A indústria de caldeiraria é um dos setores mais importantes da área metalúrgica, isso se deve ao fato de a caldeiraria industrial ser a responsável por criar e moldar peças, recipientes e equipamentos como barras e chapas para vários fins.
De modo geral, essas peças e equipamentos são preparados de vários materiais, como o aço carbono, aço, ferro e alumínio.
Uma caldeiraria costuma fabricar válvulas, tubos, plataformas, painéis e muitos outros dispositivos que podem ser utilizados para indústrias e construções civis em obras de grande porte.
Normalmente, esse setor utiliza de técnicas de serralheria de dobras e soldagens com intuição de transformar os equipamentos em produtos de utilidade.
Por esse motivo, vamos abordar durante este artigo os principais métodos adotados por essa indústria além de trazer mais informações sobre os materiais produzidos nesses ambientes.
Conhecendo a usinagem
Você conhece a usinagem? Se não, saiba que muito provavelmente algum objeto que faz parte do seu cotidiano passou por esse processo.
A usinagem é muito similar a outros meios de produção de peças metálicas, como a fundição ou até mesmo a moldagem, a grande diferença é que esse processo é feito de forma muito mais detalhada.
Para se ter uma ideia, enquanto a fundição e a moldagem são indicados para produção em larga escala já que podem produzir muitas peças sem muito detalhes de forma rápida, as empresas de usinagem tem um foco maior em fabricar menores quantidades de peças mais detalhadas e que demandam atenção e precisão em determinados aspectos.
A usinagem pode produzir todo tipo de peça detalhada, desde pequenas até maquinários industriais, como:
- Parafusos;
- Ferramentas manuais;
- Componentes automotivos;
- Peças de encaixe único.
Esse processo também é o mais indicado para a criação de peças muito finas, pois o maquinário é preparado para esse tipo de procedimento.
Por conta disso, a usinagem é muito importante para a indústria de caldeiraria. Isso é possível devido a quatro processos distintos da usinagem que as empresas podem adota.
Dentre os processos, a perfuração e a moagem são os mais utilizados, confira nos tópicos abaixo mais informações sobre esses processos:
- Perfuração: Como o nome sugere, é um procedimento voltado para a realização de furos em metal, sendo fundamental para a criação da ponta de parafusos, para encaixes de dobradiças e todos os tipos de entradas;
- Moagem: Considerado o passo mais simples da usinagem, a moagem tem um papel de extrema importância.
Em um contexto geral o procedimento consiste na utilização de peças de metal para fazer um “molde” em outras peças, fazendo um lixamento do metal com outro metal e dando um aspecto acetinado a peça, que pode auxiliar tanto no quesito estético quanto na usabilidade do equipamento.
Vale destacar neste ponto que os processos de usinagem podem ser usados separadamente, como também existem itens que passam por todas as etapas e procedimentos necessários, de forma a terem um funcionamento e adequação perfeitos a determinadas demandas.
Serralheria: Outro método muito importante
Após entendermos sobre a usinagem que, como vimos, é uma área muito importante para o ramo de caldeiraria, vamos entender sobre a serralheria industrial, como a área funciona e algumas curiosidades sobre o seu funcionamento.
Primeiramente, é preciso entender que a serralheria é a área da metalurgia que cuida da criação de peças em metal.
Assim, quando essa área se volta para a indústria, ela passa a ter foco em peças de maior porte, de maquinários pesados, escadas e todo tipo de produto que responda corretamente as necessidades industriais.
Um dos pontos que mais se destacam nesse tipo de produção é que ela torna possível controlar o tipo de material utilizado junto com os revestimentos, criando produtos anti-oxidação, com condução (ou não) de energia e até influenciar no peso dos equipamentos sem alterar o seu tamanho.
Tanto o ramo de serralheria quanto o de usinagem trabalham em conjunto com as empresa de montagem industrial em sp pois são serviços que se completam de forma a fornecer componentes adaptados e que atendam a demanda de cada local.
De modo geral, uma empresa de montagem estuda a necessidade de um determinado ramo e tanto a usinagem quanto a serralheria são responsáveis por criar objetos que irão aumentar e otimizar a produtividade da empresa. Isso sem deixar de lado quesitos como a segurança do ambiente e dos colaboradores.
SPDA: Por que investir em segurança?
Atualmente não é nem questionada a importância de um projeto de SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas), pois eles garantem tanto a segurança da estrutura quanto a financeira, evitando que aparelhos eletroeletrônicos queimem.
Mais ainda, elas garantem segurança para os colaboradores, já que incêndios por descargas elétricas são comuns em certas regiões.
Na indústria de caldeiraria, que os equipamentos são de alto valor e o local é utilizado para manipular produtos inflamáveis, o SPDA é mais que essencial.
Mas, antes da implementação desse projeto é preciso se atentar aos tipos de para raios que podem ser utilizados no seu ambiente de trabalho.
O mais comum é que seja aplicado o para-raio de Franklin, que garante alta eficácia por sua haste metálica que faz a captação da descarga que é levada até o solo por meio de um cabeamento específico, realizando o aterramento dessa energia.
No entanto, como cada ambiente apresenta uma necessidade específica, o ideal é consultar um especialista em projeto de spda para averiguar qual o modelo de para raio mais adequado para a sua estrutura e realizar a instalação adequada e de forma segura.