Grandes demandas de produção, maquinários com custo mais acessível e o avanço da tecnologia tornam a automação industrial cada vez mais comum.
Um sistema industrial automatizado substitui a contratação de funcionários pela aplicação de diversas tecnologias, como softwares e maquinários.
Desta forma, trabalhos repetitivos, monótonos e perigosos já não precisam ser realizados por pessoas, aumentando a segurança no ambiente industrial.
Diversos maquinários são utilizados e, embora muitos possam parecer estranhos em um primeiro momento, como um testador de microfuros, a utilidade e a eficiência são sempre os resultados esperados.
Como principais benefícios da automação industrial é possível citar:
- Aumento da eficiência nas linhas de produção;
- Maior segurança aos colaboradores de indústrias;
- Maior qualidade para os produtos;
- Mais possibilidades de análise e controle, com geração de dados.
Dentre os equipamentos de automação utilizados para alcançar essas vantagens estão os paineis elétricos, sensores ópticos e servo motores.
Painel elétrico
Essencial no comando e montagem industrial, o painel elétrico é um equipamento que reúne dispositivos eletrônicos em um compartimento modular. Ele geralmente é construído em chapa metálica, com perfis de dobras e sistema de fechamento.
O material deve ser capaz de resistir a esforços mecânicos, elétricos e térmicos, assim como efeitos da umidade, que podem ser extremamente prejudiciais para a instalação.
Por isso, muitas vezes o painel eletrico conta com camadas protetoras contra a corrosão, levando em consideração as condições de uso e manutenção.
No interior do painel, dispositivos, disjuntores e circuitos devem ser dispostos de maneira organizada, facilitando a operação e garantindo a segurança das operações.
Há basicamente quatro tipos de painéis de comando elétrico. São eles:
- Painéis elétricos de distribuição e sub-distribuição de energia;
- Painéis que formam CCMs (Centros de Controle de Motores);
- Painéis elétricos de comando e controle de equipamentos;
- Painéis acionamento e controle de motores elétricos.
Devido às diferentes funções, eles podem assumir diversas formas, levando em conta a aplicação, local de instalação, espaço disponível e necessidade de mobilidade.
Entretanto, os principais modelos são os painéis elétricos tipo armário, multicolunas, mesa de comando e autoportante.
Sensor óptico
O sensor óptico industrial é uma solução para detectar a presença de objetos em diversas superfícies, cores ou materiais.
Nesse sentido, vale a pena apostar na tecnologia retrorreflexiva com filtro polarizado, que torna o equipamento ainda mais eficiente.
O filtro tem capacidade para eliminar falsos sinais, geralmente enviados por objetos brilhantes, que atrapalham o uso do equipamento. Isso aumenta ainda mais a precisão do aparelho, diminuindo as chances de erros.
Os sensores, chamados fotocélulas, funcionam por meio da emissão e recepção de sinais de luz.
Além do modelo retrorreflexivo, há também os sensores difusos, que dependem da capacidade reflexiva dos materiais para a detecção e os sensores do tipo barreira. Os últimos funcionam com dois sensores, que se comunicam com um feixe de luz e detectam objetos quando ele é interrompido.
Com relação à aplicabilidade dos sensores, tratam-se de equipamentos para automação bastante versáteis e funcionais, aplicados em diversos segmentos da indústria.
Um exemplo é a detecção de objetos ao longo de esteiras, que pode ser útil para diversos nichos industriais.
Servo Motor
O servo motor é um equipamento utilizado para o controle de precisão nos projetos de automação industrial.
Usado para controle de torque, velocidade e posição nas instalações industriais mais antigas, a peça tem baixo custo e passou a ser empregada também na substituição de acionamentos de motores e atuadores.
A principal diferença entre os motores comuns e servo motores é que os últimos possuem encoder e controlador incorporados. O atuador rotativo ou linear garante a qualidade das produções industriais.
Com relação aos tipos, os servo motores podem ser classificados em CA (corrente alternada) e CC (corrente contínua), dependendo das características da alimentação.
Geralmente, os servo motores CC são utilizados em projetos menores, porque têm custo mais acessível e funcionamento simples, apesar da alta eficiência.
Já os servos CA são mais empregados na indústria, pois têm capacidade para suportar aplicações que precisam de maior potência e exatidão.
Servo motor comprar compensa o investimento, porque além de ter preço acessível, o equipamento demanda pouca manutenção.
A automação agrega benefícios competitivos aos processos operacionais, ao mesmo tempo em que ajuda a reduzir custos, aumentar a produção e, consequentemente, a eficiência.
Para o sucesso em projetos de automação industrial, uma dica é a contratação de empresas especializadas, oferecendo consultoria desde o planejamento até as instalações e manutenções dos sistemas.