquanto o médio carbono se refere àquele que apresenta números entre 0,30% e 0,60%. Acima desse último valor, a classificação dada é de alto carbono.
Como a Fundição de aço é importante para atender diferentes demandas que surgem no setor industrial e na construção civil, é importante conhecer a densidade do material obtido para que se possa determinar seus níveis de tenacidade (ductibilidade) e resistência (não forjável).
Entre as características do baixo carbono estão a alta tenacidade em compensação com a baixa resistência. Não se encontra muito o tratamento desse tipo de material por métodos térmicos. Além disso, apresenta menor custo de produção e pode ser aplicado em:
- Chapas automobilísticas
- Perfis estruturais
- Placas para produção de tubos
- Construção civil
- Pontes
O médio carbono, por sua vez, é mais resistente e menos tenaz. Podem ser tratados termicamente a partir de têmpera e revenimento, mas o processo precisa se atentar para diversos fatores essenciais. Com aplicação em equipamentos, engrenagens, ferrovias, etc, é exigido que apresente alta resistência.
E se o objetivo for possuir um material capaz de apresentar máxima resistência, o aço de alto carbono é uma alternativa poderosa, pois é o tipo mais duro e resistente e sua ductibilidade é mínima. Temperados ou revenidos, peças feitas desse material podem ser empregadas em talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.
Uso na construção civil
É claro que muitos segmentos se beneficiam diretamente dos procedimentos possibilitados pela existência e composição de materiais como o ferro e o aço. Afinal, mesmo que as pessoas não percebam, elas estão continuamente lidando com esses materiais no seu cotidiano.
Em uma residência ou edificação segura e bem projetada, o uso de aço em calhas e rufos proporciona alto desempenho e ajuda no sistema de distribuição e escoamento adequados. E não para por aí! Existem diversos itens que utilizam as propriedades extremamente vantajosas do aço para a sua composição, seja em artigos domésticos, itens de construção, aparelhos, etc.
As opções se estendem também para os variados tipos de dispositivo e maquinários que auxiliam nos processos cotidianos da construção civil. Dessa forma, utilizar Cantoneira de aço carbono garante a performance máxima do equipamento e, principalmente, assegura que ele possa suportar grandes cargas e processos mais potentes devido à resistência que o aço confere.
Sofisticação
Com o avanço das técnicas de produção desse material, a utilidade também só aumentou. Dessa forma, é possível encontrá-lo em variados contextos e processos, como no acabamento. Já que o material de aço possui uma performance estética de alto nível, é muito recomendado Estamparia em aço carbono para conferir ainda mais sofisticação e modernidade ao projeto.
Seja qual for o uso que se dá para o aço, é sempre muito importante poder atestar a boa procedência dos materiais utilizados e adquiridos, garantindo alto desempenho e a satisfação em todos os aspectos, da resistência ao acabamento.