O universo do aço é vasto, em especial pelo fato de existirem diversos tipos de aplicações para esse material. Quando falamos em indústrias, é importante saber como ele beneficia diretamente o cotidiano do setor.
Para isso, vale a pena se aprofundar no conhecimento sobre as diferenças entre as ligas de aço carbono que podem ser obtidas.
Além disso, quais os procedimentos que podem ser feitos com esse tipo de material para conferir ainda mais precisão e qualidade ao ciclos produtivos?
No artigo que você acompanha a seguir, fique por dentro do mundo do aço e entenda um pouco mais sobre alguns tópicos essenciais para as fábricas e indústrias.
Cortando o aço
O corte a laser é um procedimento que tem como objetivo realizar cortes precisos e seguros em uma grande variedade de itens, compostos por diferentes materiais e em formatos distintos. No caso do aço, esse método também é altamente aplicável e com ótimos resultados.
Isso porque, além de sua aplicabilidade elevada, esse é um processo de baixo custo de investimento, gerando uma relação custo-benefício excelente.
Isso sem falar que, ao cortar chapas de aço inox, por exemplo, é possível obter dimensionamentos e formatos específicos, gerando um retorno muito mais direcionado.
Existem diferentes tipos de aço inox e todos eles podem passar por esse procedimento. Alguns dos que são mais encontrados nos variados segmentos industriais são:
- 304;
- 316;
- 430;
- 420.
Materiais cujo tratamento exige maior resistência a impactos, intempéries diversas e agentes corrosivos podem contar com o Corte laser aço inox, que é extremamente benéfico para segmentos como:
- Indústria naval;
- Indústria ferroviária;
- Indústria alimentícia;
- Indústria automotiva;
- Ambientes hospitalares;
- Construções civis;
- Decoração.
Vantagens
Uma das principais vantagens dos cortes feitos a laser é que eles são práticos e podem, portanto, auxiliar em processos como a obtenção de protótipos, evitando que seja necessário desenvolver ferramentas diversas para esse tipo de demanda.
Vale lembrar que, como ele corta a chapa com precisão e qualidade, o método a laser deve ser conduzido estritamente por pessoas capacitadas e com os devidos conhecimentos técnicos, teóricos e práticos, para a realização de um procedimento seguro e verdadeiramente eficaz.
Entre as principais vantagens desse tipo de corte, podemos destacar:
- Velocidade;
- Baixa variação estrutural;
- Perpendicularismo preciso;
- Sem rebarbas ou oxidação.
Tipos de aço que se destacam
Alguns tipos de aço se destacam pelas suas propriedades ou mesmo pela sua aplicação em diferentes setores e segmentos. Dessa forma, é importante conhecer algumas das variações mais recorrentes no cotidiano industrial.
O Aço 1020 é costumeiramente empregado como aço para cementação, apresentando uma relação custo-benefício que se destaca se o compararmos com outros tipos voltados para a mesma finalidade.
Duas de suas principais características que estão diretamente relacionadas com a amplitude de seu uso são a plasticidade acima da média e o nível elevado de soldabilidade.
Após seu emprego no processo de cementação, esse aço é devidamente beneficiado, mas sua capacidade de endurecimento é baixa, provendo ainda mais vantagens.
No geral, podemos destacar o uso desse aço em:
- Engrenagens;
- Eixos;
- Virabrequins;
- Pinos guia;
- Colunas;
- Catracas.
Sua resistência mecânica e usinabilidade são baixas, sem falar que esse aço possui ótima forjabilidade, ideal em barras laminadas trefiladas, barras forjadas, barras laminadas polidas e barras retificadas, dentre outros exemplos.
Uso constante nas indústrias
Outro aço muito empregado nas demandas industriais é o Aço 1045, que conta com baixa temperabilidade, como também excelentes níveis de forjabilidade e soldabilidade.
Assim como o aço mencionado anteriormente, esse tipo também é bastante encontrado em processos de cementação, apresentando uma relação custo-benefício que o destaca. Em seu estado normalizado, a microestrutura composta é apresentada pela perlita fina e ferrita.
Devido ao seu significativo potencial de tenacidade, Esse tipo de aço é utilizado para a fabricação de:
- Parafusos;
- Trefilados duros;
- Discos de roda;
- Chassis;
- Peças de maquinário;
- Veículos.
O mais importante é sempre conhecer precisamente todas as características do aço empregado, podendo garantir os resultados desejados. Para isso, é importante contar com o trabalho qualificado de especialistas na área.
Além disso, vale destacar que os procedimentos de forja e solda exigem o uso de equipamentos de proteção corretos, evitando acidentes e lesões que podem ser fatais durante a fabricação de componentes diversos que são essenciais para variados segmentos dentro das fábricas e indústrias.