Dentro de qualquer indústria ou fábrica, seja ela de pequeno porte ou de médio-grande porte, há diversos componentes essenciais para seu funcionamento.
Os mais valorizados, no geral, são as grandes máquinas, as tubulações, os veículos de transporte, tal como o carrinho de carga, e enfim, sua estrutura geral.
Entretanto, um pequeno objeto, mas essencial para a dinâmica dos negócios, é necessário para que tal indústria consiga ser mantida em pé: as rodas.
A utilização das rodas nos maquinários
Tais rodas, usadas desde a distribuição interna da produção até o seu escoamento nos veículos e dentro das próprias máquinas, desempenham papel primordial para que os negócios sejam lucrativos.
Sendo assim, dentre todas as variações, uma muito utilizada, principalmente no interior das fábricas, e, mais especificamente, dentro do próprio maquinário, é a roda dentada.
Também podendo ser enquadrada no universo das engrenagens, essa roda, com dimensões cilíndricas ou redondas, liga-se à corrente, fazendo assim, com que o sistema na qual ela está instalada produza movimentos contínuos, permitindo a fluência da produção.
Todavia, pelo fato de serem as máquinas – e outros objetos – que utilizam essas rodas muito variáveis, com encaixes e correntes diferentes, é muito importante escolher a engrenagem correta para cada caso.
Por esse motivo, separamos uma lista das mais conhecidas no mercado:
- Roda dentada sem tubo – tipo A;
- Roda dentada fixa – tipo B2, cubo unilateral;
- Roda dentada fixa – tipo B3, cubo bilateral;
- Roda dentada soldada – tipo B4, cubo unilateral;
- Roda dentada soldada – tipo B5, cubo bilateral;
- Roda dentada tipo D – dimensionalidade unilateral: é ajustada para trabalhar junto com uma corrente e seus parafusos.
Além disso, há também a correia dentada, a qual é muito usada nos veículos produzidos nos últimos anos e que difere da corrente por ser feita de plástico. Sua função reside em coordenar, de acordo com a posição da manivela, a abertura das válvulas.
Já em um caso mais específico no que se trata dos veículos, as rodas são diferentes das engrenagens acima citadas, e têm uma importância, igualmente, grande, voltada agora à movimentação da produção de um local da fábrica para o outro.
As rodas nos veículos
Esses veículos, ou simples carrinhos, são, no geral, responsáveis por levar a matéria-prima até o início da produção, e assim ir, quando necessário, distribuindo os produtos inacabados às próximas etapas, até o momento em que escoam a produção já pronta para os caminhões de distribuição geral.
Ademais, vale lembrar: os carrinhos de mão também são usados em obras e construções, pelo seu fácil manuseio.
Além disso, servem para, no caso de veículos motorizados e mais elaborados, que são recorrentes em mercados e indústrias que alocam materiais em gôndolas altas, e também retiram produtos de altitudes inalcançáveis aos trabalhadores.
A diante a roda de carrinho de mão tem diversos modelos, alguns custando em torno de R$40,00, outros, mais simples, chegando a R$15,00.
Vale lembrar: cada roda tem sua especificidade, seu tipo de borracha e aro, sendo um mercado amplo e diversificado, no qual o cliente deverá escolher a roda adequada ao seu carrinho.
Além disso, essas rodas – feitas, no geral, de borracha – podem ser usadas por veículos mais elaborados, tal como as empilhadeiras, sejam elas motorizadas ou não.
Já no caso da paleteira eletrica, muito parecida com a empilhadeira acima citada, usa-se outro tipo de roda.
Esse veículo, responsável por carregar caixas e aglomerados de produtos muito pesados dentro dos estoques das firmas, tem um custo-benefício muito bom pelo fato de ser mais barato que uma empilhadeira e ocupar menos espaço, podendo carregar até 2 toneladas.
Por isso, dentre todas as opções de revestimentos disponíveis para as rodinhas utilizadas, como metais e plásticos, o revestimento de rodas em poliuretano é o mais recomendado, pois possuem uma resistência muito maior, fazem menos ruídos estridentes, vibram menos – o que ajuda na segurança do transporte de produtos –, são mais duradouros e, por fim, não deslizam nos trilhos.
Além disso, o preço da roda revestida não sai muito caro: em torno de R$100,00, podendo descer a R$90,00 e subir para R$200,00, dependendo da qualidade e, claro, do peso suportado.
Ou seja, prezando por uma maior segurança, esse produto é sempre uma boa opção.
Vale lembrar também, que a maioria das rodas utilizadas nesses veículos são rodinhas de silicone, não sendo muito comum o uso da borracha para casos como o da paleteira.
Assim sendo, deve-se sempre olhar os preços, o custo-benefício e, ao comprar as rodas para os veículos de uma empresa ou semelhante, fazer um orçamento com um fornecedor confiável.