Território de dimensões continentais, dependência do transporte rodoviário e estradas em péssimo estado de conservação. Esses são apenas alguns dos desafios que os profissionais da área da logística enfrentam no Brasil.
O resultado disso é que o transporte de mercadorias pelo território nacional não apenas é muito mais complexo, como, também, custoso. Isso, por sua vez, eleva o preço das mercadorias que passam pelo processo.
A boa notícia é que existem maneiras de tornar os processos de transporte mais eficiente, de modo a amenizar os efeitos dos problemas logísticos que, no momento, não podem ser solucionados.
Uma delas é investir em equipamentos que acelerem a preparação das mercadorias para o transporte, minimizando a perda de tempo.
Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns itens que são de grande ajuda para a movimentação de mercadorias na indústria.
-
Paletizadora automática
Profissionais da área de logística normalmente recomendam que indústrias e empresas de outros ramos façam o transporte de suas mercadorias em pallets.
Trata-se de bandejas que se encaixam perfeitamente nos garfos de empilhadeiras, o que, por sua vez, ajuda a tornar o transporte mais eficiente. Eles estão disponíveis em diversos modelos, tais como:
-
Madeira;
-
Plástico;
-
Metal;
-
Pallet de contenção.
Além disso, existe um equipamento que acelera o preparo das mercadorias sobre os pallets: a paletizadora automatica.
Trata-se de uma máquina que realiza atividades como o envolvimento dos produtos em plástico filme, evitando que eles se danifiquem durante o transporte. Como ela contribui muito com a eficiência do processo, é um investimento interessante para a sua indústria.
-
Esteiras transportadoras
Ao contrário do que muitos pensam, o transporte de mercadorias não deve ser eficiente apenas no que se refere à sua movimentação de um local ao outro: a eficiência nos processos no interior da indústria também é fundamental. Assim, é interessante contar com equipamentos que ajudem nisso.
Nesse caso, recomenda-se o uso da esteira industrial. Como o seu próprio nome diz, trata-se de uma esteira, normalmente, feita de plástico, que tem como função transportar objetos no interior de uma indústria sem depender de força humana, de modo que os funcionários possam se concentrar em atividades realmente produtivas.
Vale ressaltar que, por mais simples que esse equipamento pareça, ele está disponível em diversos modelos, cabendo ao gestor industrial decidir qual é o melhor para a empresa em questão. Por exemplo: devido ao seu baixo custo, as esteiras modulares são as mais indicadas para quem tem um orçamento restrito.
-
Acoplamentos industriais
Por mais importantes que os equipamentos de transporte sejam, é preciso ter em mente que eles dependem de peças específicas para que funcionem corretamente.
Deste modo, é sempre interessante ter o contato de empresas prestadoras de serviços de manutenção industrial à mão: assim, quando um componente apresentar problemas, será possível solucioná-lo o quanto antes.
Entre os itens mais críticos para o funcionamento das máquinas de transporte, está uma peça que, apesar de pequena, é a responsável por transmitir a energia mecânica em seu interior, de modo que todos os seus sistemas funcionem adequadamente.
Trata-se dos acoplamentos industriais, que, devido à sua importância devem ser sempre de qualidade. Do contrário, o equipamento onde eles estiverem instalados apresentarão uma série de problemas.
-
Mancais
Por último, também é preciso considerar que, apesar de ser preciso que alguns componentes no interior das máquinas se movam, é imprescindível que, ao mesmo tempo, eles se mantenham no espaço que foi especificado para eles na elaboração do projeto.
Do contrário, as chances de que o equipamento apresente sérios defeitos de funcionamento são grandes.
A boa notícia é que, normalmente, os fabricantes incluem uma peça que tem especificamente a função de manter partes móveis em seu devido lugar: os mancais de rolamento e deslizamento.
Seu desenho faz com que eles sejam semelhantes a anéis, sendo que o seu diâmetro é calculado especificamente para que o componente ao qual estão acoplados, de modo a não inviabilizar sua movimentação, mas, ao mesmo tempo, evitar que ela seja excessiva.
Vale ressaltar que, se for necessário substituir os mancais de algum equipamento de transporte da sua empresa, é preciso escolher o modelo que será usado com cuidado. Isso pois, caso o tipo escolhido não seja apropriado, ele não apenas não solucionará o problema, como, também, pode agravá-lo.