Assim como o segmento agrícola possui um amplo mercado, a indústria também tem seu lugar no mundo. Um dos maiores segmentos possíveis, ele proporciona muita variedade e também possibilidades.
Recheado de ramificações e serviços, esse setor segue sendo um dos maiores e mais abrangentes possíveis, ele desenvolve muitos tipos de materiais, desde matérias-primas até produtos prontos para serem vendidos.
Hoje iremos falar sobre uma segmentação muito conhecida e entender um pouco mais sobre tudo o que ela proporciona: a fabricação de borracha, tanto com compostos naturais como com compostos sintéticos.
Enfim, para que você saiba mais sobre alguns componentes principais que compõem todo esse ambiente e também os estabelecimentos que produzem borrachas para todas as finalidades, acompanhe o texto e confira.
Composto feito de borracha
Primeiramente, falaremos do composto de borracha que é um dos elementos mais usados nas fábricas e segmentos que produzem esse material. Ele é muito versátil, pode ser modelado e ter todos os tipos de aplicação.
Algumas de suas características são:
- Flexibilidade;
- Durabilidade
- Resistência a choques mecânicos;
- Aguenta variações de temperatura;
- Anticorrosivo;
- Antioxidante.
Além disso, são utilizados amplamente até como elementos para vedação e encaixe de outras peças. Isso porque, seu composto é feito por vulcanização, que faz com que ele seja rígido e feito sob medida.
Ou seja, ele é um dos mais conhecidos tipos de materiais feitos em borracha que possibilita variados modelos, aplicações e produções a partir de seu corpo. É também uma matéria-prima e pode ser amplamente utilizado.
Acoplamento
Há também o acoplamento de borracha, conhecido como acoplamento elástico, que é um elemento que compõe um conjunto de ferramentas para a correção de desalinhamentos de máquinas, radiais, angulares e axiais.
Muito utilizado no meio industrial, ele ajuda a incorporar uma peça de borracha que é comprimida, possibilitando a elevação a elasticidade e também os processos de força. Isso também é possível por causa do suporte e abafamento de choques mecânicos.
Esse componente é feito de borracha, porém é confeccionado em ligas metálicas para que seja possível outro tipo de desempenho que garanta também proteção e variação de modelos e resistência.
Por fim, essa função é basicamente ligar eixos rotativos de linha, sempre com segurança, um design único, autocentrante e com uma banda feita em borracha – também reforçada nos anéis de fixação.
Arruela
A arruela de borracha é muito procurada quando é necessário fixar uma vedação. Essa arruela é sempre a mais procurada pois possuir medidas, milimetricamente, exatas e uma enorme qualidade.
Feitas da melhor matéria-prima orgânica, o látex puro através de vulcanização, ela se torna resistente a solventes, a todos os tipos de temperaturas, sejam elas altas ou baixas, e ainda adquire propriedades mecânicas.
Ou seja, quando um parafuso e suas porcas não funcionarem e os líquidos e fluídos entre eles continuarem passando, a arruela entra em ação para resolver em 100% o problema em questão.
Silicone de borracha
Conhecida como borracha de silicone, ela é um componente multiuso e serve para muitas finalidades em todos os setores industriais, como o de distribuição de energia, o eletrônico, o civil e muitos outros.
Sabemos que o silicone em si possui um desempenho muito alto e oferece muitos modelos, porém estamos falando propriamente do industrial – ele é versátil e muito capaz de vedar.
Além disso, pode ainda isolar cabos de média e alta voltagem, pois não possui nenhum problema relacionado a energia elétrica e algumas limitações que poderiam ocorrer. Ou seja, é um aliado em muitos momentos.
Anel O’ring
O anel de vedação é um componente simples, porém muito poderoso, pois é utilizado também para vedação, principalmente onde há passagem de água. Ele evita vazamento e também torna menor o desperdício.
Fabricado a partir de elastômeros, ele possui um formato circular e tem polímero em sua composição, além da borracha em sim. Essa mistura faz com que grandes deformações sejam suportadas antes de qualquer ruptura.
Lençol
Para finalizar o texto, iremos falar sobre o lençol de borracha, que é um composto de lâminas padronizadas – com ou sem telas de reforço.
Eles possuem variados tamanhos e são utilizados em grande escala por empresas de energia elétrica para controlar a alta tensão do local.
O lençol possui padronizações técnicas internacionais, tem uma ampla rede de distribuição, pode servir para variados segmentos do mercado industrial e ainda possui resistência e durabilidade.
Enfim, isso é basicamente a rotina de produção de uma indústria de borracha e todos os seus principais componentes.